Agende sua avaliação
vergonha de sorrir

Tem vergonha de sorrir? Veja 6 formas de melhorar a autoestima

Tempo de leitura 3 min

Ter dentes tortos, amarelados, separados ou com um formato não muito agradável deixa as pessoas com vergonha de sorrir. Isso porque, em uma sociedade onde a aparência é muito valorizada, um sorriso bonito é essencial para uma boa autoestima e qualidade de vida.

No entanto, nem todos são agraciados com a genética e acabam tendo dentes feios. A boa notícia é que os problemas podem ser contornados com bons hábitos e alguns procedimentos básicos.

Continue a leitura deste post e confira 6 formas de elevar a autoestima!

1. Capriche na escovação

Se você não quer ter vergonha de sorrir, tenha e mantenha bons hábitos de higiene. Entenda que as principais doenças bucais são causadas por uma escovação deficiente e falta de uso do fio dental.

Escovar os dentes corretamente evita o desenvolvimento de tártaro, cárie e problemas nas gengivas.

Lembrando que essas doenças causam perda dentária, o que prejudica a beleza de seu sorriso.

2. Coloque aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é o tratamento mais indicado para quem tem dentes desalinhados. Além de melhorar a estética do sorriso, ele ainda corrige problemas na mordida, deixando o processo mastigatório mais eficiente.

O melhor de tudo é que, hoje, existem diversas opções além do aparelho metálico. Então, mesmo pessoas adultas podem recorrer ao tratamento, sem ter aquela aparência de adolescente.

3. Use prótese ou implante dentário

Se você usa dentadura, tem dentes faltosos na boca e, por isso, fica com vergonha de sorrir, é possível recorrer ao uso de próteses fixas ou implantes. Os procedimentos são indicados para pacientes de todas as idades, que têm falta de um, alguns ou todos os dentes.

Ambos os tratamentos oferecem resultados estéticos muito bons e melhoram a mastigação do paciente. Mas apenas o dentista pode avaliar qual a opção mais adequada para cada caso.

4. Faça um clareamento

Se você tem vergonha de sorrir por causa da cor de seus dentes, aposte em um clareamento dentário. A técnica remove manchas e deixa seu sorriso em sua tonalidade original.

O procedimento é simples, indolor e existem técnicas diferentes, que são indicadas de acordo com o nível de escurecimento dos dentes e perfil do paciente. Ademais, com os devidos cuidados com a higiene bucal e alimentação adequada, o clareamento pode durar muitos anos.

5. Aposte em laminados cerâmicos

As lentes de contato e as facetas de porcelana são capas ultrafinas que são aderidas na superfície dentária. Desse modo, elas corrigem problemas como dentes separados, trincados, lascados, muito pequenos ou em tamanhos diferentes.

Mas o tratamento também é indicado para quem tem um sorriso amarelado e que não responde ao clareamento dentário. O procedimento é indolor e os laminados podem ser aplicados em um ou em toda a arcada dentária.

6. Visite o dentista regularmente

As visitas regulares ao dentista são essenciais para manter sua saúde bucal em dia e seus dentes bonitos para toda a vida. Isso porque, durante as consultas, o profissional avaliará sua cavidade oral em busca de alterações e, caso identifique algum problema, vai propor a melhor opção de tratamento.

Lembrando que quanto antes for feita a intervenção, mais simples e menos custoso será o procedimento. Além disso, durante as consultas, o dentista faz a limpeza profissional, quando são removidos a placa bacteriana e o tártaro, que são as principais causas de cáries, gengivite e periodontite.

Então, se você sente vergonha de sorrir por causa da aparência de seus dentes, procure tratamento quanto antes. A qualidade de vida do indivíduo depende de uma boa autoestima. Por isso, não deixe o problema se agravar para não comprometer suas relações pessoais e de trabalho.

Gostou do conteúdo? Então, que tal aprender de uma vez por todas a cuidar melhor do seu sorriso?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.