Entenda o que é invisalign e quais as suas vantagens

Tempo de leitura 6 min

Seu sonho sempre foi ter dentes alinhados e um sorriso perfeito, mas se considera velho para aderir aos clássicos aparelhos metálicos? O invisalign pode ser a solução ideal para você, finalmente, alcançar esse objetivo.

O tratamento pode ser considerado o futuro da ortodontia, já que é inovador e eficiente. O invisalign é confeccionado com a mais alta tecnologia, por isso, além de proporcionar excelentes resultados, ele é bastante confortável.

Talvez você esteja se perguntando: mas o que é invisalign? Para tirar todas as suas dúvidas, vou explicar tudo o que é preciso saber sobre esse tipo de aparelho e porque ele pode ser a melhor opção para você. Continue a leitura e confira!

O que é invisalign?

Trata-se da alternativa cada vez mais procurada para fugir dos métodos ortodônticos convencionais. Diferentemente dos aparelhos metálicos, que ficam colados aos dentes, o invisalign utiliza jogos de moldeiras transparentes feitas sob medida para cada paciente.

Essas moldeiras são chamadas de alinhadores e são trocadas a cada 15 dias, conforme as orientações do dentista. Cada alinhador apresenta uma diferença na posição dos dentes, em relação à anterior e é essa característica que promove o alinhamento dentário.

Ainda, todo o tratamento é simulado por um software em 3D e é possível visualizar detalhadamente o processo do começo ao fim. Dessa forma, o paciente já tem uma ideia de como ficará seu sorriso quando acabar.

Para que serve esse tipo de aparelho?

É um erro pensar que o invisalign serve apenas para os casos mais simples. Esse conceito ficou para trás e, hoje, é possível tratar até os problemas mais severos com os alinhadores. Entre os casos que podem ser resolvidos estão:

  • dentes apinhados;
  • dentes muito espaçados;
  • mordida cruzada;
  • sobremordida;
  • prognatismo.

Apesar do leque de problemas que o aparelho pode resolver, é importante ter em mente que cada caso é único e somente um profissional qualificado está apto a avaliar o seu sorriso e garantir que esse é o método indicado.

Quais as características do aparelho?

O invisalign é composto por material transparente e totalmente removível, ou seja, você pode retirar os alinhadores para comer, beber e escovar os dentes. Ainda, são confeccionados em placas de acrílico que garantem conforto e permitem a movimentação e alinhamento dos dentes. Apesar de parecer ser uma estrutura frágil, o aparelho é bastante resistente.

Nesse sentido, o tratamento, diferente dos aparelhos convencionais, possibilita consultas mais rápidas, pois não há a necessidade de ajustes nem reparos de peças quebradas. Além disso, o intervalo entre as visitas é maior do que em casos de procedimentos com o aparelho fixo.

Qual a diferença entre o invisalign e outros tipos de aparelho?

O invisalign não é composto de fios e bráquetes, como outros modelos de aparelho fixo, logo, não necessita do uso das borrachinhas coloridas. Além disso, não causa tanto desconforto quantos os convencionais, pois os alinhadores se encaixam com precisão na boca do paciente.

Ainda, por ser uma estrutura removível, não há aquele acúmulo de resíduos alimentares, como acontece em outros aparelhos. Por isso, há menos risco do paciente desenvolver cáries, doenças nas gengivas e mau hálito.

Powered by Rock Convert

Além disso, o paciente pode combinar o tratamento ortodôntico do invisalign com outros procedimentos, como o clareamento dental, o que deixará o seu sorriso ainda mais bonito. Outra particularidade desse método é que ele só pode ser oferecido por profissionais capacitados e devidamente credenciados.

Quais as vantagens em relação ao aparelho metálico?

Os benefícios desse tratamento são inúmeros, mas o principal é o fator estético. Por serem completamente transparentes, os alinhadores ficam invisíveis e não comprometem em nada o sorriso. Portanto, são a melhor opção para quem trabalha diretamente com a imagem ou se considera velho demais para os aparelhos convencionais.

Outra vantagem é a higiene — por serem removíveis, os alinhadores possibilitam que o paciente realize os procedimentos de limpeza bucal sem dificuldade. A facilidade de retirar o aparelho quando preciso também será um ponto positivo na alimentação, tendo em vista que não é preciso se preocupar com alimentos muito duros ou que ficam grudados.

A melhora na autoestima do paciente também é um grande benefício do invisalign. Isso porque ter dentes bonitos e alinhados é essencial para que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo e, o melhor de tudo, é ter a possibilidade de corrigir os dentes sem que ninguém perceba.

Qual é o custo do tratamento com o insalign?

O invsalign é um aparelho moderno e, por isso, exige um investimento mais alto do que os tratamentos convencionais. Mas falar em valores é complicado, uma vez que depende da região onde você mora e da experiência do profissional.

Outro fator que contribui com a diferença de valores entre o invisalign e o aparelho fixo é que os alinhadores são confeccionados sob medida para cada paciente. Além disso, ele tem um sistema exclusivo e utiliza material Smartrack, que são patenteados, logo, acaba elevando o valor do tratamento.

No entanto, vistas as vantagens que o tratamento oferece, o custo-benefício vale a pena. Só o conforto e a praticidade do invisalign em relação a outros tipos de aparelho já compensa o investimento. Isso sem falar dos resultados, que são bastante satisfatórios.

Quando utilizar esse aparelho?

Como vimos, o invisalign garante um tratamento excelente e pode ser utilizado em praticamente todos os casos em que o aparelho tradicional é indicado. Além disso, é a melhor opção para pessoas que não se sentem confortáveis com a ideia do aparelho fixo e também para quem trabalha com a imagem, como atores e repórteres.

O tratamento pode ser feito por pessoas de todas as idades, mas os adultos são mais indicados para usar o invisalign. Isso porque, crianças e adolescentes costumam não se incomodar muito com a aparência do aparelho fixo, já que alguns até gostam de usar as borrachinhas coloridas.

O tempo de uso depende de cada caso e os resultados são bastante satisfatórios. Mas a duração do tratamento do invisalign pode ser menor que o aparelho fixo — em até 5 ou 6 meses.

Por fim, para saber se essa é a melhor opção para você, um profissional credenciado e especializado pode avaliar seu caso, montar um planejamento e iniciar o tratamento com o invisalign, caso esteja apto.

O conteúdo foi útil? Então, que tal conhecer mais dicas sobre saúde bucal? Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

8 Comentários

  1. amei!

    1. Olá, Miclesia! Fico feliz em saber disso!

  2. Quero fazer um orçamento do aparelho Invisalign

    1. Boa noite.
      Gostaria de mais informações.

  3. Esclarecedor valeu

    1. Olá! Tudo bem? Fico feliz com o seu feedback! Espero ter o ajudado!

  4. Gostaria de um orçamento e telefone de contato

    1. Oi, Santiago. Tudo bem? Acesse o link: https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.