Agende sua avaliação

O que não pode comer com aparelho? Saiba quais os 6 vilões!

Tempo de leitura 3 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

O período de tratamento com aparelho ortodôntico exige que o paciente tenha uma série de cuidados na alimentação. Afinal, saber o que não se pode comer com aparelho nos dentes é fundamental para não arriscar danificá-lo e atrasar todo o processo.

Além disso, a higienização bucal tem que ser ainda mais delicada, pois os alimentos podem ficar presos na estrutura metálica. Assim, o melhor caminho é reduzir a frequência de consumo de algumas opções ou até mesmo eliminá-las da dieta enquanto durar o tratamento.

Então, quer saber o que não pode comer com aparelho? É só continuar a leitura!

1. Amendoins e castanhas

Oleaginosas, como amendoins, castanhas, nozes e avelãs, entre outras, têm consistência dura e podem quebrar partes do aparelho na hora da mastigação. A forma como elas são trituradas na boca também facilita que pedacinhos fiquem presos na estrutura, o que é mais um motivo para evitá-las.

2. Maçã não cortada

Não há problema em comer maçã com o aparelho nos dentes, mas é importante que ela esteja cortada em pedaços. Morder a maçã diretamente pode fazer com que você arranque ou desloque um bráquete no processo e tenha que fazer uma visita de emergência ao dentista.

3. Milho na espiga

Comer milho mordendo a espiga pode causar o mesmo problema da maçã não cortada. Para completar, a película dos grãos de milho ainda tem grandes chances de ficar entre os fios metálicos do aparelho fixo.

4. Pipoca

A pipoca é mais um alimento presente na lista do que não pode comer com aparelho por causa da sua consistência dura, que pode ser até pior do que a das oleaginosas. O risco de quebrar o aparelho é bem grande, de modo que é melhor deixar para consumi-la após o fim do tratamento.

5. Balas, pirulitos e chicletes

Doces como balas, pirulitos e chicletes contêm muito açúcar e só por isso já deveriam ser evitados, uma vez que aumentam as chances de ter cárie. Porém, o problema não é só esse, já que eles são grudentos e dificultam a higienização do aparelho, o que facilita ainda mais a proliferação de bactérias na boca.

6. Goiaba

Goiaba e outras frutas com muitas sementes devem ser evitadas porque elas também podem ficar presas entre os fios e acessórios do aparelho, causando danos. Com a goiaba, dá para separar as sementes e ingerir somente a parte sem elas. Mesmo assim, lembre-se de cortar em pedaços, já que a mordida direto no alimento força o aparelho e pode quebrá-lo.

Além dos já citados, vale destacar outros alimentos e bebidas que também são prejudiciais porque mancham os dentes. Alguns exemplos são:

  • café;
  • chocolate;
  • vinho tinto;
  • suco de uva;
  • refrigerante;
  • frutas vermelhas e roxas;
  • beterraba;
  • molho de tomate, ketchup, mostarda e shoyu.

Como você viu, saber o que não se pode comer com aparelho faz toda a diferença no sucesso do tratamento ortodôntico. Mesmo assim, caso você perceba qualquer dano na estrutura, é importante procurar o dentista quanto antes para fazer o reparo necessário e não prejudicar os dentes.

Gostou de se informar sobre o assunto? Compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.