Agende sua avaliação
perda de dentes

Quais são as causas da perda de dentes? Saiba aqui

Tempo de leitura 3 min

A perda dos dentes não é um problema somente estético. Quando faltam dentes na boca, a pessoa não consegue mastigar corretamente os alimentos, o que ocasiona outros transtornos, como a não absorção dos nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

Além disso, o esforço necessário para mastigar quando faltam dentes na boca, causa desgaste em dentes saudáveis. O desalinhamento dentário é outro problema bastante comum, que, além de prejudicar a estética, ainda dificulta o processo mastigatório.

Neste post, vamos te mostrar alguns motivos que causam a perda dentária. Confira!

Má higiene

A falta de uma boa higiene bucal é uma das principais causas da perda dentária. Isso porque, quando os dentes não são limpos corretamente, há um acúmulo de resíduos alimentares que causam as cáries e outras doenças bucais.

Quando o fio dental não é usado diariamente, os riscos de doenças aumentam. O hábito de dormir sem escovar os dentes é um problema grave, pois durante a noite a produção de saliva diminui, e a proliferação de bactérias aumenta, contribuindo com o aparecimento de placa e tártaro.

Periodontite

A periodontite é a evolução da gengivite que não foi tratada adequadamente. É uma doença grave que, se não tratada precocemente, destrói os ossos e tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes.

Além de causar a perda dos dentes, a periodontite causa outras patologias mais graves. Isso porque, caso as bactérias presentes na infecção atinjam a corrente sanguínea, elas podem provocar doenças cardiovasculares.

Diabetes

Pessoas com diabetes também estão no grupo de risco quando o assunto é perda de dentes. Isso porque o excesso de açúcar no organismo torna mais fácil o acúmulo de bactérias nas gengivas e nos dentes.

Nesse caso, o paciente desenvolve gengivite, que se não for tratada evolui para periodontite.

Doenças e acidentes

Doenças que exigem tratamentos agressivos, como radioterapia, quimioterapia ou uso de antibióticos por um longo período de tempo, enfraquecem o sistema imunológico. Dessa forma, há um risco de infecções dentárias que podem ocasionar a extração dos dentes.

Lesões causadas por acidentes, quedas ou prática de esportes também provocam a perda dos dentes.

Excesso de açúcar

Todos sabem que o açúcar é um dos principais vilões de um sorriso bonito e saudável. As bactérias presentes em nossa boca adoram um ambiente repleto de açúcares.

O consumo excessivo de alimentos doces contribui para o aparecimento de cáries e enfraquece o esmalte dentário, que é o revestimento responsável por proteger nossos dentes.

Substâncias químicas

O uso de drogas é outro fator de risco para a saúde e a beleza do sorriso. Substâncias como cocaína ou metanfetamina podem desencadear a liberação de ácidos no corpo, que afetam a flora bucal e podem causar a perda dentária.

Vale lembrar que, para manter dentes e gengivas sempre saudáveis, é essencial consultar o dentista regularmente. As visitas garantem um diagnóstico e o tratamento precoce de doenças.

Além disso, é importante realizar uma limpeza profunda pelo menos uma vez ao ano. O procedimento remove a placa bacteriana e o tártaro, que também são grandes causas da perda dos dentes.

As informações deste post foram úteis para você entender quais são as causas da perda dentária? Então, compartilhe essas informações com seus amigos em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.