Agende sua avaliação
pivô dentário

Ainda vale a pena usar a técnica com pivô dentário?

Tempo de leitura 6 min

O pivô dentário foi um tratamento revolucionário que ajudou muitos pacientes que perderam dentes devido ao estágio avançado de cáries ou fraturas. No entanto, com as novas técnicas de implante dentário, o procedimento caiu em desuso e não é tão popular como era há alguns anos.

Atualmente, existem tratamentos mais modernos e que oferecem resultados melhores, como o implante dentário e a ponte fixa.

Mas você sabe o que é um pivô dentário e como o procedimento funciona?

Continue a leitura deste post, e saiba a resposta dessa e de outras perguntas.

O que é um pivô dentário?

O pivô é uma prótese dentária que necessita da instalação de um pino na raiz do dente tratado. É possível dizer que a técnica é a que mais se assemelha ao implante, mas a diferença é que é necessário que o paciente tenha a raiz do dente para que o pino seja instalado.

O pivô é uma peça única, ou seja, o pino é fundido na coroa dentária. Em resumo, o pino serve para sustentar a coroa dentária, que pode ser de porcelana ou resina. Além disso, a estrutura ainda protege a raiz tratada.

Como funciona o tratamento com pivô dentário?

O pivô é indicado para pacientes que estão com a coroa dentária comprometida devido à cárie extensa ou algum tipo de fratura. Para realizar o procedimento, é necessário fazer um tratamento de canal na raiz, que deve ser preservada, a fim de que o pino seja instalado.

O pino então é fixado na raiz do dente, substituindo o dente perdido, cumprindo perfeitamente as funções estética e mastigatória. Dessa forma, tanto a autoestima quanto a qualidade de vida do paciente são restauradas.

O pino é confeccionado em fibra de carbono, fibra de vidro ou liga metálica fundida. A vantagem desse tratamento é que, se o dente artificial cair, basta o paciente guardá-lo com cuidado e depois levar ao dentista para fazer reparos.

Qual a diferença entre pivô, jaqueta e coroa dentária?

Esses três procedimentos têm o mesmo objetivo: melhorar a estética do sorriso do paciente e devolver sua capacidade de mastigação. Eles se diferem pelo fato de o pivô ter um pino de sustentação, que é fixado na raiz dentária.

Então, o pivô faz o papel de raiz e coroa do dente. Já a coroa dentária e a jaqueta substituem apenas a parte externa dos dentes que foram danificados por cárie ou fraturas.

Dependendo do grau de danificação do dente, a coroa pode ser parcial ou total. Ela pode ser fixada sobre o dente preparado, um pino ou um pino de titânio. Apesar de serem procedimentos parecidos, a jaqueta dentária só reconstrói a parte estética do dente.

Por que a técnica de pivô dentário já não é utilizada atualmente?

Atualmente, existem técnicas mais modernas que, além de terem um resultado estético melhor, ainda duram muito mais tempo do que o pivô. Além disso, os procedimentos mais novos oferecem um poder de mastigação muito superior.

Além disso, o pivô dentário tem muitas limitações estéticas e com o tempo apresenta problemas. Um deles é o risco elevado de fraturas na raiz dentária — lembrando que ela deve estar em boas condições para suportar o pivô.

O risco de fratura existe em casos nos quais é necessário a remoção da peça, que é muito difícil, já que ela é fixada na raiz dentária. Infiltrações por cáries também são comuns, visto que há frestas entre a raiz dentária. Nesse caso, há um acúmulo de resíduos, que gera cáries e risco da perda do dente.

A forma como o pivô dentário é confeccionado — coroa e pino em uma única peça — favorece o escurecimento da prótese. Nesses casos, é necessária a remoção.

Outro fator negativo dessa técnica é a dificuldade de adaptação. Por isso, apesar de ter ajudado muitos pacientes quando ainda era utilizado, os riscos de fraturas e outros problemas torna o tratamento inviável por causa dos altos custos, caso necessite de remoção.

Quais são as alternativas para o pivô dentário?

Graças aos avanços tecnológicos na odontologia, há diversas opções para substituir o uso do pivô dentário. O implante, a ponte fixa e as próteses parciais removíveis substituem um dente perdido e oferecem um custo-benefício melhor. A seguir, vou explicar as características de cada uma dessas técnicas.

Implante dentário

O implante é um pino de titânio que é fixado no osso da mandíbula ou maxila para substituir a raiz de um dente perdido. Ele serve como suporte para o dente artificial, que é confeccionado em porcelana. O implante pode ser individual ou agrupado.

A vantagem do implante é que ele dura muitos anos. Além disso, entre todos os tratamentos é o que oferece um resultado estético mais parecido com os dentes naturais.

Ponte fixa ou prótese dentária

A prótese fixa, popularmente conhecida como ponte dentária, é um procedimento que consiste em três coroas conectadas. Os dois dentes artificiais das extremidades são fixados nos dentes saudáveis para dar apoio à prótese.

No entanto, para realizar o tratamento, é necessário desgastar dentes saudáveis a fim de que as coroas se encaixem. Essa é a maior desvantagem do procedimento, mas é uma opção para quem não pode fazer o implante ou procura uma alternativa menos custosa.

Prótese parcial removível

Para aqueles pacientes que perderam dentes e não querem ou não podem fazer um implante ou ponte fixa, há as próteses parciais removíveis. O tratamento é menos invasivo e oferece bons resultados estéticos e funcionais.

A prótese parcial é confeccionada sob medida e simula gengivas e dentes faltosos. Ela é fixada em dentes saudáveis por meio de grampos metálicos. Há também o modelo flex, que tem uma estrutura em silicone e por isso é mais confortável.

Embora haja diversas opções para o pivô dentário, apenas o dentista pode dizer qual a melhor solução para seu caso depois de fazer uma avaliação de sua saúde geral e bucal.

Além disso, serão solicitados exames, e o profissional avaliará as expectativas do paciente em relação ao tratamento. O valor que o paciente está disposto a investir na construção de seu sorriso também é levado em consideração.

Gostou do post? Se quiser saber mais informações, entre em contato com a OdontoCompany agora mesmo!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

22 Comentários

    Gostei do artigo….

      Olá Eron, como vai? Obrigada! Conte conosco sempre! Cuide do seu sorriso na Maior do Mundo! 🙂

      Tenho pivor, quero saber se o dente do pivor, pode ser aproveitado para um possivel implante

        Olá, Aparecida, como vai? Recomendamos que procure um profissional
        para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
        nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
        https://odontocompany.com/clinicas

    Gostaria de saber como faço para ver avaliação de um dente, para arrancar e por outro no lugar

      Olá Marta, como vai? Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/ e vamos ver o que podemos fazer por você!

        Olá! Moro em Assis-SP e gostaria de saber se tem ODONTO COMPANY em Assis-SP.

          Olá, Maria Alice, como vai? No temos uma unidade,
          você pode consultar através desse link https://odontocompany.com/clinicas
          Espero ter ajudado.

    Gostaria de saber quanto custa um pivô normal

      Olá Isabel, como vai? Isso pode variar de acordo com cada unidade. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Quais os cuidados pós um implante de um único dente?

      Olá Andrea, como vai? Tem todas essas informações nesse nosso post: https://blog.odontocompany.com/11-cuidados-com-o-pre-e-pos-operatorio-de-um-implante-dentario/ Confira! Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Olá bom dia,eu coloquei um pivô a uns sete meses atrás e já percebi um desgaste!Pelo q vejo,mais seis meses terei que colocar outro novamente,e sei q não mordo torto para q esse desgaste,o q o senhor me aconselharia por gentileza! Obrigada!

      Olá Alessandra, como vai? O pivõ dentário pode ser feito de porcelana, porcelana pura ou zircônia. Entre outros fatores o material usado pode dizer muito sobre a durabilidade. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Gostaria de saber em quanto dois pivôs da frente.

      Olá Michele como vai? Não é possível respondê-las de uma maneira resumida.
      Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso,
      de cada paciente. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso.
      Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na
      OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/clinica

    Estou c problemas em um dente q tenho q fazer tratamento de canal já tive muita dor penso em tirar e fazer algo …..

      Olá Patrícia, como vai? Recomendamos que procure um profissional
      para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
      nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
      https://odontocompany.com/clinicas

    Boa noite meu dente da fŕente acabou de quebrar

      Olá, Rose, como vai? Recomendamos que procure um profissional
      para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
      nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
      https://odontocompany.com/clinicas

    boa noite ! onde fica o consultório de vcs ? só em são Paulo?

      Olá, Martha, como vai? Nós temos uma unidade perto de você,
      consulte através desse link https://odontocompany.com/clinicas
      Espero ter ajudado!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.