Agende sua avaliação

Veja 8 tipos de aparelhos ortodônticos que podem ser utilizados!

Tempo de leitura 15 min

Há diversos tipos de aparelho ortodôntico no mercado atualmente. Cada modelo tem uma finalidade, e as opções atendem todos os perfis de pacientes e bolsos. Graças a essa evolução, usar aparelho não é mais tão desagradável para quem não se sente à vontade de utilizar o modelo metálico.

Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que recorrem ao tratamento ortodôntico, inclusive as mais velhas. Como os modelos mais modernos proporcionam visual agradável, a aceitação do tratamento por pacientes maduros, que já passaram dos 30 ou 40 anos, é crescente.

Além disso, tanto para as crianças quanto para os adultos, o uso de aparelho ortodôntico deixou de ser um tabu para a sociedade, e hoje em dia é possível inserir cores e adornos para facilitar a adesão dos usuários.

Quer conhecer 8 dos modelos de aparelhos dentários disponíveis, suas características e cuidados? Continue a leitura deste post!

Quais os tipos de aparelho ortodôntico?

modelos fixos e removíveis, com ou sem bráquetes, metálicos e transparentes — cada um com uma finalidade específica. Confira!

1. Aparelho fixo metálico

Trata-se do tipo mais comum de aparelho, caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes. Além disso, esse modelo necessita do uso das borrachinhas — que podem ser transparentes ou coloridas —, que tanto incomodam alguns pacientes.

A grande vantagem desse aparelho é que ele proporciona resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. A manutenção tende a ser tranquila, mas dependerá da disciplina do paciente.

A desvantagem é que o paciente pode sofrer com feridas na boca e nas mucosas. Sua higienização também pede bastante cuidados, caso contrário, a pessoa pode desenvolver cárie e doenças nas gengivas.

Em relação ao custo, ele é relativamente mais baixo do que em outros modelos, como o estético e o autoligado. Apesar de não ser o mais popular entre os adultos, as crianças e os adolescentes acabam gostando desse aparelho, pois podem mudar a cor das borrachinhas a cada consulta.

2. Aparelho fixo estético

Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira. Contam com bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente em longas distâncias.

Ainda, são um dos mais conhecidos quando o assunto é aparelho ortodôntico, uma vez que, no aspecto estético, têm uma boa apresentação. Além disso, já existem modelos mais discretos, que fazem o uso de bráquetes metálicos quase imperceptíveis. Tudo isso ajuda muito na hora de manter o tratamento e fazer com que o paciente tenha uma adesão plena.

A seguir, conheça as diferenças entre cada um deles!

Modelo de policarbonato

O aparelho de policarbonato é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que os dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes. As peças têm a cor branca. Como o fixo metálico, também precisa das borrachinhas, mas, nesse caso, elas podem ser brancas, para tornar o aparelho mais discreto.

Outro ponto é que a canaleta metálica adaptada ao bráquete diminui o atrito com o fio ortodôntico, além de não impactar a estética final da arcada dentária, sendo uma vantagem para aqueles que necessitam desse modelo.

Modelo de porcelana

aparelho de porcelana apresenta uma cor branca e leitosa, seus bráquetes são menores do que os do modelo de policarbonato e mais resistentes. Ainda, necessita do uso das borrachinhas, e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato.

Uma das principais vantagens dessa opção é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo, quesito que agrada a muitos pacientes e que facilita a aceitação da imagem visual.

Modelo de safira

O aparelho de safira é o campeão entre os três no quesito discrição, mas, em contraponto, é o modelo com o custo mais elevado, uma vez que suas peças são confeccionadas com porcelana monocristalina e, por isso, parecem-se com vidro. Logo, elas se misturam facilmente à cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.

Apesar dos modelos estéticos serem mais caros do que o metálico, o custo-benefício vale a pena, pois, além de serem mais discretos, esses aparelhos ainda facilitam a higiene bucal do paciente durante o tratamento ortodôntico. Ainda, entre os três, o de safira é o mais caro, e o de policarbonato o de custo menos elevado.

3. Aparelho autoligado

O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas coloridas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto.

Outra vantagem desse aparelho é que seus bráquetes são pequenos se comparados aos do modelo convencional. Além disso, ele é mais efetivo do que os outros, o que torna o tratamento bem mais rápido. O melhor de tudo é que há a versão de aparelho autoligado estético, de porcelana e safira!

4. Aparelho lingual

O aparelho lingual, também conhecido como aparelho invisível, é idêntico ao modelo fixo tradicional, confeccionado em material metálico, com fios e bráquetes, além de necessitar do uso de borrachinhas. A única diferença é que ele é colado na parte interna dos dentes, o que possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho.

Além disso, esse modelo corrige diversos problemas, entretanto, como sua higienização é mais complexa, é mais indicado para pessoas que praticam esportes de alto impacto, como futebol e luta. Isso porque ele diminui os riscos de lesão no caso de o atleta receber uma pancada.

5. Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes, também conhecidos como “aparelhos invisíveis”, são um dos modelos mais modernos existentes atualmente, pois são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente.

Dessa forma, eles se encaixam com perfeição na boca e, por isso, seu uso é praticamente, imperceptível. Ainda, esse tipo de aparelho não exige que o paciente vá ao consultório com tanta frequência, uma vez que a troca dos alinhadores — que são responsáveis pela movimentação dos dentes — é feita em casa mesmo, de acordo com as orientações do dentista.

Além disso, os alinhadores transparentes são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e da higiene bucal. Por isso, são recomendados para aqueles que são mais disciplinados quanto ao uso.

O aparelho invisível é bastante confortável, o que faz com que o investimento valha a pena, mesmo que o modelo seja mais caro que os demais. É válido saber que ele é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário.

6. Expansor palatino

O expansor palatino é um tipo de aparelho pouco conhecido pela maioria das pessoas. Ele é utilizado para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato — céu da boca. Ainda, é mais indicado para crianças, mas pode ser usado também por adultos, com a ressalva de que talvez seja necessária uma intervenção cirúrgica.

A função do expansor paliativo é ampliar o arco dentário e ajudar também no tratamento de doenças como o bruxismo, corrigindo o ranger dos dentes muito em consequência das mordidas cruzadas. Então, ele ajuda a reposicionar os dentes entrecavados e, com isso, facilita a mastigação.

7. Aparelho móvel

Como se sabe, o tratamento ortodôntico é baseado nas fases ativa e de contenção. A primeira é responsável pelo alinhamento da arcada dentária conforme o problema detectado pelo dentista, enquanto a segunda é importante para manter o resultado desejado.

Então, ao finalizar a fase de alinhamento da arcada dentária, para que os dentes não retornem à posição anterior ao tratamento, são usados os chamados aparelhos ortodônticos de contenção.

Assim, eles são indicados para todos os pacientes que já finalizaram a primeira etapa do tratamento, e o tempo de uso será determinado pelo dentista mediante avaliação periódica.

Powered by Rock Convert

O modelo móvel, também conhecido como contenção ou contenção ortodôntica móvel, é uma estratégia muito utilizada quando o paciente está finalizando o tratamento ortodôntico. Depois de longos meses de tratamento com o aparelho fixo, chega a hora de utilizar esse acessório para garantir os resultados alcançados.

Ainda, quase todas as terapias com uso de aparelhos fixos utilizam o modelo móvel, com o intuito de manter os resultados e, assim, fazer a transição para ficar sem os modelos definitivamente.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao tempo de tratamento com o aparelho móvel. Entenda que não existe uma regra básica e que cada caso é um caso. Normalmente, os profissionais pedem para que esse modelo seja utilizado, inicialmente, por 24 horas. Com o avançar do processo e a aquisição de maior estabilidade no tratamento, o uso passa, gradualmente, a ser diminuído, fazendo com que o indivíduo fique com ele apenas no período noturno.

8. Aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal é menos discreto do que a grande maioria dos outros modelos. A questão estética é um dos principais inviabilizadores do uso desse modelo, entretanto, seu uso é muito importante e pode evitar a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou extrações de dentes.

A função do aparelho extrabucal é aplicar uma força mais elevada sobre os ossos da face/cabeça. Além disso, podem existir dois objetivos básicos com essa terapia: estimular ou restringir o crescimento.

Ainda, são muito utilizados em pacientes que estão em fase de crescimento. Daí a facilidade em se moldar o crescimento ósseo, principalmente nas fases iniciais da infância. Ou seja, dos 5 aos 10 anos de idade, ocorre muito o uso desse tipo de aparelho ortodôntico.

Um detalhe que merece importância é o fato de que a criança precisa utilizar o aparelho por um longo período de tempo durante o dia, inclusive no período escolar, o que pode ser desconfortável para ela diante de seus colegas.

Com isso, a conscientização e a conversa familiar são fundamentais para que o tratamento alcance o resultado esperado. Outra estratégia é adquirir os modelos coloridos para amenizar o visual na criança.

Como escolher o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

Na realidade, nem sempre é o paciente que decide qual aparelho vai usar durante o tratamento. Isso porque cada modelo é indicado para um caso específico e, por isso, a palavra final é sempre do dentista. Então, mesmo que você queira usar um modelo móvel, por ser mais confortável e discreto, só poderá fazê-lo de acordo com as recomendações do profissional.

Casos mais severos de desalinhamento dentário pedem o uso do aparelho fixo, pois por meio dele o dentista tem um controle maior das movimentações dos dentes do paciente. Com o passar do tempo e da evolução clínica obtida pelas imagens radiológicas, outros modelos podem ser recomendados.

Vale ressaltar, ainda, que todos os tipos de aparelho ortodôntico aqui citados oferecem excelentes resultados. Além disso, independentemente do modelo escolhido, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados, pois os aparelhos fixos contribuem para o acúmulo de resíduos alimentares na boca.

>> Conheça aqui e saiba quais são as vantagens do aparelho ortodôntico transparente!

Quais os cuidados após a colocação do aparelho ortodôntico?

Eis uma das dúvidas mais comuns entre a grande maioria das pessoas que pretende utilizar um aparelho ortodôntico, mas ainda ficam receosas sobre o que deve ser evitado. Afinal, muitos hábitos dentários devem ser aprimorados.

A alimentação é algo fundamental para o bom funcionamento de todo organismo e pela geração de um conteúdo calórico satisfatório. A higienização bucal e os cuidados com a ingestão de alimentos mais rígidos precisam ser redobrados. Afinal, saúde bucal e estética são fatores que toda pessoa pretende manter em sua vida.

Nessa análise, é preciso entender que alguns alimentos, por suas particularidades, devem ser evitados. Entretanto, o foco maior é compreender que o bem-estar e a saúde são os tópicos principais para o indivíduo.

A seguir, veja alguns pontos que merecem sua atenção.

Ingestão de alimentos duros e pegajosos

Claramente, essa é uma classe que deve ser evitada ou, ao menos, consumida com muito cuidado. Afinal, os alimentos duros necessitam de um tempo maior para a mastigação e podem gerar deformações na estrutura do aparelho ortodôntico.

Além disso, há o fato de que a pressão exercida pelos dentes pode gerar rupturas na fixação do aparelho. Por todos esses motivos, é compreensível entender que os alimentos duros não são opções muito interessantes para quem usa aparelho.

Caso você esteja se perguntando quais os tipos de alimentos que entram nessa classe, veja:

  • castanhas e amêndoas: exemplos muito práticos de alimentos duros e que devem ser evitados;
  • doces como o pé de moleque: que também é bastante rígido e pode gerar problemas.
  • torresmo e carne seca frita: são muito consistentes e requerem manobras dentárias para mastigá-los, por isso, não são recomendados.

Outra classe de alimentos que deve ter o consumo reduzido são os pegajosos, devido ao esforço que se faz ao desintegrá-los na boca, o que pode danificar em longo prazo os dentes ou forçar uma mastigação. São exemplos: balas e chiclete que “puxam”, caramelos, carnes que foram mal passadas ou que tenham muitas fibras etc.

Rotina de higiene bucal

Ter bons hábitos de boa higiene bucal é um fator primordial para uma saúde da qualidade e a manutenção de uma estética impecável. Entretanto, com o uso de aparelhos ortodônticos, há a necessidade de uma maior atenção à higiene bucal.

Um exemplo desse fato é que apenas a escovação com creme dental à base de flúor pode não ser suficiente. A higiene bucal precisa ser mais efetiva, com aumento do número de escovações ao longo do dia, por exemplo. O uso do fio dental é importantíssimo para realizar a retirada de partículas acumuladas entre a estrutura do aparelho e os dentes.

Quem nunca ouviu falar que um conhecido ou amigo, que usa aparelho, reclama muito sobre o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes? Daí a importância de ter um cuidado mais focado e atento à higiene bucal, a fim de evitar problemas futuros, como o tártaro e a própria cárie.

Além disso, a falta de escovação frequente nos indivíduos que usam aparelho pode provocar mal hálito, devido à ineficiência da remoção dos restos de alimentos na boca, que acabam sofrendo reações químicas e facilitam a contaminação microbiana.

Aplicação de resina nas aftas

Outro problema muito comum entre pessoas que fazem o uso de aparelho ortodôntico é quanto ao aparecimento de aftas. Trata-se de pequenas lesões que aparecem no interior da boca ou na base das gengivas. Ainda, não é um processo contagioso e também não acomete os lábios do paciente.

As aftas são muito comuns e podem ser bastante inconvenientes, gerando dor e coceira na região bucal. Uma opção muito interessante e prática é aplicar resina nas aftas. Você sabe o que é isso?

As resinas nada mais são do que substâncias aplicadas sobre as gengivas para induzir o processo de ressecamento e cicatrização. Outra dica muito válida é evitar o consumo de substâncias ácidas durante o período em que o paciente estiver com afta.

Armazenamento correto do aparelho

A higiene não se restringe somente à lavagem da cavidade bucal. O aparelho ortodôntico é exposto aos mais diversos tipos de germes e bactérias do ambiente. Logo, quando o modelo é móvel, se não é armazenado corretamente, todos esses microrganismos podem ser transportados para o interior da boca e gerar doenças.

Assim, o armazenamento adequado é de fundamental importância. Muitos dentistas fornecem uma caixa plástica apropriada para a colocação do aparelho. Lembre-se sempre de higienizá-la e deixar seca e sem resíduos.

Como vimos, o uso do aparelho ortodôntico é uma realidade para muitas pessoas, e atualmente há diversas opções de modelos e adaptações, nos mais variados custos também. Ao longo deste conteúdo, foi possível descobrir diversas características e detalhes sobre o uso de aparelhos ortodônticos, além de fatos desconhecidos por muitas pessoas. Reforça-se também que a eficácia dos aparelhos ortodônticos dependerá da disciplina do usuário quanto à limpeza frequente, do uso de fio dental e da remoção dos restos de comida após as refeições.

Ainda tem dúvidas em relação ao uso de aparelhos ortodônticos? Então, entre em contato com a OdontoCompany!

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

53 Comentários

  1. Muito bom, pena que faltou as fotos de cada um

    1. Olá, Francisco! Muito obrigado pelo feedback! Vamos levar em consideração as suas dicas para os próximos conteúdos!

      1. Nathalyamarila 09gmail.com

    2. Boa noite estou fazendo tratamento posso colocar aparelho fazendo tratamento?

  2. Adorei esse post! De verdade, parabéns ❤

    1. Fico feliz em saber disso, Lara! Muito obrigado!

  3. Excelente matéria. Mas para ter ficado impecável, o recomendável seria postar a foto de cada tipo de aparelho.

    1. Obrigado pelo feedback e pela dica, Raquel! Vamos procurar melhorar sempre o nosso trabalho!

  4. Gostei do texto, bem explicativo, mas achei que faltou fotos dos aparelhos ao fim de cada explicação.

    1. Olá, Jondionne. Tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo feedback! Vamos trabalhar para melhorar ainda mais o nosso Blog.

  5. Olá.
    Penso o mesmo dos restantes comentários. Excelente matéria, com foto ficaria 5 estrelas.

    1. Olá, Miguel. Tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo feedback! Estamos estudando as melhores maneiras de melhorar o nosso Blog e vamos levar em consideração o seu comentário.

      1. Bom dia!.
        Conteúdo excelente;porém senti falta das fotos de cada aparelho ortodôntico.

        1. Oi, Maria! Obrigado pelo feedback! Estamos buscando melhorar o nosso Blog para vocês cada dia mais!

  6. Boa tarde! Ouvi dizer que o aparelho autoligado estético quebra mas fácil, verdade ou mito?

    1. Olá, Katia. Tudo bem? É mito o fato de que o aparelho autoligado estético quebre mais fácil. Se você escolher um material e uma marca de boa qualidade, os aparelhos ortodônticos estéticos serão perfeitamente seguros. Mas é claro que o paciente é peça fundamental no tratamento. Você precisa seguir as recomendações de seu ortodontista e usar de forma certa o aparelho.

  7. Matéria excelente mas, precisamos de fotos para diferenciar um aparelho de outro ; tendo assim mais intendimento do que foi dito.

    1. Olá, Viviane. Tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo feedback! Vamos levar em consideração o seu comentário.

  8. Oi queria por aparelho?.

    1. Olá, Juan. Tudo bem? Que tal uma avaliação na OdontoCompany?

  9. Gostaria de saber o valor do aparelho ?

    1. Olá, Leticia. Tudo bem? Para sabermos qual o melhor aparelho para você, é preciso fazer uma avaliação primeiro. Só depois dessa análise, poderemos saber de fato.

  10. A falta de alguns dentes impede de colocar o aparelho fixo ????? Pois sempre tive a arcada dentaria torta ..quero dizer desalinhada ..ate a minha boca fica meio que torta …mas por ja ter extraido dentes nunca tentei concertar esse desalinhamento pois penso que nao pode …!! Podem me tirar essa duvida?

    1. Oi, Maria! Tudo bem? Muito interessante a sua pergunta. Você pode, sim, colocar aparelho nessas condições. Mas procure antes, fazer uma avaliação com um ortodontista. Ele poderá te dar mais informações sobre o tratamento.

  11. Esses aparelhos tem garantia pelo fabricante? Se caso quebra na boca do paciente

  12. Gostaria de saber sobre aparelhos dentários. Há dezesseis anos, usei aparelho dentário fixo..Corrigiu as torturas dos dentes, mas o fixo inferior, fui perdendo aos poucos, e com isso, meus dentes começaram a ficar tortos novamente. Gostaria de usar aparelho transparente, e também saber o preço do mesmo..

    1. Oi, Cleoni! Tudo bem? Entendi. Isso pode ter sido causado por vários motivos. De qualquer maneira é possível corrigir novamente. Somente o ortodontista poderá dizer se o aparelho transparente seria a melhor opção. Que tal procurar pela OdontoCompany mais próxima: https://odontocompany.com/clinicas. Será um prazer te ajudar!

  13. Tem um tempo mínimo e um tempo máximo do uso do aparelho fixo? Se sim, qual seria +/-?

    1. Oi, Renata. Como vai? O tempo do tratamento pode variar muito de pessoa para pessoa. Para podermos fazer uma estimativa de duração é preciso avaliar o seu caso.

  14. Olá! Gostei muito das informações. Gostaria de saber em média o valor do aparelho de porcelana e o de safira.

    1. Que bom que gostou, Renata! Você pode encontrar a unidade mais próxima de você pelo link a seguir, e saber mais informações sobre o procedimento: https://odontocompany.com/

  15. Bom dia, estou interessada em iniciar meu tratamento na odontocompany e gostaria de saber se vocês trabalham com todos esses modelos acima, mais especificadamente o aparelho safira e porcelana. Muito Obrigada!

    1. Olá, Bianca! Tudo bem? Que bom saber disso, será um prazer atendê-la! A OdontoCompany é a mais completa clínica odontológica do Brasil. Você pode encontrar a unidade mais próxima de você pelo link: https://odontocompany.com/

  16. Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida , pois usei aparelho fixo metálico, de porcelana, móvel e Por fim aquele transparente que parece uma moldeira. No entanto meus dentes hj estão piores que antes de iniciar qq tratamento, pois meus dentes eram até alinhados, mas eu tinha uma fenda na lateral que mesmo com resina para aumentar sempre abria. Por último a profissional apertava tanto meu aparelho nos caninos que parecia que meus dentes eram encavalados. Resumo, ela apertou minha arcada, sendo que adoro arcada aberta que era o caso da minha. Meu sorriso era largo, agora é estreito, parece que nem tenho dentes na parte de trás de tanto que ela apertou. Minha boca ficou caída nas laterais , apesar de já ter 50 anos, minha boca ficou parecendo que não tenho dentes de tão pra dentro e um dos caninos esta praticamente no lugar do incisivo lateral. Gostaria de saber se o aparelho normal metálico consegue colocar meus dentes de volta, Inclusive os caninos, no caso expandir meu sorriso? Desde já muito obrigada!

    1. É importante fazer uma avaliação, Silvina! Só assim poderemos definir o melhor tratamento para o seu caso!

  17. Quero usar aparelho

    1. Suely, acesse o nosso site e agende sua avaliação na unidade mais próxima de você: https://odontocompany.com/

  18. Olá bom dia! Gostaria de saber se pacientes que fazem implantes de próteses protocolo superior…podem usar aparelhos ortodônticos para alinhamentos do sorriso e também por que eu sempre tive vontade de usar e nunca me foi possível!! Acho lindo poder usar um tempo aparelho fixo ortodônticos…me fale se isso for possível…pois farei !! Eu realmente preciso tirar essa dúvida que me corrói kkkkkkk! Muito obrigada!! Há só pra contar sou paciente da odontocompamny e amo o modo humanitário e cheio de amor…como vocês tratam eu e minha família!! A começar pelas atendentes e por seus profissionais!! Tudo feito com muita educação e amor,e o melhor tudo muito bem esclarecido nos primeiros procedimentos!! Amo todos vocês da odontocompamny ! Vocês são profissionais bem qualificados e humanos que sentem a necessidade de cada paciente e nos deixam satisfeitos,assim como eu estou!! Valeu família odontocompamny por vocês serem assim!! Muito obrigada por seu atendimento com excelência e sempre pensando,no bem estar dos pacientes!! Abraços e minha estima há todos!!

    1. Oi, Márcia. Como vai você? Pacientes com prótese podem, sim, utilizar o aparelho ortodôntico. Porém, como cada caso é diferente, é preciso avaliar primeiramente para saber quais os cuidados deverão ser tomados e qual será a mecânica do tratamento.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.