Ortodontia

O que você precisa saber sobre o aparelho ortodôntico de porcelana

agosto 30, 2018
Tempo de leitura 6 min

Ter o sorriso perfeito é o sonho de muita gente. Dentes alinhados e com uma aparência harmônica não afetam somente a estética e saúde bucal do paciente, mas também melhoram a confiança e autoestima, trazendo mais qualidade de vida.

Para atingir o sorriso perfeito, porém, muitas vezes é necessário recorrer a intervenções ortodônticas. Mas você não precisa se preocupar, atualmente o mercado conta com uma variedade de opções de tratamento para correção dos dentes que garantem um visual bonito e muito conforto ao paciente.

Com a crescente necessidade do uso de aparelhos por adultos, a indústria criou o aparelho ortodôntico de porcelana, mais discreto e voltado para o público que acredita que sorriso metálico é coisa de adolescentes. Para ajudar você a entender mais sobre essa tecnologia, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o método.

Como funciona a aplicação do aparelho ortodôntico de porcelana?

Os aparelhos de porcelana são uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico e podem ser aplicados em praticamente todos os casos de correção ortodôntica, por isso, são muito procurados. As etapas no tratamento também não se diferenciam da aparelhagem metálica.

No caso do tipo fixo, os bráquetes são feitos de porcelana e colados da superfície dental, ficando presos por elásticos ao fio ortodôntico e corrigindo, assim, o alinhamento dos dentes. Também existem as opções autoligáveis, que dispensam o uso de borrachinhas para prender o arco ortodôntico.

Quais os seus benefícios?

Os aparelhos de porcelana oferecem muitos benefícios para o seu sorriso. Além de ótimos resultados na correção do alinhamento dos dentes, sua estrutura executa movimentos ortodônticos mais leves, proporcionando maior conforto e menos dores durante o tratamento.

Sua aparência é praticamente invisível se comparada aos aparelhos de metal, e, por isso, são mais discretos e modernos e não afetam a estética do sorriso.

A utilização de aparelhos ortodônticos, além de melhorar a estética, corrigindo problemas de deslocamento e alinhando os dentes, também melhora as funções da boca, reparando problemas de mordida e mastigação.

Quais as vantagens em relação aos aparelhos tradicionais?

Todos os tipos de aparelhos ortodônticos apresentam muitos benefícios para a saúde bucal, contudo, quando falamos sobre os aparelhos de porcelana, eles apresentam ainda mais vantagens em relação aos tradicionais, confira algumas:

1. É um aparelho discreto

O principal diferencial do aparelho de porcelana é ser praticamente imperceptível, ideal para adultos e pessoas que trabalham diretamente com performances – como bailarinos, por exemplo – ou com imagem e, por isso, não desejam exibir um sorriso metálico.

Algumas opções de aparelhos estéticos são ainda mais discretas, como o aparelho de Safira – que é totalmente translúcido – ou os alinhadores móveis.

2. Oferece o mesmo resultado dos aparelhos tradicionais

Outra vantagem é que os aparelhos de porcelana oferecem os mesmos resultados dos metálicos, ou seja, você pode utilizá-lo seja qual for a indicação ou problema diagnosticado.

3. São tão resistentes quanto os convencionais metálicos

Apesar de parecerem mais frágeis, os aparelhos transparentes são confeccionados em porcelana ou porcelana monocristalina, materiais muito resistentes.

Contudo, os cuidados ao comer alimentos duros, devem ser os mesmos dos aparelhos tradicionais.

4. O aparelho permanece transparente do início ao fim do tratamento

Sim, os aparelhos confeccionados em porcelana não ficam amarelados e permanecem transparentes até o fim do tratamento. Porém, é importante frisar que, embora os bráquetes permaneçam transparentes, as borrachinhas podem amarelar quando em contato com alimentos com corante. Por isso, converse com seu dentista sobre a possibilidade dos aparelhos autoligáveis, que dispensam o uso das borrachinhas.

5. O tratamento pode ser mais rápido

O tempo de tratamento dos aparelhos estéticos e tradicionais é o mesmo, contudo, ao optar por um aparelho de porcelana autoligável, o paciente terá mais autonomia, diminuindo as visitas ao consultório e agilizando o tratamento.

Qual a tecnologia envolvida?

O grande diferencial do aparelho ortodôntico de porcelana é o material utilizado. A porcelana na qual os bráquetes são confeccionados conta com um aspecto sutil e esbranquiçado. Apesar de não ser completamente translúcida, ela se camufla com facilidade em contraste com os dentes.

Já os aparelhos autoligáveis são a tecnologia mais moderna para os tratamentos de aparelhos fixos nos dias de hoje. Esse tipo de produto conta com bráquetes super tecnológicos que apresentam uma portinha que abre e fecha, onde o fio é inserido.

Com a eliminação das borrachinhas, o atrito e a resistência entre o fio e o bráquete diminuem, permitindo que o dentista utilize menos força e que o fio trabalhe mais livremente. Assim, podemos conseguir um resultado mais rápido, eficaz e com menos desconforto para o paciente.

Também é possível optar por fios cobertos por uma fina camada de teflon, que apresentam a mesma cor dos dentes, dessa forma, eles se tornam ainda mais discretos e quase imperceptíveis.

Quem pode usar?

Como o aparelho de porcelana é indicado para todos os problemas ortodônticos, ele pode ser utilizado por qualquer paciente que precise de um aparelho bucal.

Normalmente, os aparelhos estéticos são mais procurados por adolescentes e adultos, mas a escolha do melhor tipo de aparelho vai depender do problema encontrado por seu ortodontista.  O especialista definirá, junto com você, qual o melhor aparelho para o resultado almejado.

Quais os custos do aparelho ortodôntico de porcelana?

Hoje com a evolução dos materiais e a concorrência dos fabricantes, esse tipo de aparelho está muito acessível a todas as pessoas.

Apresentam custos bem inferiores em relação aos aparelhos de Safira ou aos alinhadores transparentes e, considerando suas inúmeras vantagens e a resistência do material, o custo-benefício de escolher o aparelho de porcelana é conveniente e o investimento vale a pena.

Sabendo que é possível resolver seus problemas ortodônticos utilizando aparelhos discretos e que mantenham a estética do seu sorriso, não existem motivos para deixar de cuidar da saúde bucal e ainda por cima garantir o alinhamento e boa aparência dos seus dentes.

A escolha do melhor tipo de aparelho deve ser feita com o acompanhamento de um ortodontista competente, contudo, o aparelho ortodôntico de porcelana apresenta muitas vantagens para quem busca corrigir problemas nos dentes. Consulte seu dentista para saber mais sobre o aparelho de porcelana e se ele é a melhor escolha para você!

Gostou do nosso post? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dessa possibilidade de tratamento.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário