Conheça as principais causas do bruxismo e saiba como evitá-las

Tempo de leitura 3 min

O bruxismo é uma doença mais comum do que pensamos e pode acontecer tanto durante o sono quanto com pessoas acordadas. O problema pode ser ocasionado por diversos fatores e gera inúmeras consequências.

Se você acorda frequentemente com uma sensação de tensão na mandíbula, pode estar sofrendo com o problema. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a doença, quais as suas consequências e as principais causas do bruxismo.

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional comum que atinge, principalmente, adultos e crianças, sendo menos comum em adolescentes.

Ela consiste em apertar e ranger os dentes de forma involuntária e ritmada e pode acontecer tanto durante o sono quanto quando a pessoa está acordada. Quando acontece durante o dia, o distúrbio pode ser chamado de briquismo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 30% da população mundial e sua principal causa está relacionada à saúde mental e a problemas como estresse, ansiedade e tensão.

Quais as consequências?

O distúrbio pode provocar diversos problemas que vão desde dores de cabeça e na articulação temporomandibular (ATM) até consequências mais sérias, como desgaste prematuro dos dentes e fraturas.

Além disso, pode afetar também o esmalte do dente, provocar sensibilidade e hipertrofia dos músculos da mastigação.

Quais as principais causas do bruxismo?

A causa exata do distúrbio ainda não é conhecida, entretanto, alguns fatores podem desencadear o problema, atuando sozinhos ou em conjunto. Confira os principais.

Estresse e ansiedade

O bruxismo pode estar relacionado aos problemas emocionais e, nesses casos, os sintomas se agravam quando o paciente passa por momentos de mais pressão ou crises de ansiedade. Já nos dias mais tranquilos, eles tendem a cessar.

Assim, ranger ou apertar os dentes passa a ser uma válvula de escape para momentos de frustração e raiva. No geral, o bruxismo por estresse acontece normalmente quando o indivíduo está acordado.

Má oclusão

O alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores também é um fator de risco para o bruxismo. Dentes desalinhados ou apinhados atrapalham o fechamento correto da boca e o encaixe dos dentes, o que favorece o distúrbio.

Idade

O bruxismo é uma doença muito comum em crianças na fase dos 6 e 7 anos e, geralmente, desaparece durante a adolescência.

A causa mais recorrente é uma resposta à dor de ouvido, que acontece frequentemente nessa idade. Como a ATM está muito próxima aos ouvidos, o bruxismo se torna uma tentativa de sanar a dor que antecede a inflamação.

Substâncias estimulantes

As substâncias estimulantes, como a cafeína, nicotina, álcool e outras drogas, também são fatores de risco que podem desencadear o bruxismo.

Em casos mais raros, é possível também que o distúrbio se desenvolva como efeito adverso de alguns medicamentos psiquiátricos em doses inadequadas, como Fluoxetina, Paroxetina e Venlafaxina.

O bruxismo é uma desordem funcional que não tem cura e seu tratamento tem como objetivo o alívio da dor e a prevenção de futuros problemas nos dentes. Contudo, conhecendo os fatores que desencadeiam o problema, é possível evitar o surgimento do distúrbio.

Caso note os sintomas, é importante procurar um dentista e utilizar placas de silicone ou protetores bucais para reduzir o desgaste dos dentes.

Quer saber mais sobre saúde bucal e receber posts como esse? Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

10 Comentários

  1. Meu neto tem 1ano e 8meses, ele range os dentes o dia inteiro. O que fazer

    1. Oi, Claudia. Tudo bem, o ideal é levar o seu netinho o quanto antes a um profissional para avaliá-lo.

  2. Tenho 47 anos e acordo com a mandigula travada, tenho muita dor na nunca e entra pra cabeça pode ser bruxismo?

  3. Tenho bruxismo nos dentes e estou sentindo enxaqueca todos os dias e descobri recente que estou com um dente com retração na gengiva será que existe solução para mim?

  4. Eu tenho Diabetes e bruxismo estou com muita dor nos dentes de baixo nos dentes de em cima uso.placa será que tenho que usar em baixo também estou com xiadeira nos ouvidos muito ruim pq faço

  5. Olá! O correto não seria placas de acrílico para prevenção dos desgastes?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.