Quer saber como deixar os dentes retos? Conheça aqui 6 tratamentos!

Tempo de leitura 6 min

Ter dentes encavalados deixa muita gente com vergonha para conversar e sorrir à vontade, já que esse problema geralmente afeta a aparência e prejudica a autoestima. Mas é possível deixar a dentição mais reta. Neste conteúdo, você vai saber como e quais são os tratamentos odontológicos.

Existem diversos procedimentos que visam deixar o paciente com um sorriso funcional e que melhoram a sua qualidade de vida. Por outro lado, a mudança no visual traz benefícios para a vida pessoal e profissional do indivíduo, que passa a gostar mais de si mesmo e a ter mais confiante em suas atitudes.

Então, quer conhecer os 6 melhores tratamentos — a exemplo do dispositivo ortodôntico metálico, do estético, do lingual, do Invisalign®, das facetas dentárias e do contorno — que deixam os dentes alinhados? Confira nosso post e veja como ter um sorriso mais harmônico!

1. Aparelho ortodôntico metálico

Dentes encavalados precisam ser acompanhados por um cirurgião-dentista qualificado, o qual indicará o método mais adequado para o seu caso. Nesse sentido, o aparelho metálico tradicional tem o objetivo de harmonizar o sorriso, de acordo com o rosto do paciente.

O dispositivo é formado por vários componentes produzidos em aço inoxidável, como os anéis, os fios e os bráquetes, os quais são ajustados para promover a movimentação dentária.

Ao longo do tratamento, o especialista ajusta o formato e o diâmetro do arco para regular a tensão e a força na dentição. A pressão exercida pelo dispositivo na boca consegue corrigir disfunções paulatinamente.

A técnica — indicada para dentes encavalados, espaço entre os dentes (diastema) e problemas de mordida — dura em média 2 anos, com acompanhamento mensal na clínica odontológica.

2. Aparelho estético

Existe um modelo de aparelho ortodôntico com os mesmos componentes do metálico, mas transparentes (feitos de safira, cerâmica ou policarbonato), que deixam o dispositivo mais discreto. É a opção para quem tem vergonha de usar o aparelho tradicional, mas quer corrigir o desalinhamento dentário.

Indicado para corrigir oclusão e alinhar o sorriso, o aparelho fixo estético é bastante procurado por profissionais que não desejam chamar atenção com o aparelho metálico na boca, já que o modelo consegue movimentar os dentes disfuncionais com discrição. O aparelho é mais optado por adultos, porém, pode ser usado em pacientes de outras idades.

3. Aparelho lingual

Além do aparelho fixo tradicional e do estético, existem outras formas de deixar os dentes retos sem ficar com o sorriso metálico. O dispositivo ortodôntico lingual, por exemplo, funciona como o aparelho fixo, mas com uma qualidade: não aparece para as outras pessoas.

Contudo, você deve estar se perguntando como isso é possível, não é? O motivo é que os componentes do aparelho lingual são instalados na face interna dos dentes, em contato com a língua. Assim, o tratamento ortodôntico ocorre sem que ninguém desconfie que o dispositivo metálico está na sua boca.

Fora isso, a técnica lingual não provoca lesões na língua e consegue apresentar resultados rapidamente, já que as peças metálicas movimentam os dentes tortos e harmonizam o sorriso pouco a pouco.

4. Invisalign®

ortodontia é uma área que não para de avançar e um dos aparelhos revolucionários desenvolvidos nos últimos anos é o Invisalign®. Mas sabe o que é e como funciona essa técnica? Trata-se de uma placa alinhadora feita com tecnologia 3D sob medida para as necessidades ortodônticas do paciente com dentes encavalados.

O Invisalign® tem o diferencial de não aparecer para as outras pessoas e de ser removível, ou seja, não interfere na aparência nem no estilo de vida do paciente, que pode retirá-lo na hora de alimentar-se e de fazer a higienização bucal. Além dos ganhos estéticos, o tratamento apresenta resultados rápidos, alinhando o sorriso com conforto e praticidade.

5. Facetas dentárias

Para alguns casos de desalinhamento, há ainda a opção das facetas dentárias. São laminados ultrafinos colados na face externa dos dentes anteriores (aqueles que ficam visíveis ao falar e sorrir).

Pequenas capas dentárias, as facetas conseguem melhoria para o sorriso manchado, trincado, desalinhado e com grande espaçamento, podendo ser colocadas em um ou vários dentes ao mesmo tempo.

O método não é recomendado para quem tem restaurações extensas, problemas com bruxismo e disfunção na mordida, uma vez que o dentista faz um pequeno desgaste na parte frontal do dente para conseguir encaixar as facetas, que se moldam à dentição em aparência natural.

Tratamento estético rápido, a faceta dentária corrige imperfeições e deixam os dentes mais claros e retos. Além disso, a pessoa em atendimento consegue comer e fazer a limpeza bucal normalmente, pois as capas são e duradouras resistentes a impacto.

6. Contorno estético

Técnica realizada em uma única sessão para casos em que o desalinhamento do sorriso é decorrente do formato dos dentes. Para realizar o contorno estético, o dentista altera a forma e comprimento dos dentes com o desgaste do esmalte dentário.

Depois de esculpir cada elemento, utilizando uma broca de lixamento e laser, o especialista faz seu alisamento e polimento, o que garante a padronização dos dentes. Como a técnica é desenvolvida a partir de uma modelagem dos dentes, feita por um dentista cosmético, o processo não é doloroso e geralmente inclui três visitas ao consultório.

Por que tratar dentes encavalados com o especialista?

Como você viu, dentes encavalados devem ser tratados pelo dentista, mas sabe por que o acompanhamento clínico é necessário? A disfunção é causada, em geral, por falta de espaço para o desenvolvimento da dentição.

O apinhamento dentário, como o problema é diagnosticado profissionalmente, pode causar sérios riscos à saúde, uma vez que está associado ao desequilíbrio na oclusão e à maior dificuldade para manter a higiene bucal.

Da mesma maneira, o bom funcionamento oral é necessário para manter funções vitais, como a respiração e a fonação nos seres humanos. Por isso, a correção dentária tem por objetivo harmonizar o sorriso, tratando os dentes tortos e recuperando a estética e a função da boca.

Viu como é possível deixar os dentes retos com essas opções de tratamentos odontológicos? Se você tem um sorriso desalinhado, marque uma consulta com o dentista e descubra o procedimento mais indicado — do contorno às facetas, passando pelo Invisalign®, lingual, metálico e o aparelho estético — para modificar a aparência e recuperar as funções bucais.

Gostou deste artigo sobre tratamentos para dentes encavalados, não é mesmo? Então, assine a newsletter do blog da OdontoCompany e receba conteúdo sobre a sua saúde bucal de forma exclusiva e completamente gratuita!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.