Ortodontia

Especialista explica: como funciona o clareamento dental?

outubro 21, 2019
Tempo de leitura 6 min

Por diversas razões, como a idade, aspectos genéticos, traumas e alimentação, o dente pode ficar amarelado ou escurecido. A questão é que esse aspecto manchado traz incômodo estético para muita gente.

A boa notícia é que é possível deixar os dentes mais brancos com o clareamento dental, tratamento cada vez mais procurado nos consultórios odontológicos devido aos bons resultados que apresenta. Em algumas sessões, você volta a sorrir com segurança, pois os dentes estarão mais bonitos e com um aspecto mais saudável.

Ficou interessado em entender como funciona o clareamento dental, quem pode fazer e se é necessário algum cuidado durante e após o tratamento? Então, vem com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Como o clareamento dental é feito?

Esse tratamento estético tem como objetivo eliminar os pigmentos que deixam os dentes manchados ou escurecidos. Os pigmentos vêm, principalmente, da alimentação: resíduos de comida penetram o esmalte dentário, camada dental mais externa e porosa, e chegam à dentina, onde ficam depositados.

Para saber como funciona o clareamento dental, é preciso entender que se trata de uma reação química: o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, é aplicado no dente e tem o poder de quebrar as moléculas de pigmento.

Segundo Alan Fressto Barbosa, especialista em estética avançada, clareamento e lentes de contato dental da OdontoCompany Poços de Caldas, a partir do momento em que o produto entra em contato com o dente, ele é absorvido e quebra as moléculas de cor da dentina. Tal processo tem como resultado o clareamento do dente, o que, consequentemente, deixa o sorriso mais bonito.

Esse tratamento pode ser feito no consultório ou em casa. Contudo, mesmo para o tratamento caseiro, é imprescindível a supervisão do dentista para que tudo seja feito com segurança. O procedimento dura de 25 a 30 dias, sendo que a aplicação do produto é feita diariamente.

No consultório, a concentração da substância clareadora é maior e o profissional pode utilizar o laser para potencializar os resultados. Esse processo dura de 45 minutos a 1 hora e é necessário repeti-lo em um intervalo de 7 a 10 dias, totalizando 3 sessões. Assim, o tratamento tem duração média de 25 a 30 dias.

Há ainda a possibilidade do clareamento dual, que associa o método caseiro com o laser (em consultório), com duração de 35 a 40 dias. O uso do produto em casa é intercalado com as sessões de laser. “Nesse tipo de clareamento, conseguimos chegar ao limite máximo de clareamento do dente, com segurança para evitar problemas futuros por conta do uso excessivo da substância clareadora”, destaca Barbosa. 

Quais são os benefícios do procedimento?

Se você está na dúvida quanto a fazer ou não o tratamento para clarear os dentes, saiba que ele apresenta uma série de benefícios, como:

  • rapidez no procedimento — em 3 sessões você está com um sorriso livre de manchas;
  • tratamento seguro e indolor — no consultório, o dentista protege sua gengiva e mucosas para evitar qualquer tipo de ferimento com o gel clareador;
  • alta durabilidade — a alteração na coloração dos dentes pode durar de 1 a 3 anos;
  • melhora da autoestima — com um sorriso mais bonito, você fica mais seguro e confiante, o que tem um impacto positivo em suas relações sociais e profissionais.

Quem pode realizar o tratamento?

Agora que você já sabe como funciona o clareamento dental e seus benefícios, deve estar curioso para saber quem pode fazer o tratamento. Há poucas contraindicações para o procedimento: geralmente, pessoas como boa saúde bucal estão aptas ao clareamento dental.

O tratamento não é indicado para:

  • gestantes e lactantes;
  • pessoas com hipersensibilidade dental;
  • pessoas com doenças que afetam o desenvolvimento dentário, como amelogênese completo e dentinogênese;
  • pessoas com problemas bucais, como cáries ou periodontite;
  • casos de dente quebrado, gastos ou com exposição da dentina.

Sendo assim, é fundamental que o paciente realize uma avaliação com o dentista. “95% das pessoas conseguem fazer um clareamento normalmente, mas a avaliação é importante para entender possíveis riscos”, esclarece Barbosa.

Além disso, pacientes com cárie ou tártaro podem fazer o clareamento, no entanto, o dentista precisa realizar o tratamento desses problemas antes do procedimento estético.

Outro ponto a se destacar é que o clareamento não consegue modificar a coloração de restaurações em resina. Desse modo, pode ser necessário substituir essas restaurações antes de iniciar o tratamento para que se obtenha melhor resultado.

Qual a relação entre clareamento e sensibilidade dental?

Uma preocupação comum entre os pacientes é se o clareamento provoca sensibilidade. O que ocorre é que esse tratamento age na dentina, formada por milhões de canalículos que se ligam ao nervo do dente. Essas estruturas, portanto, ficam extremamente sensíveis e se contraem durante o tratamento, que são os choques no dente. 

Como o clareamento quebra as moléculas de cor da dentina, isso faz com que haja aumento da sensibilidade durante o tratamento. Com isso, o que costuma acontecer é uma sensibilidade temporária.

Quais cuidados é preciso tomar durante e depois do clareamento?

Até pouco tempo atrás, a recomendação era para os pacientes evitarem, durante e após o tratamento, alimentos que pigmentassem os dentes, como café, refrigerantes à base de cola, vinho, entre outros.

Mas sabe-se que essas manchas são superficiais e, caso ocorram, podem ser corrigidas com a aplicação de um jato de bicarbonato no consultório. É claro que, no caso de fumantes, o ideal é eliminar o hábito ou reduzir a quantidade de cigarros para um resultado mais duradouro.

O importante é o paciente fazer a higienização bucal completa, sem se esquecer do fio dental, após as refeições e antes e dormir. Além disso, uma visita ao dentista deve acontecer a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia e os dentes, livres das manchas.

Quais tratamentos a Odonto Company oferece?

Na OdontoCompany, você encontra uma equipe de especialistas e uma infraestrutura completa para realizar o clareamento dentário de forma segura e obter um resultado extremamente natural. O paciente passa por uma avaliação completa e recebe todas as orientações em relação ao procedimento.

Como a clínica é multidisciplinar, caso seja necessário realizar algum tratamento prévio, é possível fazer tudo no mesmo local — comodidade garantida!

Viu só como funciona o clareamento dental e como ele pode trazer benefícios para a estética do seu sorriso, elevando sua autoestima? Não perca tempo e procure uma clínica de referência para fazer o procedimento e deixar os dentes mais brancos.

Ficou com alguma dúvida em relação a esse tratamento? Entre em contato com a OdontoCompany e receba mais esclarecimentos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário