Ortodontia

Como escolher um dentista? A OdontoCompany explica!

outubro 21, 2019
Tempo de leitura 5 min

A Odontologia não para de evoluir com tratamentos cada vez mais tecnológicos que transformam o sorriso, trazem qualidade de vida e elevam a autoestima das pessoas. Mas diante de tantos procedimentos diferentes, como escolher um dentista? Como saber qual especialidade é a mais indicada para o seu caso?

Muitas pessoas ficam realmente confusas com essas questões. Para ajudar a selecionar um bom profissional e, assim, receber todas as orientações necessárias e um tratamento de primeira, desenvolvemos este post. Acompanhe e fique por dentro das dicas da OdontoCompany para cuidar do seu sorriso com tranquilidade!

De quanto em quanto tempo devemos ir ao dentista?

Antes de saber como escolher um dentista, é preciso se conscientizar da necessidade de realizar as consultas periódicas com esse profissional. “Culturalmente, no Brasil, as pessoas só vão ao dentista quando têm algum problema, algo que esteja incomodando ou doendo. Isso vem mudando, inclusive por meio das mídias sociais: o famoso sorriso de revista nas fotos de redes sociais trouxeram para a face um apelo estético maior”, explica Dr. Micael Ferraz, cirurgião dentista e especialista em Ortodontia e em patologia da ATM na OdontoCompany Salvador.

Contudo, pensando nas questões de saúde bucal, o indicado é ir ao dentista a cada 6 meses, mesmo que a pessoa não tenha nada específico para tratar. Isso porque é importante fazer a prevenção: nas consultas de rotina, o profissional avalia sua boca, faz aquela limpeza mais caprichada (profilaxia) e aplica o flúor, deixando os dentes mais protegidos contra as cáries. Se preciso, faz ainda a raspagem para eliminar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Por isso, mesmo as pessoas que são cuidadosas com a higiene bucal, devem fazer o check-up odontológico. Com esse acompanhamento constante, mesmo que haja algum problema, ele estará no início, facilitando o tratamento e evitando um desgaste dental maior.

Existem casos em que o dentista pode recomendar um intervalo menor para consultas, como pessoas com doença periodontal crônica, com sensibilidade dental ou ainda quem colocou um implante dentário ou faz o tratamento ortodôntico.

Sorriso mais estético

Ao visitar o dentista regularmente você também pode pedir orientação em relação aos procedimentos mais atuais de estética bucal. Segundo o Dr. Ferraz, o que as pessoas buscam muito hoje é a lente de contato dental, um laminado ultrafino de porcelana fixado nos dentes anteriores. A procura é grande, já que esse é um dos tratamentos preferidos das celebridades para ter um sorriso alinhado, branco e em um formato compatível com sua face. 

Como identificar qual especialidade é a mais indicada para cada tipo de paciente?

Com tantos tipos de procedimentos e diversidade de especialidade, como saber qual é a ideal para o seu caso? Um dos meios que as pessoas mais utilizam para saber como escolher um dentista que atenda a suas necessidades é por meio da indicação de amigos e familiares, a chamada propaganda boca a boca.

Com as facilidades do meio digital, as redes sociais também se tornaram uma ferramenta importante para pesquisar sobre o trabalho de um profissional. Assim, hoje, as pessoas têm mais informações sobre qual especialista procurar, porque as propagandas estão divulgando melhor os serviços.

“O melhor a fazer é pesquisar a especialidade do profissional, observando se ele está inscrito nos órgãos de classe, como o Conselho Regional de Odontologia, avaliar os trabalhos que já fez e os títulos que tem”, recomenda Dr. Ferraz.

Diversas especialidades em um só lugar

Para quem está perdido em como escolher um dentista, a dica é fazer uma consulta com um clínico geral para ser orientado sobre qual especialista é preciso procurar. Porém, imagine que trabalhão ir de consultório em consultório em busca de um dentista?

Nesse caso, para seu conforto, o melhor é contar com clínicas que oferecem diversas especialidades em um único local, como a OdontoCompany. Além de receber a melhor orientação já na recepção, você tem acesso a diferentes profissionais e consegue resolver seu problema de forma descomplicada.

O que avaliar ao escolher o profissional? 

Quer entender melhor o que avaliar para escolher o melhor profissional? Em primeiro lugar, ele deve dar o diagnóstico certo de que você precisa: é necessário pedir todos os exames radiográficos para entender o seu histórico.

Além disso, deve levar em consideração sua individualidade e o que você quer e espera do tratamento odontológico. Em muitas situações, o paciente quer resolver a estética, só que, na cavidade bucal, há vários problemas que precisam ser resolvidos anteriormente, como cárie, tártaro, gengivite, entre outros.

Então, é importante que o tratamento seja bem planejado e dividido por etapas, pois não adianta o profissional querer resolver tudo de uma vez. Dessa maneira, desde que bem-feito, o tratamento pode durar até um ano.

De acordo com Dr. Ferraz, você precisa ainda avaliar os casos que o profissional já tenha trabalhado. “Nosso consultório mostra ao paciente vários casos semelhantes ao problema que ele tem e os resultados que conseguimos obter”. Outros pontos importantes que você deve considerar:

  • limpeza e organização do consultório;
  • atendimento humanizado, em que o paciente recebe uma atenção integral;
  • boa relação custo-benefício;
  • afinidade e confiança no profissional.

Quais os diferenciais da OdontoCompany?

Como escolher um dentista qualificado? Procurando clínicas de referência no mercado, como a OdontoCompany, que oferece uma série de tratamentos de saúde e estética bucal, realizados por especialistas, e que são acessíveis à população. 

A rede de clínicas trabalha com tratamentos de qualidade, inclusive os mais complexos, como aparelhos invisíveis (que são uma opção para quem tem vergonha de usar o aparelho fixo tradicional), reabilitação completa com implantes dentários (para quem perdeu um ou mais dentes), harmonização facial da área estética, entre outros. “A OdontoCompany conta com alta tecnologia e permite ao paciente fazer o tratamento completo”, resume Dr. Ferraz.

Agora você já sabe como escolher um dentista e como pode ficar mais fácil encontrar a especialidade que você precisa em uma clínica multidisciplinar, como a OdontoCompany. O importante é não descuidar da sua saúde bucal para exibir um sorriso sempre bonito!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da OdontoCompany, receba mais esclarecimentos e descubra os diferenciais dessa rede de clínicas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário