Agende sua avaliação

Conheça 5 tipos de fio dental e saiba como utilizá-los corretamente

Tempo de leitura 6 min

Tipos de fio dental são uma importante ferramenta para combater proliferação de bactérias na boca. Além disso, o uso desses instrumentos previne a ação de cáries e o surgimento da doença periodontal, como indicam os resultados de uma pesquisa da Universidade de Nova York.

No entanto, você sabe para quem as fitas são indicadas e como atuam em cada tratamento bucal, removendo restos de alimento entre os dentes? Este texto explica tudo sobre 5 modelos diferentes!

Fora isso, entenda por que utilizar periodicamente o fio dental — seja o monofilamento, o multifilamento, o passa fio, o fio dental com haste e o super floss — e descubra, a seguir, dicas práticas para usar corretamente esse instrumento, o qual se associa à escovação dos dentes, mantendo a saúde bucal das pessoas. Comece agora mesmo a leitura e tire todas as dúvidas sobre esse assunto!

Por que utilizar periodicamente o fio dental?

A escova e o creme dental são bastante úteis para deixar os dentes mais limpos, porém, eles não são suficientes para concluir essa tarefa. Nesse sentido, os fios dentais conseguem limpar áreas que a escovação não alcança, a exemplo do espaço entre os dentes, nos quais ocorre acúmulo de alimentos e, posteriormente, formação de placa bacteriana.

A placa se forma com a multiplicação de milhões de bactérias que vivem comumente na boca, alimentando-se de restos de comida. Com o crescimento desses micro-organismos, aumenta também a produção de toxinas e ácidos, responsáveis por desmineralizar os dentes (deixando-os vulneráveis a cáries) e atacar a gengiva.

Entretanto, o uso eficiente de fio ou de fitas dentais previne a cárie e evita, ainda, inflamações na gengiva (que podem levar à doença periodontal), inchaço, vermelhidão, dor e sangramento na região.

O hábito deve ser praticado por todos, mas principalmente por pessoas com diabetes não controlado e fumantes, pois são pacientes mais susceptíveis à ação da placa bacteriana. De toda forma, são vários os tipos desse instrumento, com modelos especiais para quem faz tratamentos ortodônticos ou tem um espaço anormal entre os dentes, por exemplo.

Quais são os principais tipos de fio dental?

Até o momento, você entendeu por que usar o fio dental, que remove restos de comida entre os dentes e mantém a saúde bucal. Contudo, como esses instrumentos se diferenciam e para qual finalidade eles são indicados? Reunimos pelo menos 5 modelos que ajudarão a concluir a limpeza oral.

1. Monofilamento

O nome pode parecer complicado, mas esse tipo de fio tem um filamento único e costuma ser bastante útil para a limpeza da boca. A fita, que pode ser mais larga, a depender do tratamento indicado pelo dentista, consegue remover restos de alimento entre os dentes com mais agilidade.

Porém, esse fio tende a ser mais caro e um pouco mais rígido que os demais, não sendo indicado para pacientes com muito espaço na dentição, condição chamada de diastema.

2. Multifilamento

Por outro lado, o fio de multifilamento apresenta várias fitas, geralmente unidas em forma de cilindro. A principal indicação do modelo é para quem tem dentes muito juntos e até sobrepostos ou encavalados, já que o material é maleável e se adapta ao formato da dentição.

Powered by Rock Convert

Porém, é preciso ter cuidado: o fio dental de nylon, como também é chamado, pode desfiar ao passar pela dentição, então o recomendado é usá-lo com bastante sutileza.

3. Passa fio

Similar a uma agulha de plástico curvada, o passa fio é indicado para quem usa aparelho fixo ou faz tratamento com próteses dentárias.

O motivo se deve ao formato do utensílio, que auxilia na limpeza de áreas com difícil acesso por causa de dispositivos ortodônticos. Com a higiene diária, os pacientes se previnem de problemas na gengiva e removem o acúmulo de restos alimentícios que gera a placa bacteriana.

4. Fio dental com haste

O fio dental com haste é feito em material plástico e tem uma extremidade curvada que dá suporte ao filamento. Na outra ponta fica um pequeno palito, que remove os alimentos na dentição sem comprometer a gengiva.

O produto desliza facilmente entre os dentes, deixando uma sensação de frescor na boca quando acompanhado de boa escovação.

5. Super floss

O fio dental super floss se divide em três partes: primeiramente, uma extremidade que permite limpeza em dispositivos ortodônticos. Depois, fibras que limpam as superfícies dentais e, por último, filamentos que não deixam restos de alimento entre dentes e gengivas.

A principal indicação é para pacientes com aparelho ortodôntico, pontes, implantes e coroas dentárias.

Como utilizar corretamente o fio dental?

Há vários modelos de fio dental, com funções distintas. Contudo, você sabe como usar essa ferramenta para saúde bucal? Para quem não utiliza o instrumento corretamente, a dica é seguir este passo a passo baseado no tipo monofilamento:

  1. enrole 40 cm do fio em cada dedo médio, para que sobre 10 cm;
  2. com o indicador e o polegar de ambas as mãos, deslize o fio entre os dentes, higienizando a região próxima às gengivas;
  3. leve o fio na base dos dentes, mas cuidado para não fazer a higienização com movimentos bruscos;
  4. faça movimentos de trás para frente e retire o fio cuidadosamente da dentição.

Muitos pacientes não fazem uso regular do fio dental e isso compromete severamente o equilíbrio oral. Para concluir o procedimento, realize a escovação de duas a três vezes por dia, ou sempre após as refeições. Sabe como ter sucesso nessa etapa?

Comece escovando a superfície mais próxima à bochecha, depois, vá até os dentes superiores e, por fim, limpe os inferiores, higienizando a parte interna da dentição. Conclua a assepsia bucal com a escovação da língua, órgão no qual muitas bactérias se acumulam.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre os diversos fios dentais (como o monofilamento, o multifilamento, o passo fio, o fio dental com haste e o super floss), cujas propriedades ajudam a manter a boca saudável e auxiliam em tratamentos bucais. Fazendo boa higienização da boca e contando com visitas regulares ao dentista, você terá um sorriso harmônico.

Gostou do post, não é mesmo? Agora que sabe quais são os diferentes tipos de fio dental, por que utilizá-los no dia a dia e como fazer isso corretamente, aprenda a escovar os dentes com aparelho da maneira correta!

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Estou fazendo tratamento nessa clínica aqui na minha cidade
    E vou amando
    Estou em repouso 😷

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.