Agende sua avaliação

Como escolher o dentista ideal para suas necessidades?

Tempo de leitura 6 min

O sorriso é o nosso cartão de visita. Afinal, quando ele é bonito e cintilante, transmite credibilidade, confiança e autocuidado.

No entanto, ao longo da vida, algum detalhe no sorriso pode precisar de cuidados, por exemplo, o surgimento de uma cárie ou algum dente desalinhado. É nessas situações que é preciso saber como escolher um dentista.

Ter ciência dessa escolha faz com que a pessoa vá direto ao encontro do profissional adequado para resolver o seu problema de maneira rápida e eficiente.

Mas, hoje em dia, há uma grande variedade de tratamentos e especialidades que acabam confundindo as pessoas sobre qual profissional é o mais adequado.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você. Acompanhe o texto e conheça quais são as diferentes áreas de especialização do dentista e como entendê-las, para ficar mais informado no momento da escolha desse profissional.

Em seguida, veja o passo a passo para ser usado nesse processo. Confira!

Principais áreas de especialização do dentista

Clínico geral

É o cirurgião-dentista que desempenha a atividade mais generalista da odontologia. Ele cuida do estado geral dos dentes e da higiene bucal.

Sem muito conhecimento especializado, o cirurgião-dentista é capaz de fazer tratamento de cárie, tirar e examinar radiografias, realizar limpeza, aplicar o flúor, entre outras atividades. Caso necessário, esse dentista pode indicar que o paciente procure especialistas para tratamentos especiais.

Ortodontista

Esse profissional é responsável por cuidar do desenvolvimento da arcada dentária. Ele tem conhecimento especializado para alterar a mordida e a posição dos dentes a partir do uso de aparelhos fixos ou móveis.

O ortodontista tem pleno conhecimento para realizar o planejamento do tratamento ortodôntico, identificando as etapas necessárias para obter o resultado desejado no alinhamento dos dentes.

Implantodontista

Dentista que realiza cirurgias e implantes de próteses fixas ou removíveis, por exemplo. Esse profissional tem conhecimento especializado para aplicar uma peça de titânio na parte interna do tecido ósseo, onde provavelmente ocorreu a perda de um dente.

O implantodontista, além de realizar a aplicação de implante, tem conhecimento para a produção das peças que serão utilizadas no procedimento.

Periodontista

O periodontista é especializado na saúde da gengiva e dos ossos que fazem a sustentação dos dentes. Esse profissional realiza procedimentos como cirurgias, raspagens e outros métodos ao redor da região do dente.

Ele também faz o diagnóstico e a prevenção de tratamentos de doenças periodontais. Visitando frequentemente esse profissional, vai ser possível evitar problemas como gengivite e periodontite.

Passo a passo para escolher um dentista

Considere o feedback de pacientes antigos

Se você não sabe exatamente como escolher um dentista, vale a pena inicialmente buscar a recomendação de outras pessoas. Dessa maneira, você poderá ter uma relação de clínicas e profissionais para pesquisar.

Nesse sentido, converse com familiares e amigos que tenham realizado tratamentos odontológicos recentemente. Pergunte sobre os detalhes do atendimento, como é a estrutura da clínica e se o tratamento foi de fato satisfatório, apresentando resultados importantes.

Leve em conta a estrutura do local

Outra recomendação para saber como escolher o dentista é observar a estrutura do local. Isso é relevante para verificar, por exemplo, se ele é limpo com frequência, se a equipe trabalha utilizando uniformes e se há equipamentos novos.

Além disso, é importante verificar a localização da clínica. Por exemplo, se ela oferece estacionamento nas proximidades ou lugar próximo de desembarque de transporte público. Dessa maneira, você vai perceber se a clínica traz praticidade, principalmente se você tiver que realizar tratamentos frequentes naquele local.

Tenha atenção à formação profissional

Todas as pessoas que trabalham como profissionais da área de saúde carregam uma responsabilidade muito grande na sua prática diária. Afinal, um erro cometido por um desses profissionais pode trazer sequelas relevantes para a vida da pessoa.

Essas constatações valem para os profissionais da odontologia. No momento de escolher o dentista, é fundamental analisar a sua formação, sendo um diferencial ter especialização em alguma área da odontologia, experiência e tempo de atuação.

Todos esses detalhes demonstram que o dentista tem interesse em se atualizar e, com isso, oferecer um tratamento seguro e eficiente. Por exemplo, geralmente dentistas que têm mestrado e doutorado são profissionais bem qualificados e conseguem oferecer soluções mais modernas para seus pacientes.

Marque uma primeira consulta

Depois que você fez todas essas observações a respeito do perfil do dentista e do local de trabalho dele, chegou o momento de agendar a sua primeira consulta de avaliação.

Nesse instante, você terá a oportunidade, de fato, de avaliar o atendimento do dentista e verificar as condições do local. É importante que nessa primeira consulta ocorra um acolhimento e que você se sinta à vontade, a fim de ter confiança no tratamento.

Portanto, converse com o dentista, fale sobre suas expectativas para o tratamento e entenda se elas serão atendidas. Comente sobre seus medos e relate suas dúvidas.

Nessas situações, observe se o dentista tem disposição para explicar tudo detalhadamente e se ele tem uma postura ética.

Benefícios de uma clínica com múltiplas especialidades

Para quem precisa realizar uma verificação geral da saúde dos dentes ou não tem certeza de qual dentista exatamente precisa procurar, é fundamental buscar uma clínica que ofereça múltiplas especialidades.

Nesse tipo de local, o paciente já pode receber a melhor orientação desde o seu primeiro contato com a recepção da clínica. Ali é possível tirar algumas dúvidas e agendar uma consulta com o clínico geral, que poderá fazer uma análise da situação da saúde bucal do paciente.

Após a avaliação, o clínico pode indicar a melhor solução e, se for o caso, qual especialidade da odontologia pode resolver plenamente aquele problema.

Outra vantagem de realizar o tratamento na clínica de múltiplas especialidades é que o tratamento pode ser interdisciplinar. Por exemplo, o paciente pode, no mesmo local, realizar o tratamento para correção do desalinhamento dos dentes com o ortodontista e o tratamento da gengiva com o periodontista. Dessa maneira, os profissionais trabalham de maneira sincronizada, oferecendo um atendimento mais completo.

Essas foram algumas informações sobre como escolher um dentista. Para ter sucesso no tratamento, é importante buscar clínicas com referência no mercado, como é o caso da OdontoCompany. Nossa empresa conta com uma equipe de múltiplas especialidades que atua realizando tratamentos de saúde e estética bucal.

Quer agendar uma consulta na nossa clínica? Entre em contato com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

9 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.