Ainda vale a pena usar a técnica com pivô dentário?
O pivô dentário foi um tratamento revolucionário que ajudou muitos pacientes que perderam dentes devido ao estágio avançado de cáries ou fraturas. No entanto, com as novas técnicas de implante dentário, o procedimento caiu em desuso e não é tão popular como era há alguns anos.
Atualmente, existem tratamentos mais modernos e que oferecem resultados melhores, como o implante dentário e a ponte fixa.
Mas você sabe o que é um pivô dentário e como o procedimento funciona?
Continue a leitura deste post, e saiba a resposta dessa e de outras perguntas.
O que é um pivô dentário?
O pivô é uma prótese dentária que necessita da instalação de um pino na raiz do dente tratado. É possível dizer que a técnica é a que mais se assemelha ao implante, mas a diferença é que é necessário que o paciente tenha a raiz do dente para que o pino seja instalado.
O pivô é uma peça única, ou seja, o pino é fundido na coroa dentária. Em resumo, o pino serve para sustentar a coroa dentária, que pode ser de porcelana ou resina. Além disso, a estrutura ainda protege a raiz tratada.
Como funciona o tratamento com pivô dentário?
O pivô é indicado para pacientes que estão com a coroa dentária comprometida devido à cárie extensa ou algum tipo de fratura. Para realizar o procedimento, é necessário fazer um tratamento de canal na raiz, que deve ser preservada, a fim de que o pino seja instalado.
O pino então é fixado na raiz do dente, substituindo o dente perdido, cumprindo perfeitamente as funções estética e mastigatória. Dessa forma, tanto a autoestima quanto a qualidade de vida do paciente são restauradas.
O pino é confeccionado em fibra de carbono, fibra de vidro ou liga metálica fundida. A vantagem desse tratamento é que, se o dente artificial cair, basta o paciente guardá-lo com cuidado e depois levar ao dentista para fazer reparos.
Qual a diferença entre pivô, jaqueta e coroa dentária?
Esses três procedimentos têm o mesmo objetivo: melhorar a estética do sorriso do paciente e devolver sua capacidade de mastigação. Eles se diferem pelo fato de o pivô ter um pino de sustentação, que é fixado na raiz dentária.
Então, o pivô faz o papel de raiz e coroa do dente. Já a coroa dentária e a jaqueta substituem apenas a parte externa dos dentes que foram danificados por cárie ou fraturas.
Dependendo do grau de danificação do dente, a coroa pode ser parcial ou total. Ela pode ser fixada sobre o dente preparado, um pino ou um pino de titânio. Apesar de serem procedimentos parecidos, a jaqueta dentária só reconstrói a parte estética do dente.
Por que a técnica de pivô dentário já não é utilizada atualmente?
Atualmente, existem técnicas mais modernas que, além de terem um resultado estético melhor, ainda duram muito mais tempo do que o pivô. Além disso, os procedimentos mais novos oferecem um poder de mastigação muito superior.
Além disso, o pivô dentário tem muitas limitações estéticas e com o tempo apresenta problemas. Um deles é o risco elevado de fraturas na raiz dentária — lembrando que ela deve estar em boas condições para suportar o pivô.
O risco de fratura existe em casos nos quais é necessário a remoção da peça, que é muito difícil, já que ela é fixada na raiz dentária. Infiltrações por cáries também são comuns, visto que há frestas entre a raiz dentária. Nesse caso, há um acúmulo de resíduos, que gera cáries e risco da perda do dente.
A forma como o pivô dentário é confeccionado — coroa e pino em uma única peça — favorece o escurecimento da prótese. Nesses casos, é necessária a remoção.
Outro fator negativo dessa técnica é a dificuldade de adaptação. Por isso, apesar de ter ajudado muitos pacientes quando ainda era utilizado, os riscos de fraturas e outros problemas torna o tratamento inviável por causa dos altos custos, caso necessite de remoção.
Quais são as alternativas para o pivô dentário?
Graças aos avanços tecnológicos na odontologia, há diversas opções para substituir o uso do pivô dentário. O implante, a ponte fixa e as próteses parciais removíveis substituem um dente perdido e oferecem um custo-benefício melhor. A seguir, vou explicar as características de cada uma dessas técnicas.
Implante dentário
O implante é um pino de titânio que é fixado no osso da mandíbula ou maxila para substituir a raiz de um dente perdido. Ele serve como suporte para o dente artificial, que é confeccionado em porcelana. O implante pode ser individual ou agrupado.
A vantagem do implante é que ele dura muitos anos. Além disso, entre todos os tratamentos é o que oferece um resultado estético mais parecido com os dentes naturais.
Ponte fixa ou prótese dentária
A prótese fixa, popularmente conhecida como ponte dentária, é um procedimento que consiste em três coroas conectadas. Os dois dentes artificiais das extremidades são fixados nos dentes saudáveis para dar apoio à prótese.
No entanto, para realizar o tratamento, é necessário desgastar dentes saudáveis a fim de que as coroas se encaixem. Essa é a maior desvantagem do procedimento, mas é uma opção para quem não pode fazer o implante ou procura uma alternativa menos custosa.
Prótese parcial removível
Para aqueles pacientes que perderam dentes e não querem ou não podem fazer um implante ou ponte fixa, há as próteses parciais removíveis. O tratamento é menos invasivo e oferece bons resultados estéticos e funcionais.
A prótese parcial é confeccionada sob medida e simula gengivas e dentes faltosos. Ela é fixada em dentes saudáveis por meio de grampos metálicos. Há também o modelo flex, que tem uma estrutura em silicone e por isso é mais confortável.
Embora haja diversas opções para o pivô dentário, apenas o dentista pode dizer qual a melhor solução para seu caso depois de fazer uma avaliação de sua saúde geral e bucal.
Além disso, serão solicitados exames, e o profissional avaliará as expectativas do paciente em relação ao tratamento. O valor que o paciente está disposto a investir na construção de seu sorriso também é levado em consideração.
Gostou do post? Se quiser saber mais informações, entre em contato com a OdontoCompany agora mesmo!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
dezembro 12, 2021 às 2:14 pm
Gostei do artigo….
dezembro 13, 2021 às 5:45 pm
Olá Eron, como vai? Obrigada! Conte conosco sempre! Cuide do seu sorriso na Maior do Mundo! 🙂
maio 28, 2023 às 12:23 am
Tenho pivor, quero saber se o dente do pivor, pode ser aproveitado para um possivel implante
maio 29, 2023 às 6:36 pm
Olá, Aparecida, como vai? Recomendamos que procure um profissional
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas
fevereiro 7, 2022 às 6:58 pm
Gostaria de saber como faço para ver avaliação de um dente, para arrancar e por outro no lugar
fevereiro 7, 2022 às 7:12 pm
Olá Marta, como vai? Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/ e vamos ver o que podemos fazer por você!
setembro 8, 2023 às 11:47 pm
Olá! Moro em Assis-SP e gostaria de saber se tem ODONTO COMPANY em Assis-SP.
setembro 12, 2023 às 1:40 pm
Olá, Maria Alice, como vai? No temos uma unidade,
você pode consultar através desse link https://odontocompany.com/clinicas
Espero ter ajudado.
maio 30, 2022 às 9:16 pm
Gostaria de saber quanto custa um pivô normal
junho 28, 2022 às 6:41 pm
Olá Isabel, como vai? Isso pode variar de acordo com cada unidade. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/
agosto 23, 2022 às 7:25 pm
Quais os cuidados pós um implante de um único dente?
agosto 24, 2022 às 1:34 pm
Olá Andrea, como vai? Tem todas essas informações nesse nosso post: https://blog.odontocompany.com/11-cuidados-com-o-pre-e-pos-operatorio-de-um-implante-dentario/ Confira! Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/
outubro 18, 2022 às 11:24 am
Olá bom dia,eu coloquei um pivô a uns sete meses atrás e já percebi um desgaste!Pelo q vejo,mais seis meses terei que colocar outro novamente,e sei q não mordo torto para q esse desgaste,o q o senhor me aconselharia por gentileza! Obrigada!
outubro 31, 2022 às 2:29 pm
Olá Alessandra, como vai? O pivõ dentário pode ser feito de porcelana, porcelana pura ou zircônia. Entre outros fatores o material usado pode dizer muito sobre a durabilidade. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/
fevereiro 14, 2023 às 2:16 am
Gostaria de saber em quanto dois pivôs da frente.
fevereiro 24, 2023 às 5:51 pm
Olá Michele como vai? Não é possível respondê-las de uma maneira resumida.
Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso,
de cada paciente. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso.
Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na
OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/clinica
março 2, 2023 às 5:55 pm
Estou c problemas em um dente q tenho q fazer tratamento de canal já tive muita dor penso em tirar e fazer algo …..
março 3, 2023 às 12:49 pm
Olá Patrícia, como vai? Recomendamos que procure um profissional
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas
agosto 11, 2023 às 12:22 am
Boa noite meu dente da fŕente acabou de quebrar
agosto 11, 2023 às 11:47 am
Olá, Rose, como vai? Recomendamos que procure um profissional
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas
janeiro 13, 2024 às 1:39 am
boa noite ! onde fica o consultório de vcs ? só em são Paulo?
janeiro 16, 2024 às 4:25 pm
Olá, Martha, como vai? Nós temos uma unidade perto de você,
consulte através desse link https://odontocompany.com/clinicas
Espero ter ajudado!