Ortodontia

Dentística: saiba o que essa área pode fazer pelo seu sorriso!

outubro 21, 2019
Tempo de leitura 6 min

A dentística é uma das diversas especialidades odontológicas que, além de promover a saúde bucal, ainda é responsável pela estética do sorriso. Essa área foi reconhecida como uma especialidade no ramo da odontologia na década de 1970 e, de lá para cá, sofreu diversas mudanças. Tudo isso graças aos avanços tecnológicos, que trouxeram diversas opções de tratamento para melhorar a estética do sorriso e, consequentemente, a autoestima do paciente.

Mas você sabe o que é essa especialidade e quais são os tratamentos odontológicos que profissionais de dentística podem oferecer? O Dr. Micael Ferraz — cirurgião-dentista, especialista em ortodontia e em patologia da ATM da OdontoCompany Salvador — vai tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. Confira!

Entenda o que é a dentística

É uma área específica, que está focada na restauração dentária e é dividida em duas categorias: dentística estética e dentística restauradora. Vamos ver a diferença entre as duas logo a seguir.

Dentística restauradora

É responsável por fazer os devidos procedimentos em dentes comprometidos pela cárie, uma doença infectocontagiosa que, se não tratada, vai atingir outros dentes e causar maiores danos à saúde bucal do paciente. Depois de remover a cárie, o dentista deve restaurar o dente, devolvendo suas funções estéticas e mastigatórias.

Existem diversos tipos de materiais utilizados no processo de restauração dos dentes. As mais antigas são de amálgama, que é um metal de cor escura. No entanto, segundo Dr. Ferraz, não é mais indicado utilizar esse tipo de material, devido à presença de mercúrio. 

Ainda de acordo com Dr. Ferraz, cerca de 90% das restaurações feitas nos consultórios, atualmente, são de resina. Além de ser um material mais estético e seguro do que a amálgama, ainda é bastante resistente.

Em ambos os tipos de dentística, estética e restauradora, há cursos que ensinam o dentista a reconstruir o dente, para que ele fique bem parecido com o original. Além disso, é preciso ter cuidado com a parte funcional, pois o dente restaurado deve cumprir corretamente suas funções mastigatórias.

Dentística estética

Essa especialidade está muito em alta, pois a aparência tem sido muito valorizada, e ter um sorriso bonito é essencial para que a pessoa tenha uma boa imagem, tanto aos olhos dos outros quanto em relação a si mesma.

Outro fator que contribui para que a área esteja em alta é a “febre” entre os famosos pelo sorriso construído pelas lentes de contato e facetas de porcelana. Esse fator tem contribuído bastante pela procura por ambos os procedimentos dentro dos consultórios.

No entanto, é preciso que o profissional tenha bastante habilidade estética e visual para fazer uso dessa especialidade e construir um sorriso maravilhoso, iluminado e inconfundível.

Conheça os principais procedimentos

Se falarmos em odontologia estética, podemos citar tratamentos como aparelho ortodôntico, implante dentário e diversos outros procedimentos, pois todos têm a mesma finalidade: melhorar a beleza do sorriso do paciente e as funções mastigatórias dos dentes.

Mas falando em tratamentos específicos da área de dentística, os principais são: clareamento dental, facetas de porcelana, lentes de contato e restaurações dentárias. A seguir, vamos falar de cada um deles, separadamente.

Clareamento dental

Esse tratamento é muito procurado dentro dos consultórios e, segundo o Dr. Micael Ferraz, muitas vezes, o clareamento é feito na parte interna dos dentes. Isso porque, na hora de fazer uma faceta de resina, é preciso ter uma cor uniforme e compatível para botar a resina por fora. A resina, nesse caso, funciona como uma capinha, um pouco maior que a lente de contato e mais grossa. Mas a cor tem que ser uniforme, para que os resultados sejam naturais.

Facetas de porcelana e lentes de contato

As facetas de porcelana e lentes de contato também são bastante requisitadas pelos pacientes. Ambos os procedimentos consistem em colocar laminados de porcelana sobre os dentes, cobrindo imperfeições e melhorando a beleza do sorriso. As lentes de contato são uma evolução das facetas e, por isso, são bem mais finas, mas seu custo também é mais alto.

A boa notícia é que há as facetas de resina composta também. Os resultados são bastante semelhantes ao procedimento feito com materiais de porcelana, porém os valores são mais acessíveis.

Restaurações dentárias

Como comentamos, as restaurações são necessárias quando o paciente tem um dente afetado por cárie. Nesse caso, após a remoção da parte comprometida, é necessário reconstruir o dente. Pacientes com dentes quebrados ou fraturados também devem recorrer ao procedimento.

Caso a pessoa tenha restaurações antigas de amálgama e queira trocar por resina também pode, pois o resultado estético é melhor.

As restaurações são feitas com resina composta e porcelana. A resina tem um custo mais acessível e é indicada para casos de reconstrução de um dente cariado, tratamento de canal ou fraturas. A porcelana é um material mais resistente e, por isso, mais indicado para restaurações maiores, quando é necessário a confecção de uma peça maior para reconstruir o dente.

Saiba quais são os benefícios para o paciente

A dentística oferece diversos benefícios para o paciente, pois uma pessoa que não gosta de seu sorriso pode sofrer com sérios problemas de autoestima. Então, com algumas sessões de tratamento, o paciente tem seu sorriso renovado e sua autoconfiança restabelecida. 

A vantagem dos tratamentos odontológicos estéticos é que eles não são invasivos e, com os devidos cuidados, o paciente consegue conservar seu belo sorriso por muitos e muitos anos.

Veja quando procurar um especialista em dentística

Se você tem algum defeito no sorriso de que não gosta, mesmo que ele seja bem pequeno, pode procurar um profissional especializado em dentística. Ele vai fazer uma avaliação de sua arcada dentária e solicitar exames quando necessário para, então, sugerir a melhor opção de tratamento para seu caso.

Como vimos neste conteúdo, a dentística é um ramo da odontologia que cuida tanto da parte estética dos dentes, com procedimentos para embelezar o seu sorriso de forma não invasiva, quanto de sua parte funcional. Então, se você tem dentes com restaurações com infiltrações ou aquelas muito antigas de amálgama, não hesite em marcar uma consulta com um profissional dessa especialidade, principalmente se elas causam incômodo na hora da mastigação. 

Gostou do post e está à procura de profissionais especializados para cuidar de sua saúde bucal? A Odonto Company tem uma equipa altamente qualificada, pronta para atender você e sua família em todas as especialidades odontológicas. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário