Agende sua avaliação

Saiba o que NÃO pode comer quando tira o siso

Tempo de leitura 3 min

Entre os cuidados necessários após uma cirurgia odontológica, a mudança na alimentação certamente é um dos principais que você deve observar. Por isso, entender de antemão o que não pode comer quando tira o siso é fundamental para uma recuperação rápida e tranquila.

O ideal é evitar opções que dificultam a mastigação, causam desconforto na boca e podem atrapalhar a cicatrização no local do procedimento. Nesse sentido, saber que alimentos são esses ajuda a evitar transtornos que atrapalham o processo e o seu bem-estar.

Neste post, confira o que não pode comer quando tira o siso e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

Alimentos duros

Durante a recuperação de uma extração de dente, é muito importante não forçar a boca durante a mastigação. Assim, recomenda-se evitar alimentos duros, como as carnes, que precisam ser mastigadas várias vezes antes de engolir.

Outro bom exemplo são as frutas, como maçã, que têm consistência mais dura. Para incluí-las na alimentação durante o pós-operatório, prefira receitas preparadas com elas, como sucos, vitaminas e purês.

Alimentos apimentados e ácidos

Alimentos ácidos, como as frutas cítricas, e com muita pimenta ou condimentos podem causar irritação na boca, especialmente na gengiva e na região da cirurgia. Por esse motivo, é melhor tirar essas opções do cardápio durante a recuperação e dar preferência a sabores mais suaves.

Alimentos crocantes

Biscoitos, castanhas, amendoins e outros alimentos crocantes também fazem parte da lista do que não pode comer quando tira o siso. Isso porque, são quebradiços e podem machucar a gengiva que já está sensibilizada, além de haver o risco de algum pedacinho ficar preso no local da extração do dente, atrapalhando sua cicatrização e aumentando o risco de infecção.

Alimentos e bebidas quentes

Principalmente nas primeiras 48 horas após retirar o siso, evite quaisquer alimentos e bebidas quentes ou mornos. Esse cuidado é importante porque o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que aumenta as chances de ter um sangramento no pós-operatório. Então, passe os primeiros dias de recuperação ingerindo apenas comidas e bebidas frias.

Refrigerantes

O consumo de refrigerantes também deve ser evitado após a retirada do siso porque essa bebida tem uma acidez que irrita a região do procedimento cirúrgico. Outro motivo é que o gás dos refrigerantes intensifica a sensação de inchaço e atrapalha a cicatrização.

Além de saber o que não pode comer quando tira o siso, a recuperação também exige outros cuidados, como:

  • evitar usar canudos na ingestão de bebidas, pois o movimento de sucção aumenta as chances de inflamação;
  • fazer a higiene bucal com delicadeza para não machucar a região da cirurgia;
  • não fazer esforço físico;
  • evitar exposição ao sol.

Todas essas precauções são importantes para que você tenha uma recuperação sem problemas e volte às suas atividades normais o mais rápido possível. Por fim, lembre-se de seguir as orientações do dentista sobre o que não pode comer quando tira o siso e sobre os demais cuidados que você precisa ter.

Quer continuar se informando sobre esse assunto? Leia também o post sobre 7 cuidados para um pós-operatório tranquilo após tirar o siso!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.