Ortodontia

Você sabe o que é odontopediatria? Saiba mais neste post!

agosto 6, 2019
Tempo de leitura 3 min

O público infantil precisa receber um atendimento diferenciado quando o assunto é saúde bucal. As crianças devem ser tratadas por um dentista que seja paciente, respeite suas inseguranças e saiba como deixar a consulta bastante descontraída — e é assim que se trabalha na odontopediatria.

Quer entender melhor o que é odontopediatria e por que procurar essa especialidade para os pequenos? Então, confira nosso post e saiba também quando levar as crianças pela primeira vez na consulta.

O que é odontopediatria?

É a especialidade voltada para o atendimento odontológico de bebês e crianças. Desse modo, atua no diagnóstico, tratamento e também na prevenção de problemas de saúde bucal desse público.

Os odontopediatras são profissionais que tiveram uma formação direcionada para as especificidades dos pequenos — que apresentam o sistema orofacial e a dentição ainda em desenvolvimento. Além disso, sabem como lidar com as crianças, principalmente em relação ao medo e resistência que podem apresentar nas consultas.

Por que procurar essa especialidade para as crianças?

É importante levar as crianças no odontopediatra para que o atendimento ocorra de maneira tranquila. O paciente estará em um ambiente preparado para ele, com muitas cores e brinquedos para que ele se sinta bastante confiante e seguro na hora de realizar o tratamento.

O dentista se vale de métodos lúdicos para envolver os pequenos, como música, bonecos e fantoches para que a consulta seja descontraída. Além do tratamento, o profissional também é fundamental para orientar os pais e responsáveis quanto à higienização bucal das crianças, indicando como deve ser feita, qual creme dental deve ser utilizado, em qual quantidade, entre outros fatores.

No atendimento, o odontopediatra faz o acompanhamento da dentição (decídua, mista e permanente) e, assim, está apto para realizar o encaminhamento para o ortodontista ou para outros especialistas caso seja necessário.

Quando é preciso levar os pequenos no odontopediatra?

O quanto antes a família levar o bebê ao odontopediatra, melhor. Mesmo que ele ainda não tenha os primeiros dentinhos, o profissional pode avaliar as gengivas e língua e identificar malformações.

Mas é claro que muita gente não leva seus filhos nessa fase no dentista. O importante é não adiar a primeira consulta para que a criança comece a fazer a prevenção e a se acostumar com o consultório, materiais e procedimentos.

Além disso, com o acompanhamento desde cedo, o pequeno passa a confiar no profissional, facilitando o atendimento. Sem contar que as consultas regulares permitem que um simples problema bucal não tome grandes proporções, o que exigiria um tratamento mais longo e incômodo para a criança.

Como escolher o profissional ideal?

Na hora de escolher o dentista ideal, é importante saber se ele é especializado em odontopediatria, se tem um consultório preparado para atender esse público e com tecnologia para otimizar o atendimento. Um ponto importante também é a criança se sentir à vontade na consulta.

Além disso, é um diferencial o profissional fazer parte de uma clínica multidisciplinar, facilitando, assim, um possível encaminhamento. 

Agora você já sabe o que é odontopediatria e como essa especialidade é fundamental para oferecer o melhor tratamento para bebês e crianças. O importante é incorporar o check-up odontológico na agenda de saúde dos pequenos para que eles cresçam com um sorriso bonito e saudável.

Quer acompanhar outras dicas de saúde bucal para você e toda sua família? Então, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário