Conheça os benefícios das facetas de porcelana

Tempo de leitura 5 min

As facetas de porcelana estão entre os tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos por quem deseja uma transformação no sorriso. Esse processo consiste no uso de pequenas peças, confeccionadas em porcelana, para revestir os dentes, tornando-os mais bonitos e harmônicos.

Desse modo, é indicado para a correção de manchas, fechamento de diastemas (espaço entre os dentes), recuperação de dentes quebrados, alterações de coloração, mudança de formato etc.

Para que você saiba um pouco mais sobre o assunto, vamos falar, neste post, sobre os benefícios das facetas de porcelana e as etapas para colocá-las. Continue com a gente!

Por que colocar facetas de porcelana?

As facetas de porcelana têm se destacado pelas suas inúmeras vantagens, proporcionadas principalmente à autoestima e qualidade de vida. Veja as principais e entenda por que elas são um ótimo investimento!

Corrige pequenos problemas estéticos

Ao longo da vida, alguns fatores geram muito incômodo e comprometem a estética do sorriso. Alguns são:

  • ingestão frequente de alimentos muito pigmentados;
  • realização de tratamento de canal — que pode levar ao escurecimento do dente;
  • hábito de fumar;
  • acometimento por bruxismo;
  • traumas dentários.

Para esses casos, as facetas de porcelana são ideais, pois conseguem proporcionar uma nova cor e forma aos dentes, com muita naturalidade quando bem-feitas. Elas também favorecem pacientes com desalinhamento leve, que não desejam passar por tratamento ortodôntico.

Durabilidade e resistência

A porcelana é um material tão resistente quanto os dentes naturais, por isso, estima-se que as facetas durem 10 anos ou mais, quando cimentadas corretamente e cuidadas de acordo com as orientações do dentista. Desse modo, o tratamento tem um ótimo custo-benefício, uma vez que a necessidade de refazê-lo é pouco provável.

Corrige o esmalte danificado

O consumo de alimentos e bebidas ácidas, associado a uma escovação agressiva, pode trazer danos ao esmalte dentário, gerando mudança de coloração e sensibilidade nos dentes. Diante desse quadro, as facetas de porcelana são possibilidade de tratamento para corrigir esses danos.

Garante brilho para os dentes

As facetas conferem um brilho diferenciado ao sorriso, que pode ser mantido sem grandes esforços. Basta higienizá-las de forma adequada e fazer uma visita ao dentista semestralmente para que o profissional realize um polimento.

Harmoniza a coloração dos dentes

Antes da instalação das facetas, o paciente poderá dizer qual cor deseja para seu sorriso. Geralmente, são escolhidos tons mais claros, que proporcionam beleza e jovialidade. O melhor de tudo é que essa tonalidade não sofrerá mudanças com o passar do tempo, permitindo uma vida normal e sem restrição de alimentos pigmentados.

Como as facetas são colocadas?

Conheça o passo a passo para a colocação das facetas de porcelana!

Consulta inicial

O primeiro passo para colocar as facetas é procurar um dentista de sua confiança e que realize esse tipo de procedimento. Inicialmente, ele avaliará se você realmente tem indicação, além de verificar a necessidade de outros tratamentos.

Realização de procedimentos pré-tratamento

Para colocar as lentes, é fundamental ter uma boa saúde bucal. Dessa forma, o dentista fará a remoção de cáries, raspagem de tártaro e limpeza profissional. Caso você escolha facetas mais claras que seus dentes naturais, realiza-se algumas sessões de clareamento, até que se obtenha uma tonalidade próxima à porcelana que será utilizada.

Powered by Rock Convert

Esses procedimentos costumam exigir mais de uma visita ao consultório, porém, são indispensáveis. Programe-se para comparecer às consultas, pois assim terá o seu novo sorriso mais rápido.

Moldagem

Com a saúde bucal em dia, é hora de realizar a moldagem da arcada dentária. O profissional utilizará um material apropriado para fazer uma cópia dos seus dentes e enviar ao laboratório, que planejará seu novo sorriso juntamente com o dentista.

Prova do novo sorriso

Em alguns dias, o profissional responsável pelo seu caso receberá o enceramento diagnóstico. Trata-se de um modelo de gesso da sua arcada dentária, com dentes esculpidos em cera, que simulam o seu novo sorriso.

Para que você possa aprovar ou solicitar ajustes, o dentista fará um “test drive”, denominado mock-up, que permite a visualização do resultado na própria boca.

Essa etapa é muito importante, visto que, após a aprovação e confecção das facetas, não será mais possível fazer modificações. Portanto, aproveite para tirar todas as suas dúvidas e analisar se o formato, tamanho e tonalidade dos dentes estão realmente como você quer.

Preparo dos dentes

Essa é a etapa mais temida pelos pacientes: o desgaste dos dentes. Ele deve ser feito para garantir que as facetas se encaixem perfeitamente, um fator muito relevante para sua durabilidade. Quando o caso é bem planejado e os elementos dentários estão em boa posição, esse desgaste não é grande.

Vale ressaltar que durante o procedimento não há nenhum tipo de dor, pois se utiliza anestesia local.

Cimentação das facetas de porcelana

Após a aprovação do novo sorriso e preparo dos dentes, o dentista marcará a cimentação das facetas. Nessa ocasião, é usada uma cola bastante potente, fazendo com que cada peça de porcelana fique unida de forma definitiva ao dente.

Quais os cuidados depois de colocar facetas de porcelana?

Muitos pacientes descuidam da saúde bucal por acreditarem que, com o dente coberto pela faceta, não é preciso fazer a higienização. Isso é um mito!

Depois do tratamento, você deve manter a escovação, o uso do fio dental e evitar alimentos muito duros, que podem fazer as peças de porcelana fraturarem. Não deixe de visitar seu dentista regularmente para que ele possa verificar se está tudo certo com seu novo sorriso.

Se notar que, depois de algum tempo, os dentes naturais estão mais escuros que aqueles com facetas, pode recorrer novamente ao clareamento para igualar a tonalidade. Basta conversar com um profissional para conhecer as possibilidades de minimizar esse contraste.

Com todas as vantagens das facetas de porcelana, você deve ter notado que elas são um excelente investimento. Entretanto, lembre-se de procurar um especialista para que todas as expectativas relacionadas ao resultado sejam atendidas.

E aí, curtiu este post? Gostaria de colocar facetas de porcelana? Então, entre em contato com a OdontoCompany e encontre os melhores profissionais para realizar esse tratamento!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Quanto está facetas de porcelanas, e qual a diferença prótese é imprante

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.