Tem vergonha de sorrir? Veja 6 formas de melhorar a autoestima
Ter dentes tortos, amarelados, separados ou com um formato não muito agradável deixa as pessoas com vergonha de sorrir. Isso porque, em uma sociedade onde a aparência é muito valorizada, um sorriso bonito é essencial para uma boa autoestima e qualidade de vida.
No entanto, nem todos são agraciados com a genética e acabam tendo dentes feios. A boa notícia é que os problemas podem ser contornados com bons hábitos e alguns procedimentos básicos.
Continue a leitura deste post e confira 6 formas de elevar a autoestima!
1. Capriche na escovação
Se você não quer ter vergonha de sorrir, tenha e mantenha bons hábitos de higiene. Entenda que as principais doenças bucais são causadas por uma escovação deficiente e falta de uso do fio dental.
Escovar os dentes corretamente evita o desenvolvimento de tártaro, cárie e problemas nas gengivas.
Lembrando que essas doenças causam perda dentária, o que prejudica a beleza de seu sorriso.
2. Coloque aparelho ortodôntico
O aparelho ortodôntico é o tratamento mais indicado para quem tem dentes desalinhados. Além de melhorar a estética do sorriso, ele ainda corrige problemas na mordida, deixando o processo mastigatório mais eficiente.
O melhor de tudo é que, hoje, existem diversas opções além do aparelho metálico. Então, mesmo pessoas adultas podem recorrer ao tratamento, sem ter aquela aparência de adolescente.
3. Use prótese ou implante dentário
Se você usa dentadura, tem dentes faltosos na boca e, por isso, fica com vergonha de sorrir, é possível recorrer ao uso de próteses fixas ou implantes. Os procedimentos são indicados para pacientes de todas as idades, que têm falta de um, alguns ou todos os dentes.
Ambos os tratamentos oferecem resultados estéticos muito bons e melhoram a mastigação do paciente. Mas apenas o dentista pode avaliar qual a opção mais adequada para cada caso.
4. Faça um clareamento
Se você tem vergonha de sorrir por causa da cor de seus dentes, aposte em um clareamento dentário. A técnica remove manchas e deixa seu sorriso em sua tonalidade original.
O procedimento é simples, indolor e existem técnicas diferentes, que são indicadas de acordo com o nível de escurecimento dos dentes e perfil do paciente. Ademais, com os devidos cuidados com a higiene bucal e alimentação adequada, o clareamento pode durar muitos anos.
5. Aposte em laminados cerâmicos
As lentes de contato e as facetas de porcelana são capas ultrafinas que são aderidas na superfície dentária. Desse modo, elas corrigem problemas como dentes separados, trincados, lascados, muito pequenos ou em tamanhos diferentes.
Mas o tratamento também é indicado para quem tem um sorriso amarelado e que não responde ao clareamento dentário. O procedimento é indolor e os laminados podem ser aplicados em um ou em toda a arcada dentária.
6. Visite o dentista regularmente
As visitas regulares ao dentista são essenciais para manter sua saúde bucal em dia e seus dentes bonitos para toda a vida. Isso porque, durante as consultas, o profissional avaliará sua cavidade oral em busca de alterações e, caso identifique algum problema, vai propor a melhor opção de tratamento.
Lembrando que quanto antes for feita a intervenção, mais simples e menos custoso será o procedimento. Além disso, durante as consultas, o dentista faz a limpeza profissional, quando são removidos a placa bacteriana e o tártaro, que são as principais causas de cáries, gengivite e periodontite.
Então, se você sente vergonha de sorrir por causa da aparência de seus dentes, procure tratamento quanto antes. A qualidade de vida do indivíduo depende de uma boa autoestima. Por isso, não deixe o problema se agravar para não comprometer suas relações pessoais e de trabalho.
Gostou do conteúdo? Então, que tal aprender de uma vez por todas a cuidar melhor do seu sorriso?
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”