Conheça 4 tipos de mordidas e entenda a importância de procurar um dentista

Tempo de leitura 5 min

O ato de morder é algo tão natural que, muitas vezes, é feito quase que inconscientemente. Por conta disso, não costumamos prestar muita atenção à maneira com que realizamos esse movimento, certo? Assim, deixamos um questionamento: você sabia que existem diversos tipos de mordida e que alguns deles podem ser prejudiciais para a saúde?

É bem provável que a sua resposta tenha sido negativa. Se esse foi o caso, não se preocupe: em nossa conversa de hoje, discutiremos os principais tipos de mordida, suas características e as consequências que cada um deles pode trazer para a saúde geral do organismo.

Tudo pronto? Então, continue a leitura e descubra mais sobre os tipos de mordidas, suas particularidades e os tipos de tratamento que podem ser feitos para consertar alguns distúrbios dessa área. Vamos lá!

Qual é a importância da mordida para nós?

Como mencionado no início de nossa conversa, a mordida é um movimento muitas vezes subestimado pela maioria das pessoas. Ele ocorre de forma natural e, por conta disso, não nos damos conta dos impactos que uma mordedura inadequada pode trazer para a saúde.

Um dos exemplos de problemas relacionados com a mordida está nos distúrbios da articulação temporomandibular, também conhecida como ATM. Famosa por ser uma das estruturas mais complexas do corpo humano (é uma articulação que se movimenta em várias direções), ela está suscetível a uma série de problemas que podem atrapalhar a mordida.

Quando isso ocorre, o paciente pode ter uma série de sintomas desagradáveis, como dores de cabeça, dificuldade para mastigar e até mesmo os distúrbios relacionados ao sono, como a insônia. Tudo isso contribui para a redução na qualidade de vida, além do surgimento de irritabilidade, queda na produtividade e muito mais.

É evidente que nem todos os problemas de mordida estão relacionados com a ATM, mas, independentemente, das suas causas, essas situações podem trazer sintomas bastante desagradáveis e contribuir para problemas com a qualidade de vida geral do paciente. Por isso, precisamos estar sempre atentos a esse ponto!

Quais são os principais tipos de mordidas?

Agora que já vimos como a mordida é importante para a nossa saúde, que tal conferirmos os principais tipos e como eles podem influenciar na saúde e na qualidade de vida das pessoas que lidam com esses problemas?

1. Mordida aberta

A mordida aberta é um dos tipos mais comuns. Ele ocorre quando o paciente, ao tentar encostar os dentes superiores e inferiores, não consegue e se forma, assim, um espaço entre as estruturas de cima e de baixo.

Esse problema pode acontecer tanto nos dentes da frente (mais comumente) quanto nos de trás. O tratamento dependerá de uma série de fatores, mas normalmente envolve o uso de aparelhos ortodônticos.

2. Mordida cruzada

A mordida cruzada ocorre quando os dentes superiores e inferiores não “batem” uns nos outros quando fechamos a boca. Assim, uma das partes da arcada acaba sendo sobreposta pela outra.

Powered by Rock Convert

Ela pode ser causada por uma série de fatores, que vão desde a genética do paciente a problemas respiratórios. Causa dores (não só nos dentes, como na cabeça e ouvidos) e pode, inclusive, fazer com que a pessoa sofra perdas dentárias. Por conta disso, é fundamental que a mordida cruzada seja devidamente tratada.

3. Retrognatismo ou prognatismo

Nesse tipo de mordida, o paciente apresenta uma área da mandíbula mais proeminente do que a outra. No caso do retrognatismo, a parte superior do maxilar é maior do que a inferior, enquanto o contrário ocorre no prognatismo.

Esse problema pode, algumas vezes, ser solucionado com o uso de aparelhos ortodônticos. No entanto, na maioria das vezes, a cirurgia ortognática pode ser indicada para esses pacientes. Esse procedimento é muito seguro e traz resultados extremamente satisfatórios!

4. Apinhamento

O apinhamento ocorre quando há pouco espaço disponível para a eclosão dos dentes. Isso é muito comum, por exemplo, com o nascimento dos dentes do siso em pessoas com a cavidade oral menor do que o normal. Assim, os dentes acabam empurrando os outros, fazendo com que eles se empilhem.

Algumas das principais consequências desse tipo de problema são: dores de dente, dores de cabeça e problemas para mastigar. Felizmente, é possível resolver essa situação com procedimentos como a colocação de aparelhos ortodônticos ou a extração dos sisos, quando eles são os responsáveis por causar o apinhamento.

Qual é a importância de se consultar com um dentista especializado?

Ufa! São muitos tipos de mordidas, não é mesmo? Como pudemos ver, cada um deles traz características particulares e consequências para a saúde dos pacientes acometidos. Por isso, buscar o auxílio de um dentista qualificado é algo imprescindível para o tratamento.

Apenas um profissional devidamente treinado poderá identificar as causas do problema e, a partir daí, traçar um plano terapêutico personalizado para o seu caso. Isso é muito importante para que os resultados sejam realmente satisfatórios e duradouros.

Por isso, caso você suspeite de que há algum problema com a sua mordida, não perca tempo e procure, o quanto antes, um dentista para examiná-lo. Se necessário, ele solicitará exames complementares (entre eles, testes de imagens, como o raio-x) para complementar as evidências que encontrou e fechar um diagnóstico mais preciso.

Assim, será possível determinar quais passos são necessários para que você possa, enfim, ter uma mordida adequada e esbanjar qualidade de vida por aí. Como vimos, eles podem variar desde o uso de aparelhos (tanto móveis quanto fixos) até a recomendação de intervenções cirúrgicas.

Como podemos observar, há diversos tipos de mordidas e cada um deles demanda uma atenção especial. Buscar um profissional qualificado é, portanto, essencial para o acompanhamento do caso e a sua resolução completa! Por isso, não deixe de procurar um dentista especializado para lidar com essa situação da melhor forma possível.

Para saber mais informações sobre os tratamentos para a mordida cruzada ou tirar as suas dúvidas sobre saúde bucal, entre em contato com a gente! Nossa equipe está sempre à disposição para elucidar possíveis questionamentos e bater um papo sem compromisso sobre assuntos relacionados à odontologia. Aguardamos a sua mensagem!

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.