Agende sua avaliação

Aparelho no céu da boca: o que você precisa saber

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

A depender da necessidade de cada paciente, o tratamento odontológico pode exigir o uso de algum dos vários tipos de aparelhos ortodônticos. Um deles é o aparelho no céu da boca, como é conhecido popularmente o aparelho expansor ou expansor palatino.

Por isso, é fundamental entender em que casos esse dispositivo costuma ser indicado e como ele impacta a saúde bucal dos pacientes. Quem vai fazer uso do aparelho no céu da boca também precisa saber quais são os cuidados necessários ao longo do tratamento para evitar problemas e desconfortos.

Neste post, trouxemos essas e outras informações para ajudar você a tirar as dúvidas sobre esse tipo de aparelho. Boa leitura!

O que é o aparelho do céu da boca?

O aparelho do céu da boca é um modelo utilizado no palato, que é justamente o chamado céu da boca. A estrutura do dispositivo apresenta um parafuso central, que permite ajustar o aparelho no decorrer do tratamento, e pode ser móvel, fixa ou, ainda, presa aos dentes laterais superiores. Além disso, alguns tipos também têm uma placa de acrílico.

Esse tipo de aparelho ortodôntico serve para solucionar problemas causados pelo estreitamento do palato. Nessa condição, a arcada dentária é estreita, de modo que não há espaço adequado para todos os dentes. Como consequência disso, pode ocorrer mordida cruzada, bruxismo, apinhamento dentário, disfunção no céu da boca, entre outras situações.

Na prática, o que o aparelho no céu da boca faz é aumentar o tamanho do palato. Logo, é indicado para quem apresenta problemas como os que citamos, os quais também podem gerar outras complicações, como dor de cabeça, ronco, apneia do sono, dentes desalinhados e inclinados.

Quanto tempo dura o tratamento com esse tipo de aparelho?

O tempo de duração do tratamento com o aparelho expansor vai depender das necessidades de cada pessoa. Em média, é possível alcançar bons resultados em 4 a 6 meses, o que, de modo geral, é considerado um prazo relativamente curto.

Vale destacar que os resultados são mais rápidos em crianças e adolescentes do que nos adultos. Isso acontece porque os mais jovens ainda estão com os dentes e o palato em desenvolvimento, o que faz com que a expansão dessa região da boca seja mais fácil.

Quais são os tipos de aparelho do céu da boca?

Existem alguns modelos de aparelho expansor, que são usados conforme o caso de cada paciente. A seguir, veja quais são os principais.

Hyrax

O Hyrax é o aparelho no céu da boca mais utilizado em pessoas com até 15 anos, que ainda estão com os ossos faciais e a arcada dentária em desenvolvimento. Esse modelo é ajustável e conta com um eixo central que faz força sobre 4 suportes presos aos dentes, fazendo com que o palato se amplie.

McNamara

Esse tipo de aparelho expansor é bastante utilizado quando os suportes do Hyrax não podem ser fixados aos dentes. O McNamara também tem um eixo central que pode ser ajustado conforme o céu da boca se expande ao longo do tratamento, mas conta com uma estrutura de acrílico em vez dos suportes.

Hass

O Hass traz características de ambos os outros modelos. Assim, esse tipo é composto por um eixo central, 4 suportes presos aos dentes e uma estrutura de acrílico que fica no céu da boca. Dessa forma, o aparelho faz mais força para ampliar o palato, mas acaba necessitando de mais cuidados na higienização para evitar problemas.

Quais são os benefícios do aparelho no céu da boca?

Usar o aparelho no céu da boca no tratamento odontológico traz vários benefícios, como os que você pode conferir aqui.

Evita extrações de dentes

Ao liberar mais espaço na arcada para os dentes serem alinhados corretamente, o expansor palatino evita que seja necessário extrair alguns deles. Consequentemente, evita-se, também, os riscos de infecções e complicações que vêm com esse tipo de procedimento.

Melhora a mastigação

A mordida cruzada é um dos vários problemas que podem ser solucionados com o aparelho no céu da boca. Desse modo, os pacientes passam a mastigar da forma correta, com movimentos mais estáveis e eficientes, evitando dores na mastigação e melhora até mesmo a digestão dos alimentos.

Melhora a fala

Dentes mal posicionados influenciam o posicionamento da língua e a respiração bucal, que são fatores que interferem na fala. Assim, a melhora na dicção é mais um benefício que se observa quando há a correção da arcada graças ao aparelho expansor.

Diminui o tempo de tratamento

Usar o aparelho no céu da boca reduz consideravelmente o tempo total de tratamento ortodôntico, já que esse dispositivo libera espaço na arcada dentária rapidamente e de forma simples. Quando é preciso fazer extrações, o prazo é maior devido ao tempo necessário para a recuperação após esses procedimentos.

Melhora o sorriso

Além de todos os benefícios anteriores, o tratamento com aparelho no céu da boca permite alcançar um sorriso mais harmonioso, evitando constrangimentos no dia a dia. Essa é uma questão estética que também merece destaque, uma vez que interfere na autoestima e no bem-estar das pessoas.

Quais cuidados devem ser tomados com esse aparelho?

Para obter os melhores resultados possíveis com o aparelho no céu da boca, é fundamental tomar alguns cuidados durante o tratamento. São eles:

  • ir à clínica odontológica regularmente para o dentista fazer os ajustes adequados no aparelho;
  • fazer a higienização bucal da forma correta, o que inclui escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal. É importante se lembrar de higienizar também cada uma das partes do aparelho para não acumular placas bacterianas;
  • no caso de aparelho móvel, reforce a higienização com o uso de pastilhas efervescentes do tipo próprio para limpar próteses dentárias;
  • evitar o consumo de alimentos muito duros que tendem a grudar nos dentes e no aparelho, como balas e outros doces.

Quando o expansor palatino causa desconforto na boca, a dica é fazer compressas para diminuir a dor e optar por alimentos pastosos, líquidos e gelados. Em alguns casos, é possível recorrer a analgésicos, mas somente com uma recomendação médica.

Por fim, vale a pena reforçar a importância da manutenção correta do aparelho no céu da boca. O tratamento com esse dispositivo é bastante eficaz, desde que todos os cuidados sejam tomados e que o acompanhamento seja feito por profissionais qualificados. Assim, você pode aproveitar cada um dos benefícios que ele proporciona.

Gostou de se informar sobre o aparelho no céu da boca? Curta as nossas páginas nas redes sociais e continue acompanhando nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.