Prótese fixa: qual a diferença das demais?

Tempo de leitura 9 min

Atualmente, são quase 40 milhões de brasileiros com alguma perda dental. O problema deixa de ser apenas na aparência e pode causar sérios danos à saúde, seja por motivos estéticos ou por questão funcional. Mas não precisa se desesperar, uma vez que a prótese fixa pode ser a solução para trazer o seu sorriso de volta.

Dependendo do caso, a prótese pode estimular uma melhora significativa na autoestima do paciente, pois é comum se sentir envergonhado ao apresentar um sorriso com dentes faltosos. A prótese fixa também devolve a qualidade de vida da pessoa, pois ela restabelece as funções mastigatórias dos dentes.

Neste texto, você vai entender o que é, para quem é indicado e quais são as vantagens ou desvantagens da prótese fixa. Acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é a prótese fixa?

Antes de conhecer os detalhes, é importante entender que o método fixo é instalado sobre alguns implantes no maxilar ou mandíbula. O objetivo é harmonizar a aparência de quem perdeu vários dentes devido a um trauma ou doenças como cáries e gengivite.

Além da prótese fixa, existem outros métodos para acabar com a perda dental. No consultório, os dentistas também sugerem a peça parcial, totalmente removível e até a flexível. A solução ideal pode ser o implante dentário se a região sem dentes não for abrangente.

Em quais casos é necessário o uso da prótese fixa?

Há dois casos principais que implicam o uso da prótese fixa para quem perdeu os dentes. O primeiro é quando o paciente já usa dentadura e deseja torná-la irremovível. O segundo é quando a pessoa está prestes a perder toda a dentição e precisa restaurar grande parte da arcada.

Como a colocação da peça requer um procedimento cirúrgico, é preciso que o profissional seja cuidadoso ao fazer exame. Nesse momento, é avaliado o histórico de doenças do paciente e se há uma boa quantidade óssea para receber os implantes.

Com o diagnóstico clínico, determina-se a intervenção mais viável para o problema. O processo começa com a implantação de 6 a 8 estruturas que suportam a nova base dental. Essa etapa de colocação das peças metálicas é crucial, uma vez que elas devem se adaptar aos ossos da boca.

Enquanto a implantação cicatriza, deve-se usar a prótese removível para fazer as atividades do dia a dia. Com a estabilização da área em alguns meses, o dentista finalmente fixa a prótese, melhorando a mastigação e a dicção do paciente.

A prótese fixa é confeccionada com que tipo de material?

A prótese fixa pode ser confeccionada em diversos tipos de material. As próteses mais utilizadas atualmente são as de metal com porcelana e as de porcelana com infraestrutura sem metal.

As próteses de metal e porcelana são as mais resistentes, apesar de terem uma perda estética. Para sanar esse problema, o profissional pode optar por utilizar a zircônia, que apresenta resistência muito próxima ao metal e uma qualidade estética maior.

No quesito estética, a campeã é a prótese de porcelana pura. Esse tipo de prótese é translúcida e se assemelha muito aos dentes naturais. Outra vantagem da porcelana pura é que ela não sofre alterações de cor ao passar dos anos, independentemente do tipo de alimentação do paciente. Mas ela perde um pouco no quesito resistência.

Também há a prótese de metal e resina: a estrutura metálica dura bastante, mas a resina sofre desgaste a altera a cor ao passar do tempo.

Qual a diferença entre a prótese fixa e outros tipos de prótese?

A principal diferença está na forma de colocar a prótese. Nesse tipo de tratamento, é necessário fazer um procedimento cirúrgico para instalar os pinos de titânio, como já citamos ao longo deste texto. No entanto, a prótese fixa total é uma estrutura única, que é fixada em alguns implantes.

Em outros casos, como na ponte fixa, o dente artificial é apoiado nos dentes adjacentes. Para fazer o tratamento, é necessário fazer um desgaste para que a prótese se encaixe com perfeição.

A ponte fixa também pode ser feita utilizando apenas um dente como suporte. Ainda há outra alternativa, que é a ponte adesiva. Nesse caso, a prótese é confeccionada com uma estrutura de metal dos dois lados, que é cimentada nos dentes adjacentes, dispensando que haja desgaste em dentes saudáveis.

A prótese sobre implante também é fixa, mas ela é unitária. Além disso, cada dente artificial é fixado em um pino de titânio.

A coroa dentária é outro tipo de prótese fixa que pode ser utilizado para recobrir uma parte ou toda a coroa do dente. Nesse caso, a peça é feita de porcelana e cimentada sobre o dente, sem a necessidade de cirurgia.

Powered by Rock Convert

Quais são as vantagens desse tipo de dentadura?

A indicação do procedimento depende de uma série de questões, desde o resultado da documentação ortodôntica (exame de sangue e tomografia) até a condição da estrutura bucal.

É certo, contudo, que a prótese fixa traz muitos benefícios devido à sua estabilidade, facilidade na higiene e conforto ao sorrir. Abaixo, veja em detalhes as vantagens desse tipo de dentadura.

Manter a higiene

A higiene é a chave para o sucesso de quem tem dentes harmônicos e saudáveis. Entretanto, muita gente que utiliza dentadura tradicional reclama da higienização da peça. A prótese fixa requer atenção para que se mantenha limpa, mas oferece mais facilidade na hora da escovação.

Garantir fixação

Uma queixa muito comum entre as pessoas que têm dentadura móvel é quanto à sustentação do aparelho na boca. Ao fixar a prótese com material rígido, você larga o medo de perder ou deixar cair a dentição removível. O conforto na hora da alimentação é bem maior, pois a dentadura fixa não tem a mobilidade da prótese removível.

Aparentar naturalidade

Ao perder os dentes, infelizmente não há como não sofrer impacto com o visual da boca. O protocolo sobre implantes deve ser uma opção para quem deseja ter um sorriso bastante natural, já que a prótese (confeccionada antes da implantação) é fixada em uma área extensa.

Durar mais tempo

Não é à toa que a fixação da prótese acarreta conforto e segurança. O material usado para confeccionar a peça é de extrema durabilidade. Nesse sentido, pode-se escolher entre o acrílico e a porcelana para compor o aparelho, que permanece funcionando perfeitamente por vários anos.

Estar confortável

A dentadura móvel pode ter menos aderência à boca, tornando mais fácil o surgimento de afta, machucado e sangramento na região. O método fixo, além de trazer mais segurança à pessoa, também é mais estável na boca. O resultado é sentido imediatamente pelo paciente: comodidade ao mastigar e falar.

Facilitar o tratamento

Por fim, mais um ponto positivo da prótese fixa (em comparação ao implante dentário, por exemplo) é o tempo de tratamento. Como a técnica comumente não requer enxerto ósseo, demora no máximo um semestre para fazer a cirurgia dos implantes e apenas 1 mês para confeccionar o modelo final.

Quais são as desvantagens que o método pode trazer?

Você já conhece as principais vantagens que o protocolo sobre implantes pode trazer à sua vida. Porém, há uma desvantagem que o método acarreta em comparação ao tradicional. A prótese não permite o uso de fio dental para limpar os dentes, uma vez que altera o espaço entre eles.

Outro ponto que você deve considerar é o custo mais elevado em relação ao método removível. No entanto, apesar de custar mais caro do que a dentadura tradicional, a técnica fixa compensa com uma aparência natural e uma durabilidade incomparável!

Quanto tempo dura uma prótese fixa?

A durabilidade da prótese depende do tipo de material escolhido e dos cuidados do paciente com a alimentação. Também é importante evitar alguns hábitos que podem danificar os dentes artificiais, como roer tampas de caneta e abrir recipientes com a boca, além de procurar não morder alimentos muito duros, pois, dependendo do material, os dentes podem sofrer fraturas.

Saiba que a resina é menos resistente e suscetível a manchas. Então, se o paciente fuma e consome muitos alimentos ricos em corantes, a prótese vai sofrer alterações de cor e perder sua qualidade estética.

Desde que sejam adotados bons hábitos, uma boa higiene e os devidos cuidados na hora de praticar esportes — principalmente no caso de atletas —, a prótese fixa pode durar uma vida inteira, principalmente as próteses de metal e porcelana.

Quando ir ao dentista após a prótese?

Para um tratamento mais higiênico, a prótese fixa requer cuidados especiais. Como o espaço entre os dentes é menor, limpe-os cautelosamente com escova interdental e fio dental. Isso vai ajudar a remover possíveis restos alimentares entre a dentição e a gengiva.

O descuido com a limpeza da dentadura durante o dia e após as refeições traz bastante dor de cabeça (e dor de dente, claro). Em casos graves, pode ocorrer inflamação na gengiva e até danos no implante.

Para deixar a saúde bucal em dia, é preciso consultar o dentista a cada 6 meses. O profissional realiza a manutenção e a limpeza da prótese, e assim você voltar para casa com um sorriso perfeito.

O protocolo sobre implantes pode ser um tratamento viável para quem sonha em ter um sorriso harmônico. A prótese fixa tem várias vantagens se comparada à móvel, desde a melhora na higiene até o conforto da prótese na boca. Mas para gargalhar sem medo, o recomendado é sempre consultar um profissional!

Este artigo foi suficiente para esclarecer suas dúvidas? Compartilhe a sua experiência com próteses conosco, basta deixar sua opinião nos comentários!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

20 Comentários

  1. Eu uso pretese e gostaria muito de usar uma fixa
    Quanto custa mais o menos????

    1. Oi, Francisco. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Por isso, é importante passar por uma avaliação para ver de fato qual a melhor opção para você.

  2. Quanto custa uma prótese fixa

    1. Oi, Ana. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Por isso, é importante passar por uma avaliação para ver de fato qual a melhor opção para você.

  3. Gostaria de saber quanto custa uma prótese fixa e como posso está pagando

    1. Olá, Maria. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Se quiser, pode estar procurando a unidade da OdontoCompany mais proxima de você e agendando uma avaliação: https://odontocompany.com/clinicas.

  4. A reportagem é bem explicativa. Eu perdi quase todos os dentes superiores para a gengivite hoje tenho apenas dois dentes que já estão bem bambos atualmente e essa reportagem me deu muita coragem de aderir a prótese fixa. Qual o valor. Obrigada

    1. Rosangela, tudo certo com você? Primeiramente, obrigada pelo feedback. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. A prótese fixa pode variar de pessoa para pessoa. Daí, a importância de passar por uma avaliação inicial.

  5. Quero marcar uma avaliação pra colocar prótese fixa

    1. Oi, Ana! Tudo bem? Você pode agendar sua avaliação no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  6. Bom dia
    Qual um número pra contato ?
    Vcs são de qual cidade ?

    1. Oi, Valdeir. Tudo bem? A OdontoCompany está presente em todo o Brasil. Você pode encontrar a mais próxima no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  7. Gostaria de saber o valor da prótese fixa.

    1. Oi, Edna. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Por isso, é importante passar por uma avaliação para ver de fato qual a melhor opção para você.

  8. Estou precisando muito de uma protese fixa,pois gostaria de saber se é muito cara.pois gostaria de colocar.Mas preciso saber quais sao as formas de pagamento. Pois tenho pouca condições financeiras.

    1. Entendo, Maria José! Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos de perto a situação: https://odontocompany.com/

  9. Bom dia! Eu gostaria de saber se vcs atendem algum convênio, e se sim, qual?

    1. Oi, Maria Elena. Tudo bem? Acesse o link a seguir para saber mais informações: https://odontocompany.com/

  10. Gostaria de saber se colocar uma prótese fixa posso tocar instrumento de sopro (trompete)?

  11. Boa tarde! Eu perdi 9 dentes e uso prótese removível, me animei bastante com as explicações acima, agora a pergunta que não quer calar. Quanto vai me custar fazer a prótese fixa?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.