Ortodontia

Saiba como cuidar dos dentes e melhorar o sorriso

outubro 16, 2019
Tempo de leitura 6 min

Muitas pessoas têm problemas com a dentição, mas o que a maior parte delas não sabe é como cuidar dos dentes. Entenda, neste texto, por que os cuidados com a higiene da boca são importantes para manter a saúde do corpo e compreenda o que fazer para ter hábitos mais saudáveis.

Além disso, descubra no artigo a seguir quais são os principais benefícios que você ganha ao adquirir essa prática higiênica, desde o aumento de confiança em si mesmo até a harmonização do seu sorriso.

Por último, fique por dentro de uma lista com 5 dicas incríveis que deixam a sua dentição saudável — como realizar os exames periodicamente, se consultar com um especialista, fazer a escovação diária, usar o fio dental e ter uma alimentação equilibrada. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Por que cuidar dos dentes impacta a saúde do corpo?

Se engana quem pensa que ter cuidados bucais é apenas uma preocupação estética. Considerada a maior cavidade corpórea, é pela boca que entram micro-organismos e bactérias, os quais podem prejudicar outros órgãos e comprometer o funcionamento dos dentes, gengiva e língua.

Além disso, as funções orais estão associadas à respiração, à fala e à mastigação, o que indica dizer que a falta de higiene na área leva a problemas graves, podendo, inclusive, desencadear diabetes, comprometer a parte cardíaca e aumentar severamente a possibilidade de infarto.

Para se ter uma ideia, pacientes com pouco asseio bucal costumam apresentar problemas como a cárie, a gengivite (inflamação gengival), o mau hálito e a placa bacteriana (colônia de bactérias geralmente entre a gengiva e o dente que, após virar uma placa endurecida, leva ao tártaro). Para evitar dor de cabeça, mantenha uma escovação diária e procure o especialista com frequência.

Quais são as principais vantagens ao cuidar dos dentes?

Você percebeu como a saúde da boca afeta o funcionamento de diversos órgãos, desde a mastigação até a fonação — que é o trabalho de emitir sons pela via oral. No entanto, há outras vantagens associadas ao cuidado com a dentição, a começar pela autoestima.

Nos dias de hoje, o sorriso harmônico é desejado por todos e alguns problemas bucais podem causar insegurança e até depressão nas pessoas. Por isso, manter os dentes livres de bactérias e se preocupar com a estética e as funções bucais importa para ter uma vida saudável, socializar-se e estar bem consigo mesmo.

Que dicas úteis seguir para manter saúde bucal?

Você entendeu como o corpo depende da saúde da boca, uma vez que lá estão funções essenciais como a mastigação. Porém, quais dicas seguir para ter hábitos mais saudáveis com a limpeza dos dentes? A resposta é simples e compreende estas cinco etapas: consulta com um dentista confiável, exames atualizados, alimentação saudável e regulada, escovação diária e uso do fio dental.

Consulta com especialista

Ainda que você faça escovação diariamente e mantenha a higiene da sua boca, é necessário se consultar com um especialista semestral ou anualmente. O dentista tem a formação adequada para detectar problemas e chegar ao tratamento mais adequado para você manter a função e a estética bucais.

Exames em dia

O item anterior nos traz a este: os exames detalham a saúde bucal e são importantes para que o especialista dê um diagnóstico preciso e sugira um tratamento adequado para o paciente. De forma geral, a análise se dá tanto pela consulta quanto por radiografias e tomografias, as quais mapeiam as funções bucais e são primordiais para observar detalhes não visíveis no exame clínico.

Alimentação

Sabia que os alimentos influenciam na saúde da sua boca? Além das cáries, a má alimentação é responsável pelo desencadeamento de várias doenças bucais, pois comidas ricas em teor de açúcar, amido e carboidrato ajudam na proliferação de ácidos que corroem o esmalte do dente.

Porém, caso você não consiga mudar os hábitos alimentares, é melhor consumir produtos desse tipo durante as refeições, o que evita que restos alimentícios fiquem entre os dentes. Apesar disso, o ideal é manter a nutrição equilibrada, em horários fixos, para conseguir o sorriso funcional e esteticamente bonito.

Escovação

A escovação após as refeições, sem dúvida, é um dos hábitos que mantêm a sua saúde bucal. Sabe quantas vezes deve fazer isso? Para tirar a dúvida, a recomendação da Associação Dental Americana é de fazer a escovação com movimentos não muito prolongados e suaves três vezes ao dia por 2 minutos.

Da mesma forma, indica-se que a escova tenha cerdas macias e cabeça em tamanho que alcance as áreas internas da boca. Outro detalhe que envolve a ferramenta é a sua troca, que deve ser feita após o utensílio apresentar desgaste. Diariamente, limpe a área entre os dentes, a gengiva e a língua para evitar proliferação de bactérias.

Fio dental

Não basta ter uma boa escovação para ficar livre de problemas na boca. Para manter a saúde em dia, não se esqueça de usar fio dental após fazer a limpeza com a escova. O utensílio consegue limpar os lugares aos quais a escova não chega com facilidade e é um importante método para eliminar, em casa, a placa bacteriana.

Nesse sentido, a ferramenta (que nunca deve forçar a gengiva, sendo usada com bastante suavidade para não cortar a região entre os dentes) reduz bastante o risco de algumas doenças, como a periodontal, a qual pode levar à perda do tecido ósseo.

Este conteúdo explicou por que cuidar da saúde bucal importa, já que ela se relaciona com várias funções vitais que afetam o corpo. Fora isso, detalhou que vantagens como a autoconfiança e o sorriso harmônico estão ligadas aos cuidados com a dentição. Por fim, você ficou por dentro de dicas — como fazer exames regularmente e se consultar com o dentista — para manter o sorriso limpinho.

Agora que você sabe como cuidar dos dentes, por que manter o hábito e o que fazer para ter um sorriso mais harmônico, entre em contato com a OdontoCompany e marque a sua consulta com os melhores especialistas do país!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário