Saiba quais são os tipos de aparelho dentário

Tempo de leitura 3 min

Dentes desalinhados podem trazer vários problemas para nossa saúde bucal. Além de causar uma sensação ruim na estética, que compromete a autoestima, eles podem prejudicar a mastigação correta e a higiene bucal. Pensando em resolver o problema do desalinhamento, a odontologia desenvolveu diversos tipos de aparelho dentário.

Cada aparelho pode resolver problemas específicos da arcada dentária do paciente, e o tempo de uso também é personalizado. Hoje em dia, os aparelhos podem ser os mais variados. Há aqueles mais visíveis, que contam com coloração de borrachinhas, e outros totalmente discretos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste texto e conheça os principais tipos de aparelho dentário.

Aparelho lingual

Esse aparelho, também denominado de aparelho invisível, é comumente utilizado por pessoas que se envolvem com a prática diária de esportes de alto impacto. É o caso de atletas de luta e futebol.

A razão para isso é que o aparelho lingual diminui os riscos de lesionamento, caso se tenha algum contato direto com objeto ou impacto com outra pessoa que possa machucar.

O aparelho lingual é semelhante ao tipo de aparelho fixo tradicional, pois é elaborado em material metálico, tem fios, bráquetes, além das tradicional borrachinhas.

O que diferencia o aparelho lingual do tradicional é que ele é posicionado na parte interna dos dentes. Dessa maneira, o paciente pode passar todo o tratamento ortodôntico sem que outras pessoas percebam que ele está usando aparelho.

É importante destacar que, embora seja bastante eficiente na solução de diversos problemas de ordem ortodôntica, o aparelho lingual requer uma higienização mais atenciosa.

Isso porque, como toda a estrutura do aparelho está instalada na parte interna, vai ser exigida do paciente bastante disciplina em limpar as partes desse aparelho.

Aparelho móvel

Durante o tratamento ortodôntico, existem duas etapas principais: a fase ativa e a de contenção. A primeira diz respeito à utilização do aparelho que vai efetivamente realizar o alinhamento da arcada dentária.

A segunda etapa é implementada depois da utilização do aparelho e tem apenas o objetivo de manter o resultado já alcançado. O aparelho móvel é o instrumento utilizado para essa fase de contenção.

Ele geralmente é utilizado no período noturno e não existe uma regra que defina quanto tempo é necessário de uso do aparelho móvel. Apenas com uma avaliação do dentista é possível perceber quanto gradualmente deve ser usado esse aparelho.

Aparelho fixo metálico

Esse é um dos tipos de aparelho dentário mais usados pela população. Não é à toa que esse aparelho fixo metálico traz resultados bastante interessantes e consegue resolver a maioria dos tipos de desalinhamento dentário.

Ele é composto por fios, bandas, bráquetes, além das borrachinhas. Esse aparelho precisa de uma higienização correta para evitar o acúmulo de resíduos, que eventualmente pode desenvolver cárie e doenças periodontais.

Esses foram alguns tipos de aparelho dentário. É importante destacar que o preço do aparelho é relacionado a multifatores. O custo de mão de obra do dentista e o material de fabricação são os que mais interferem no valor pago pelo aparelho.

Gostou dessas informações? Compartilhe este texto nas suas redes sociais!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.