Agende sua avaliação
dentista

Você tem vergonha de ir ao dentista? Veja 7 dicas para perdê-la!

Tempo de leitura 5 min

Muitas pessoas redobraram os cuidados com a saúde oral, escovando os dentes e passando fio dental para prevenir doenças. No entanto, ainda há pacientes que descuidam do acompanhamento odontológico por medo de ir ao consultório. Pensando nisso, este conteúdo mostra como perder a vergonha de ir ao dentista.

A seguir, você vai saber por que é fundamental se consultar com um dentista regularmente e ainda, vai descobrir 7 dicas para superar a vergonha e buscar acompanhamento clínico.

Continue a leitura e saiba mais!

Por que se consultar com um dentista regularmente?

A higienização da boca, com escovações após as refeições e uso diário do fio dental, é extremamente necessária para evitar problemas na cavidade e preservar a saúde oral.

No entanto, a higienização diária deve ser associada a idas frequentes ao consultório do dentista — a cada semestre, de preferência. Assim, o profissional consegue avaliar o quadro clínico e indicar, caso seja necessário, algum tratamento.

O que ajuda a perder a vergonha de ir ao dentista?

Até aqui, você já sabe por que é necessário frequentar o consultório odontológico rotineiramente.

Mas, afinal, o que pode ajudar os pacientes com vergonha de ir ao dentista?

Listamos as principais dicas a seguir. Confira:

1. Entenda a importância de cuidar da saúde bucal

Para perder a vergonha de frequentar o consultório odontológico, é importante compreender antes de qualquer coisa por que cuidar da saúde bucal com o dentista.

A boca é indispensável para o funcionamento do corpo humano. Ela contribui para a mastigação, a fala e a respiração. Além disso, o órgão tem um grande impacto sobre a estética facial do paciente.

Por isso, ninguém melhor do que um especialista para cuidar das funções e da aparência do sorriso. Nesse caso, o especialista é o dentista.

2. Saiba que o profissional está acostumado a tratar vários problemas

Outra maneira de se conscientizar sobre a importância do acompanhamento odontológico é entender que o cirurgião-dentista está acostumado a cuidar de vários problemas na cavidade oral.

A depender da especialização, o profissional pode cuidar de várias disfunções, desde cáries até gengivite (infecção na gengiva), passando por mordida cruzada (desencontro dos dentes na mandíbula e maxilar), bruxismo (ranger dos dentes ) e apinhamento dentário (falta de espaço para desenvolvimento dos dentes).

Considerando que o dentista está apto a diagnosticar e tratar dessas e de outras condições bucais, é bem provável que esse profissional também possa ajudar o seu caso. Então, não há motivos para ter vergonha de se consultar com o dentista.

agendamento

3. Busque informações sobre a formação e a experiência do profissional

A dica anterior leva à necessidade de entender melhor o profissional que você vai buscar.

A formação e a experiência do dentista são importantes para tranquilizar o paciente. Então, antes de marcar um atendimento na clínica odontológica, é fundamental conferir a trajetória do profissional.

Busque informações sobre a graduação (cursos, extensões e pós-graduação contam) e os postos de trabalho ocupados pelo especialista.

4. Peça indicações de familiares e amigos

Para quem está com receio ou medo de ir ao dentista, uma dica que traz muito conforto é pedir indicação a amigos e familiares. Fica mais fácil criar um vínculo com o profissional quando ele é recomendado por pessoas que fazem parte do seu círculo íntimo.

Também vale a pena pesquisar na internet dentistas e clínicas odontológicas recomendadas na sua região. Avalie a experiência de pacientes com os profissionais e com a rede de consultórios.

5. Tire dúvidas com o dentista

Alguns procedimentos, sobretudo os mais complexos, costumam deixar muitas dúvidas. Para evitar a ansiedade e o medo das consequências do tratamento, é crucial compartilhar o seu sentimento com o dentista. Pergunte ao profissional quais são as etapas e as orientações até a recuperação dos tecidos e a reabilitação oral.

6. Dê preferência a consultórios com equipe multidisciplinar

Outro ponto que ajuda a superar a vergonha de ir ao dentista é buscar um consultório com equipe multidisciplinar. Mas o que isso significa? A odontologia multidisciplinar é um modelo que reúne especialistas de diferentes áreas para atuar em um caso clínico que coloca em risco a saúde bucal do paciente.

Uma equipe multidisciplinar consegue diagnosticar a condição bucal e acelerar o tratamento da disfunção oral. Isso ajuda a diminuir o risco de infecção e garantir um bom atendimento.

7. Escolha uma clínica de excelência

Por fim, se você quer perder o medo ou a vergonha de ir ao dentista, uma dica fundamental é escolher uma clínica de excelência. Consultórios bem-equipados e com uma equipe experiente conseguem dar conforto ao paciente.

Profissionais que atuam em clínicas renomadas podem diagnosticar precisamente o problema dos pacientes e indicar um tratamento adequado no menor tempo possível.

Como encontrar uma clínica odontológica confiável?

Para encontrar uma clínica odontológica confiável, é importante considerar a reputação do local na sua pesquisa. Escolha consultórios com infraestrutura e uma equipe preparada para examinar e cuidar da saúde oral de seus pacientes.

Se você ainda não conhece a Odonto Company, precisa conhecer. Somos a maior rede de clínicas odontológicas da América Latina e temos consultórios espalhados por todas as regiões do Brasil.

A OdontoCompany atende as mais diversas áreas da odontologia, desde a dentística até a ortodontia, passando pela odontopediatria e a implantodontia.

Agora que você já sabe como perder a vergonha de ir ao dentista, coloque as dicas em prática e escolha a rede de clínicas odontológicas com especialistas capacitados e uma infraestrutura de ponta para atender a todas as necessidades.

Gostou das dicas? Agora, chegou a hora de superar o medo de sorrir e conquiste mais qualidade de vida! Entre em contato com a OdontoCompany e agende sua avaliação.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

6 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.