7 dicas para aliviar a dor depois da manutenção do aparelho

Tempo de leitura 5 min

O seu tratamento ortodôntico está causando muito incômodo? Indicado para corrigir o posicionamento dental, o aparelho faz pressão na boca para que os dentes se posicionem corretamente. Nesse processo, é comum que o paciente sinta algum desconforto.

Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.

Para tranquilizar os ânimos e melhorar a sua qualidade de vida, neste texto, explicaremos como o aparelho ortodôntico funciona, por que ele é tão importante para ter um sorriso harmônico e quais são as 7 incríveis dicas para aliviar as dores causadas por ele. Confira!

Como o aparelho funciona e por que ele é importante?

Antes de entender por que o tratamento ortodôntico pode causar dor e como evitar o incômodo, é importante que você saiba como esse dispositivo funciona. Usado para mover os dentes com crescimento ou desenvolvimento anormais, o aparelho é composto, principalmente, de três elementos.

O primeiro componente dos aparelhos fixos são os suportes — chamados tecnicamente de bráquetes pelos dentistas —, que ajudam a posicionar o segundo elemento na dentição: o fio metálico, responsável por exercer a pressão sobre os dentes. Por fim, a estrutura é presa com as famosas borrachinhas coloridas, que envolvem os suportes.

Já o aparelho móvel faz pequenas movimentações na arcada e tem o objetivo de alinhar a dentição, sendo fabricado com resina acrílica e fios metálicos. Neste artigo, porém, focaremos mais no modelo fixo, uma vez que ele é associado a grande parte das queixas de dor em tratamentos ortodônticos.

De forma geral, os aparelhos são indicados para quem tem problemas com o posicionamento dos dentes. É uma ferramenta crucial para corrigir os desajustes e prevenir disfunções na mastigação, fonação (o trabalho que os músculos exercem para você se comunicar com as pessoas) e até respiração.

Além disso, os benefícios do tratamento a longo prazo são muitos, desde a melhoria na higiene bucal — que antes estava comprometida devido ao mau posicionamento dos dentes — até a autoestima elevada.

Por que é comum sentir dor depois da manutenção do aparelho?

Não há dúvidas sobre a importância do aparelho para harmonizar o sorriso, mas ele pode causar desconforto ao corrigir a dentição. A explicação, segundo os especialistas, está associada tanto a fatores internos quanto externos.

Em relação ao primeiro caso, o incômodo devido à condição interna do organismo pode ser causado por uma alteração no fluxo de sangue do paciente, em decorrência do aumento de pressão na boca.

Por outro lado, o impacto físico dos bráquetes e do fio metálico pode machucar os tecidos bucais, ainda que eles se recuperem e se fortaleçam com o passar das semanas. Um último caso ocorre quando o fio metálico atinge as extremidades da boca, o que deve ser evitado com cera ortodôntica.

O que ajuda a diminuir o incômodo depois da consulta?

Como vimos, é comum sentir dores durante o tratamento ortodôntico. Porém, há algumas dicas para diminuir a sensação e conseguir, ao mesmo tempo, o sorriso harmônico. A seguir, veja algumas delas!

1. Evite alimentos duros

A pressão que o aparelho exerce na boca para corrigir os dentes faz com que a região fique dolorida após a manutenção. Por isso, evite alimentos que sejam duros e exijam uma boa mastigação. Para ficar confortável com o tratamento, consuma produtos mais líquidos e macios, como iogurte, purê e sopa.

2. Aplique gelo no local

Outra dica valiosa para diminuir a dor é colocar compressas de gelo na boca. A temperatura fria serve como uma anestesia e consegue combater possíveis inflamações de maneira rápida. Para isso, você pode envolver uma pedra de gelo em um pano e colocá-lo na região que mais incomoda.

3. Utilize cera dental

A cera é usada no consultório com diversas finalidades, uma vez que consegue isolar uma parte do aparelho da boca e gengivas. Para evitar que o desconforto se prolongue, principalmente após a manutenção das peças ortodônticas, você pode recorrer ao material, que deve ser indicado por seu dentista.

4. Escove os dentes suavemente

No dia a dia, a escovação é um importante hábito para manter a saúde bucal e impedir a formação de placas bacterianas — e não seria diferente após a manutenção do seu aparelho. Para sentir menos dor na região, escove os dentes suavemente, massageando o local com uma escova de cerdas macias indicada por um profissional.

5. Use pomadas anestésicas

Por definição, anestesia é o estado a que se chega quando há ausência de dor em um processo curativo. Então, nada melhor do que usar pomadas com essa propriedade para se sentir melhor no tratamento dental. Peça a indicação de um produto confiável ao dentista e o aplique na área comprometida da cavidade bucal.

6. Utilize infusões com camomila

São inúmeras as propriedades da camomila, desde o auxílio no tratamento de problemas estomacais e hiperatividade até o relaxamento e o alívio do enjoo. Da mesma forma, o chá dessa florzinha diminui a dor provocada pela pressão do aparelho ortodôntico na boca e acalma, de forma natural, a gengiva inflamada.

7. Faça bochechos com bicarbonato no decorrer do dia

Geralmente encontrado como pó fino, o bicarbonato de sódio é um composto químico de sal e íons. Para ajudar no tratamento dentário, misture uma colher do produto em uma xícara com água. Faça bochechos com a solução algumas vezes ao dia e veja a inflamação oral diminuir, uma vez que o bicarbonato cura lesões na cavidade.

Como vimos, é normal sentir um pouco de desconforto após a manutenção do aparelho. Se esse for o seu caso, utilize algumas das nossas dicas para aliviar as dores. Lembre-se sempre de consultar o especialista se não houver melhoras, para que o tratamento harmonize o seu sorriso da melhor forma possível.

Agora que você sabe como aliviar a dor depois da manutenção do aparelho, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a tirar as dúvidas sobre saúde bucal!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Estou com muita dor por causa do aparelho 😭😭

    Ai q dor me ajudemm 😥😥😥😥😥😥😥

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.