Ortodontia

Periodontite: saiba por que você deve ficar atento a esse problema

maio 27, 2019
Tempo de leitura 6 min

A periodontite é uma doença muito comum entre a população adulta — cerca de 50% de pessoas adultas sofrem com o problema. No entanto, muitas pessoas acabam não levando a patologia a sério, resultando em perda dos dentes e o desenvolvimento de doenças sistêmicas.

Apesar de se tratar de uma doença grave, ela tem cura, e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menores serão as consequências para a saúde bucal e para a estética do sorriso do paciente.

Neste post, vamos explicar o que é a periodontite, quais são suas causas, sintomas, consequências da doença e opções de tratamento. Confira!

O que é a periodontite?

A periodontite é, na realidade, a evolução da gengivite não tratada. Mas, ao contrário da gengivite, que atinge apenas as gengivas, a periodontite afeta também os tecidos que dão suporte aos dentes, como o osso alveolar e o ligamento periodontal.

Quais são os sintomas da doença?

Os primeiros sintomas da periodontite são bastante parecidos com os da gengivite. Por isso, é importante ficar atento para que o quadro não se agrave e o paciente sofra com a perda dentária. Veja alguns sinais da doença.

Amolecimento e queda dos dentes

A periodontite destrói os ossos e ligamentos que dão suporte ao dente. Sendo assim, quando o paciente sofre com o problema, é comum que os dentes fiquem moles ou até mesmo mudem de posição na arcada dentária.

Dentes alongados

Quando as estruturas que suportam os dentes são destruídas, o gengiva cai e deixa os dentes mais expostos, causando uma aparência de dentes alongados.

Aumento da sensibilidade

retração gengival, quadro muito comum em pacientes com periodontite, deixa as raízes dos dentes expostas, o que causa muita dor e sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou gelados.

Formação de bolsas nas gengivas

Outro sintoma bastante comum da periodontite é o aparecimento de bolsas ao redor dos dentes. 

Dores

As dores também são um sintoma bastante comum e acontecem devido ao acúmulo de resíduos alimentares e pus nas bolsas formadas nas gengivas.

Mau hálito

Quando um paciente está sofrendo com esse problema, há um acúmulo muito grande de bactérias na boca. Então, ao passo que esses microrganismos realizam a decomposição dos resíduos alimentares na boca, há a liberação de um odor malcheiroso.

Outros fatores que contribuem para o mau hálito são o sangramento frequente e a presença de pus nas gengivas.

Alteração do paladar

Pacientes com periodontite sofrem com o excesso de placa bacteriana e tártaro, o que pode causar mudança no sabor dos alimentos.

Quais são as causas da periodontite?

A principal causa da periodontite é a gengivite não tratada, pois quando seu quadro evolui, ela se torna mais agressiva e pode levar a consequências graves. 

O processo que leva uma simples inflamação na gengiva — gengivite — a se tornar um periodontite varia de caso para caso. Mas, na maioria das vezes, a doença se origina pelo acúmulo de tártaro — massa endurecida de cor amarelada e amarronzada que se acumula entre os dentes e as gengivas.

Entretanto, há outros fatores que contribuem com o aparecimento e agravamento da periodontite, como predisposição genética, diabetes e tabagismo. Pessoas estressadas também podem entrar para o grupo de risco para o desenvolvimento da doença.

O que acontece se o problema não for tratado?

A principal consequência da doença é a perda dentária. Esse fator prejudica não só a harmonia facial do paciente, como também prejudica sua mastigação e fala. Além disso, pacientes que sofrem com a perda dentária entram no grupo de risco para o desenvolvimento de distúrbios mentais, devido a problemas de autoestima.

No mais, há o risco de as bactérias presentes na infecção caírem na corrente sanguínea, o que leva à doenças cardíacas e outros problemas. Em mulheres grávidas, existe o perigo de complicações na gravidez, como levar ao parto prematuro.

Quais são as opções de tratamento?

O tratamento para periodontite depende da gravidade do problema. Em casos os quais a doença está em um estágio mais leve, uma limpeza profunda já é o suficiente, mas, quando o quadro está avançado, é necessário fazer uma cirurgia.

Veja quais são as opções de tratamento.

Raspagem periodontal

A raspagem consiste na remoção do tártaro que está acumulado entre os dentes e gengivas. Esse processo pode ser feito isoladamente, dependendo do estágio da periodontite, ou acompanhada de cirurgias de acesso ou regenerativa, que visa a recuperação do tecido periodontal.

Além disso, o dentista pode prescrever o uso de medicamentos.

Controle de placa bacteriana 

Nessa etapa, o dentista faz a profilaxia para remover a placa bacteriana e passa orientações para o paciente para que ele faça o controle da placa. Caso o controle não seja feito, a doença pode voltar.

Além disso, o paciente deve fazer consultas para acompanhar a resposta do paciente em relação ao tratamento. Essa etapa é importante para que o dentista identifique a possibilidade de uma nova intervenção.

Uso de medicamentos

O uso de medicamentos também é bastante comum, pois a periodontite é um processo infeccioso, que precisa ser controlado.

Como evitar a periodontite?

A prevenção ainda é a melhor arma contra a periodontite. Por isso, o ideal é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições e usando o fio dental regularmente. 

Ter uma dieta equilibrada, rica em frutas legumes, verduras e poucos alimentos açucarados ajuda a manter suas gengivas e dentes saudáveis. No mais, o cigarro deve ser evitado, e se você é uma pessoa estressada, deve procurar formas de aliviar o problema fazendo aulas de yoga, meditação e atividades ao ar livre.

No mais, é importante visitar o dentista periodicamente para que o profissional faça um check-up completo de sua saúde bucal. Além disso, é importante fazer a profilaxia pelo menos uma vez ao ano, pois esse procedimento remove a placa bacteriana e o tártaro, que são os principais causadores das doenças periodontais.

Pessoas com predisposição genética para o desenvolvimento da periodontite precisam ter ainda mais cuidados com sua saúde bucal.

Gostou do post e precisa de profissionais qualificados para cuidar de sua saúde bucal e de sua família? Então entre em contato com a Odonto Company e conheça sua equipe de profissionais. 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário