O que não pode comer com aparelho? Saiba quais os 6 vilões!
O período de tratamento com aparelho ortodôntico exige que o paciente tenha uma série de cuidados na alimentação. Afinal, saber o que não se pode comer com aparelho nos dentes é fundamental para não arriscar danificá-lo e atrasar todo o processo.
Além disso, a higienização bucal tem que ser ainda mais delicada, pois os alimentos podem ficar presos na estrutura metálica. Assim, o melhor caminho é reduzir a frequência de consumo de algumas opções ou até mesmo eliminá-las da dieta enquanto durar o tratamento.
Então, quer saber o que não pode comer com aparelho? É só continuar a leitura!
1. Amendoins e castanhas
Oleaginosas, como amendoins, castanhas, nozes e avelãs, entre outras, têm consistência dura e podem quebrar partes do aparelho na hora da mastigação. A forma como elas são trituradas na boca também facilita que pedacinhos fiquem presos na estrutura, o que é mais um motivo para evitá-las.
2. Maçã não cortada
Não há problema em comer maçã com o aparelho nos dentes, mas é importante que ela esteja cortada em pedaços. Morder a maçã diretamente pode fazer com que você arranque ou desloque um bráquete no processo e tenha que fazer uma visita de emergência ao dentista.
3. Milho na espiga
Comer milho mordendo a espiga pode causar o mesmo problema da maçã não cortada. Para completar, a película dos grãos de milho ainda tem grandes chances de ficar entre os fios metálicos do aparelho fixo.
4. Pipoca
A pipoca é mais um alimento presente na lista do que não pode comer com aparelho por causa da sua consistência dura, que pode ser até pior do que a das oleaginosas. O risco de quebrar o aparelho é bem grande, de modo que é melhor deixar para consumi-la após o fim do tratamento.
5. Balas, pirulitos e chicletes
Doces como balas, pirulitos e chicletes contêm muito açúcar e só por isso já deveriam ser evitados, uma vez que aumentam as chances de ter cárie. Porém, o problema não é só esse, já que eles são grudentos e dificultam a higienização do aparelho, o que facilita ainda mais a proliferação de bactérias na boca.
6. Goiaba
Goiaba e outras frutas com muitas sementes devem ser evitadas porque elas também podem ficar presas entre os fios e acessórios do aparelho, causando danos. Com a goiaba, dá para separar as sementes e ingerir somente a parte sem elas. Mesmo assim, lembre-se de cortar em pedaços, já que a mordida direto no alimento força o aparelho e pode quebrá-lo.
Além dos já citados, vale destacar outros alimentos e bebidas que também são prejudiciais porque mancham os dentes. Alguns exemplos são:
- café;
- chocolate;
- vinho tinto;
- suco de uva;
- refrigerante;
- frutas vermelhas e roxas;
- beterraba;
- molho de tomate, ketchup, mostarda e shoyu.
Como você viu, saber o que não se pode comer com aparelho faz toda a diferença no sucesso do tratamento ortodôntico. Mesmo assim, caso você perceba qualquer dano na estrutura, é importante procurar o dentista quanto antes para fazer o reparo necessário e não prejudicar os dentes.
Gostou de se informar sobre o assunto? Compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”