Agende sua avaliação
fio dental

Como usar o fio dental? Veja nossas dicas para não errar

Tempo de leitura 6 min

Saber como usar fio dental é importante para manter os dentes higienizados e proteger da contaminação microbiana, pois a maioria das infecções ocorre devido aos resíduos que não foram retirados corretamente.

Por isso, vamos refletir sobre algumas perguntas, para saber o seu nível de conhecimento sobre o assunto:

• Você faz a higienização bucal corretamente?

• Escova os dentes sempre após as refeições e antes de dormir?

• Sabe como usar o fio dental?

Se caso teve dúvidas para respondê-las, é sinal de que precisa de mais informações, principalmente em relação ao uso do fio dental.

Dessa forma, é importante conhecer a forma certa de utilizar esse acessório para garantir que sua boca fique limpa por completo.

Quer algumas dicas para incorporar de vez o fio dental nos seus hábitos?

Então continue a leitura e aprenda a como usar esse item, que é indispensável para quem quer ficar bem longe dos problemas bucais!

Entenda os tipos de fio dental

Há quem pense que o fio dental é sempre igual. Porém, existem diversas diferenças entre os produtos disponíveis no mercado, principalmente em relação ao material usado para sua fabricação e, consequentemente, suas indicações.

Os fios dentais são formados por filamentos que podem ser únicos, chamados de monofilamentos, ou múltiplos, que são envoltos em um cilindro para facilitar a aplicação.

O monofilamento tende a ser mais fino e achatado, sendo mais vantajoso pelo fato de não desfiar durante o uso. Em geral, é indicado para pessoas com arcada dentária muito junta, o que dificulta o alcance da escova em todos os pontos.

O modelo composto por múltiplos filamentos é o mais utilizado, sendo útil para limpeza diária dos dentes devido ao poder de penetração, desde que o processo seja executado adequadamente e o fio dental tenha o comprimento necessário.

Já o chamado superfloss é direcionado a pessoas que usam aparelhos ortodônticos, situação em que a higienização precisa ser bem detalhada para evitar o acúmulo de restos alimentares, que propicia o aparecimento da placa bacteriana.

Existem também os acessórios que facilitam a limpeza dos dentes, como o passa fio e a haste. Eles ajudam a deslizar os filamentos entre os dentes, proporcionando a melhoria da arcada dentária ao longo do tempo.

Utilize o mais adequado para sua arcada dentária

Se você olhar atentamente na prateleira da farmácia ou do supermercado, vai notar que existem diferentes tipos de fio dental. Então, qual utilizar? A escolha vai depender do tipo da sua arcada dentária. Veja só:

  • fios de teflon ou nylon — indicados para quem tem os dentes mais juntinhos ou dentes apinhados (quando um fica em cima do outro). Esse material permite que o fio deslize com mais facilidade, ajudando você a fazer uma boa limpeza;
  • fios encerados — são feitos de tecido. Sua indicação é para quem tem mais espaço entre os dentes.

Mas você deve ter se lembrado da fita dental, não é mesmo? Ela é mais grossa e achatada, ideal para quem tem os dentes mais separados e, assim, retém com mais facilidade restos de alimentos entre eles.

De qualquer forma, se ainda estiver com dúvidas, converse com seu dentista, que indicará o fio dental mais adequado e orientará sobre o modo correto de deslizá-lo entre os dentes para que ele não cause problemas gengivais.

Passe o fio, pelo menos, uma vez ao dia

Você tem o costume de usar o fio dental? Com qual frequência? Muita gente só se lembra dele quando tem algum alimento incomodando entre os dentes. Mas saiba que, assim como a escova e o creme dental, ele deve fazer parte da higienização bucal.

Se não conseguir utilizá-lo sempre, procure, pelo menos, passar o item uma vez ao dia. Dessa maneira, você garante a eliminação de todos os restinhos de comida, inclusive dos locais mais difíceis, como o espaço entre os dentes e a linha da gengiva.

Sendo assim, o melhor horário para usar o fio dental uma vez ao dia é na escovação noturna, pois nesse período os dentes ficarão mais tempo em contato e sem ação, evitando a proliferação microbiana.

Não tenha pressa na hora de usar o fio dental

Para que a limpeza com o fio dental seja realmente eficaz, nada de ter pressa na hora de usar o item. A dica é fazer o uso em frente a um espelho e passá-lo entre todos os dentes. E, ao longo do processo, é fundamental transpassar no próximo dente uma parte do fio dental que ainda não foi usada.

Pode ser trabalhoso para quem não tem o costume de utilizar, mas com o tempo, você pega prática e consegue ser mais ágil nessa etapa da higienização bucal, que é tão fundamental quanto a escovação adequada.

Isso porque, o fato de retirar os resíduos alimentares nos locais em que a escova dental não alcança, evita também o desenvolvimento de tártaro e placa bacteriana, que são os vilões do sorriso bonito.

Não economize no tamanho do item

Se você quer saber como usar o fio dental, deve ter ciência da importância de pegar um pedaço grande dele. Para conseguir limpar entre todos os dentes, você vai precisar, em média, de 40 cm do fio ou fita dental.

Para ter firmeza no processo, prenda uma parte de cada extremidade nos dedos médios. Desse modo, você vai conseguir que ele deslize com mais facilidade e, assim, fará a higienização de maneira correta.

Em seguida, deslize o fio dental até a gengiva próxima do dente e faça movimentos de zigue-zague em cada lado, porém, sem muita força, para ajudar a desprender algum resíduo e higienizar os dentes por completo.

Saber como usar o fio dental é crucial para manter os dentes higienizados, sem mau hálito, evitando também o aparecimento de tártaro e cárie.

E também, utilizar o fio dental adequado para cada tipo de arcada dentária, na frequência recomendada pelo dentista e do modo correto, garantirá um sorriso belo e com menor chance de complicações.

Viu só como usar o fio dental é fácil? Incorporando-o na limpeza bucal, você evita problemas como a gengivite, a formação da placa bacteriana, da cárie e também o mau hálito.

Falando em saúde bucal, aproveite a visita ao blog para conferir este texto: “Afinal, o que causa o tártaro? Veja aqui!“.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

8 Comentários

  1. Eu preciso de fazer il exame na dente

    1. Olá Kendy, como vai? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.