Quais são as vantagens do aparelho ortodôntico transparente?

Tempo de leitura 5 min

São inúmeras as vantagens do aparelho ortodôntico transparente. Por isso, ele vem sendo cada vez mais procurado dentro dos consultórios odontológicos, principalmente por pessoas adultas que desejam corrigir o sorriso, mas não querem usar o aparelho metálico.

Esse tipo de aparelho consiste em um conjunto de alinhadores transparentes, que são moldados com a ajuda de um software específico de acordo com a arcada dentária de cada paciente.

Ele é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário, mas apenas o dentista pode avaliar se o paciente pode usar essa opção ou não. A seguir, vamos citar as principais vantagens do aparelho ortodôntico transparente. Confira!

Mais conforto durante o tratamento

Uma das maiores queixas dos pacientes em relação ao aparelho fixo é a respeito das feridas que aparecem nas gengivas e mucosas. Além do desconforto, esse quadro ainda prejudica a higiene bucal.

Os alinhadores transparentes não possuem bráquetes, fios ou bandas e, por isso, não causam feridas na boca. Além disso, o aparelho transparente ainda causa um menor atrito nos dentes, diminuindo a dor durante o tratamento.

Até mesmo a hora de comer fica melhor com o uso do aparelho transparente, pois ele deve ser retirado para que o paciente faça suas refeições.

Facilidade para fazer a higiene bucal

O aparelho fixo facilita o acúmulo de resíduos alimentares, pois o paciente tem mais dificuldade para fazer sua higiene bucal. Uma das principais vantagens dos alinhadores transparentes é que eles são removíveis e devem ser retirados na hora da escovação.

Esse fator contribui para uma higiene bucal mais eficiente, mais simples e rápida, pois dispensa acessórios específicos para o aparelho fixo, como escova tufo e passa fio.

Mais discrição durante o tratamento

Uma das maiores vantagens do aparelho ortodôntico transparente é que ele é muito discreto. Confeccionado sob medida de acordo com a arcada dentária do paciente, seu uso é quase imperceptível. O paciente consegue fazer todo o tratamento sem que as pessoas notem que ele usa aparelho!

Esse é um grande benefício para pessoas mais velhas, que não se sentem à vontade para usar o aparelho fixo, seja por causa da idade ou por motivos profissionais.

Menos riscos de doenças bucais

Um paciente que faz tratamento ortodôntico corre mais riscos de sofrer com cáries e outras doenças bucais. Isso acontece devido à dificuldade de higienização, fator que contribui para a proliferação de bactérias nocivas à flora oral.

O aparelho ortodôntico invisível não facilita tanto o acúmulo de resíduos alimentares e, por isso, o paciente não corre tanto risco de desenvolver cáries e doenças nas gengivas — desde que faça a higiene bucal corretamente.

Facilidade para fazer outros tratamentos odontológicos

A profilaxia dentária ou limpeza profunda, que é feita no consultório com um profissional qualificado, deve ser realizada pelo menos uma vez por ano. Esse procedimento pode sim e deve ser feito em pacientes que usam aparelho fixo; porém, quando o tratamento ortodôntico é realizado com os alinhadores transparentes, a limpeza é mais simples.

Isso porque não tem fios e bráquetes, o que permite uma limpeza mais completa em todos os dentes. Além disso, o paciente ainda pode se submeter ao clareamento dental, caso tenha necessidade ou desejo.

Já pacientes que fazem tratamento ortodôntico com o aparelho fixo não podem passar pelo clareamento, pois os fios e bráquetes prejudicam os resultados.

Bom custo-benefício

O aparelho transparente tem um custo um pouco mais elevado do que os modelos tradicionais, mas esse fator ocorre devido à alta tecnologia utilizada para a confecção dos alinhadores.

No entanto, o custo-benefício vale a pena, pois o paciente faz todo o tratamento com o máximo conforto e discrição. Então, caso o valor de investimento do aparelho esteja dentro de seu orçamento, não hesite em optar por ele caso o dentista indique essa opção de tratamento.

Menos visitas ao consultório

O aparelho ortodôntico fixo tradicional exige que o paciente compareça ao consultório do dentista mensalmente ou quase todo mês para realizar as devidas manutenções. Durante as visitas, o profissional faz os ajustes necessários para que os dentes fiquem alinhados, de acordo com os objetivos do tratamento.

Quando o tratamento é realizado com os alinhadores transparentes, as visitas ao dentista são menos frequentes. Isso porque o paciente faz a troca dos alinhadores em casa mesmo, de acordo com as orientações do profissional. A troca é feita a cada 15 dias — e é justamente esse processo que promove a movimentação dos dentes e o alinhamento do sorriso.

Resultados satisfatórios

É comum que alguns pacientes fiquem receosos para se submeterem ao tratamento com os alinhadores transparentes. No entanto, o aparelho transparente vem apresentando bons resultados em diversos casos, como diastemas (espaçamento entre os dentes), dentes girados e outros problemas simples de desalinhamento.

Em pouco tempo, o paciente ganha um novo sorriso, mais bonito e harmônico. As pessoas que se submetem ao tratamento se mostram bem satisfeitas, tanto com os resultados quanto com o conforto proporcionado pelo uso do aparelho.

Mais previsibilidade dos resultados do tratamento

Os alinhadores transparentes são confeccionados com o uso da mais moderna tecnologia. Eles são confeccionados com a ajuda de um software específico que, além de projetar os alinhadores, ainda faz uma simulação de todo o tratamento.

Por meio do software, o dentista consegue fazer uma simulação de como será a movimentação dentária em cada etapa do uso do aparelho. Esse fator permite um planejamento mais eficaz do tratamento e uma previsibilidade melhor sobre os resultados finais.

Outra vantagem desse tipo de tecnologia é que o paciente pode visualizar como será a evolução de seu tratamento mesmo antes de começar o uso do aparelho.

Como você viu, são diversas as vantagens do aparelho ortodôntico transparente em relação aos convencionais. No entanto, a única pessoa que pode indicar esse tipo de tratamento para seu caso é o dentista, depois que ele fizer uma avaliação de sua arcada dentária e solicitar os devidos exames.

Gostou do post e quer saber como funciona o tratamento com o aparelho transparente? Entre em contato com a OdontoCompany e converse com um de nossos atendentes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

7 Comentários

    Queria saber em S. Luís qual endereço, moro em Barreirinhas Maranhão. Para tratamento.

      Olá, Oscar. Tudo bem? No link a seguir, você poderá encontrar a OdontoCompany em São Luís – MA mais próxima de você: https://odontocompany.com/clinicas/MA/saoluis

    Quero saber como funciona o clareamento!

      Olá, Eder. Tudo bem? Você pode saber mais sobre clareamento neste link: https://blog.odontocompany.com/especialista-explica-como-funciona-o-clareamento-dental/

    Já deixei meu comentário! Um abraço e boa tarde!

    Vcs trabalham com próteses de silicone?

      Olá, Ednaldo. Tudo bem? Primeiramente, em qual cidade você mora?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.