Prótese fixa: qual a diferença das demais?

Tempo de leitura 9 min

Atualmente, são quase 40 milhões de brasileiros com alguma perda dental. O problema deixa de ser apenas na aparência e pode causar sérios danos à saúde, seja por motivos estéticos ou por questão funcional. Mas não precisa se desesperar, uma vez que a prótese fixa pode ser a solução para trazer o seu sorriso de volta.

Dependendo do caso, a prótese pode estimular uma melhora significativa na autoestima do paciente, pois é comum se sentir envergonhado ao apresentar um sorriso com dentes faltosos. A prótese fixa também devolve a qualidade de vida da pessoa, pois ela restabelece as funções mastigatórias dos dentes.

Neste texto, você vai entender o que é, para quem é indicado e quais são as vantagens ou desvantagens da prótese fixa. Acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é a prótese fixa?

Antes de conhecer os detalhes, é importante entender que o método fixo é instalado sobre alguns implantes no maxilar ou mandíbula. O objetivo é harmonizar a aparência de quem perdeu vários dentes devido a um trauma ou doenças como cáries e gengivite.

Além da prótese fixa, existem outros métodos para acabar com a perda dental. No consultório, os dentistas também sugerem a peça parcial, totalmente removível e até a flexível. A solução ideal pode ser o implante dentário se a região sem dentes não for abrangente.

Em quais casos é necessário o uso da prótese fixa?

Há dois casos principais que implicam o uso da prótese fixa para quem perdeu os dentes. O primeiro é quando o paciente já usa dentadura e deseja torná-la irremovível. O segundo é quando a pessoa está prestes a perder toda a dentição e precisa restaurar grande parte da arcada.

Como a colocação da peça requer um procedimento cirúrgico, é preciso que o profissional seja cuidadoso ao fazer exame. Nesse momento, é avaliado o histórico de doenças do paciente e se há uma boa quantidade óssea para receber os implantes.

Com o diagnóstico clínico, determina-se a intervenção mais viável para o problema. O processo começa com a implantação de 6 a 8 estruturas que suportam a nova base dental. Essa etapa de colocação das peças metálicas é crucial, uma vez que elas devem se adaptar aos ossos da boca.

Enquanto a implantação cicatriza, deve-se usar a prótese removível para fazer as atividades do dia a dia. Com a estabilização da área em alguns meses, o dentista finalmente fixa a prótese, melhorando a mastigação e a dicção do paciente.

A prótese fixa é confeccionada com que tipo de material?

A prótese fixa pode ser confeccionada em diversos tipos de material. As próteses mais utilizadas atualmente são as de metal com porcelana e as de porcelana com infraestrutura sem metal.

As próteses de metal e porcelana são as mais resistentes, apesar de terem uma perda estética. Para sanar esse problema, o profissional pode optar por utilizar a zircônia, que apresenta resistência muito próxima ao metal e uma qualidade estética maior.

No quesito estética, a campeã é a prótese de porcelana pura. Esse tipo de prótese é translúcida e se assemelha muito aos dentes naturais. Outra vantagem da porcelana pura é que ela não sofre alterações de cor ao passar dos anos, independentemente do tipo de alimentação do paciente. Mas ela perde um pouco no quesito resistência.

Também há a prótese de metal e resina: a estrutura metálica dura bastante, mas a resina sofre desgaste a altera a cor ao passar do tempo.

Qual a diferença entre a prótese fixa e outros tipos de prótese?

A principal diferença está na forma de colocar a prótese. Nesse tipo de tratamento, é necessário fazer um procedimento cirúrgico para instalar os pinos de titânio, como já citamos ao longo deste texto. No entanto, a prótese fixa total é uma estrutura única, que é fixada em alguns implantes.

Em outros casos, como na ponte fixa, o dente artificial é apoiado nos dentes adjacentes. Para fazer o tratamento, é necessário fazer um desgaste para que a prótese se encaixe com perfeição.

A ponte fixa também pode ser feita utilizando apenas um dente como suporte. Ainda há outra alternativa, que é a ponte adesiva. Nesse caso, a prótese é confeccionada com uma estrutura de metal dos dois lados, que é cimentada nos dentes adjacentes, dispensando que haja desgaste em dentes saudáveis.

A prótese sobre implante também é fixa, mas ela é unitária. Além disso, cada dente artificial é fixado em um pino de titânio.

A coroa dentária é outro tipo de prótese fixa que pode ser utilizado para recobrir uma parte ou toda a coroa do dente. Nesse caso, a peça é feita de porcelana e cimentada sobre o dente, sem a necessidade de cirurgia.

Quais são as vantagens desse tipo de dentadura?

A indicação do procedimento depende de uma série de questões, desde o resultado da documentação ortodôntica (exame de sangue e tomografia) até a condição da estrutura bucal.

É certo, contudo, que a prótese fixa traz muitos benefícios devido à sua estabilidade, facilidade na higiene e conforto ao sorrir. Abaixo, veja em detalhes as vantagens desse tipo de dentadura.

Manter a higiene

A higiene é a chave para o sucesso de quem tem dentes harmônicos e saudáveis. Entretanto, muita gente que utiliza dentadura tradicional reclama da higienização da peça. A prótese fixa requer atenção para que se mantenha limpa, mas oferece mais facilidade na hora da escovação.

Garantir fixação

Uma queixa muito comum entre as pessoas que têm dentadura móvel é quanto à sustentação do aparelho na boca. Ao fixar a prótese com material rígido, você larga o medo de perder ou deixar cair a dentição removível. O conforto na hora da alimentação é bem maior, pois a dentadura fixa não tem a mobilidade da prótese removível.

Aparentar naturalidade

Ao perder os dentes, infelizmente não há como não sofrer impacto com o visual da boca. O protocolo sobre implantes deve ser uma opção para quem deseja ter um sorriso bastante natural, já que a prótese (confeccionada antes da implantação) é fixada em uma área extensa.

Durar mais tempo

Não é à toa que a fixação da prótese acarreta conforto e segurança. O material usado para confeccionar a peça é de extrema durabilidade. Nesse sentido, pode-se escolher entre o acrílico e a porcelana para compor o aparelho, que permanece funcionando perfeitamente por vários anos.

Estar confortável

A dentadura móvel pode ter menos aderência à boca, tornando mais fácil o surgimento de afta, machucado e sangramento na região. O método fixo, além de trazer mais segurança à pessoa, também é mais estável na boca. O resultado é sentido imediatamente pelo paciente: comodidade ao mastigar e falar.

Facilitar o tratamento

Por fim, mais um ponto positivo da prótese fixa (em comparação ao implante dentário, por exemplo) é o tempo de tratamento. Como a técnica comumente não requer enxerto ósseo, demora no máximo um semestre para fazer a cirurgia dos implantes e apenas 1 mês para confeccionar o modelo final.

Quais são as desvantagens que o método pode trazer?

Você já conhece as principais vantagens que o protocolo sobre implantes pode trazer à sua vida. Porém, há uma desvantagem que o método acarreta em comparação ao tradicional. A prótese não permite o uso de fio dental para limpar os dentes, uma vez que altera o espaço entre eles.

Outro ponto que você deve considerar é o custo mais elevado em relação ao método removível. No entanto, apesar de custar mais caro do que a dentadura tradicional, a técnica fixa compensa com uma aparência natural e uma durabilidade incomparável!

Quanto tempo dura uma prótese fixa?

A durabilidade da prótese depende do tipo de material escolhido e dos cuidados do paciente com a alimentação. Também é importante evitar alguns hábitos que podem danificar os dentes artificiais, como roer tampas de caneta e abrir recipientes com a boca, além de procurar não morder alimentos muito duros, pois, dependendo do material, os dentes podem sofrer fraturas.

Saiba que a resina é menos resistente e suscetível a manchas. Então, se o paciente fuma e consome muitos alimentos ricos em corantes, a prótese vai sofrer alterações de cor e perder sua qualidade estética.

Desde que sejam adotados bons hábitos, uma boa higiene e os devidos cuidados na hora de praticar esportes — principalmente no caso de atletas —, a prótese fixa pode durar uma vida inteira, principalmente as próteses de metal e porcelana.

Quando ir ao dentista após a prótese?

Para um tratamento mais higiênico, a prótese fixa requer cuidados especiais. Como o espaço entre os dentes é menor, limpe-os cautelosamente com escova interdental e fio dental. Isso vai ajudar a remover possíveis restos alimentares entre a dentição e a gengiva.

O descuido com a limpeza da dentadura durante o dia e após as refeições traz bastante dor de cabeça (e dor de dente, claro). Em casos graves, pode ocorrer inflamação na gengiva e até danos no implante.

Para deixar a saúde bucal em dia, é preciso consultar o dentista a cada 6 meses. O profissional realiza a manutenção e a limpeza da prótese, e assim você voltar para casa com um sorriso perfeito.

O protocolo sobre implantes pode ser um tratamento viável para quem sonha em ter um sorriso harmônico. A prótese fixa tem várias vantagens se comparada à móvel, desde a melhora na higiene até o conforto da prótese na boca. Mas para gargalhar sem medo, o recomendado é sempre consultar um profissional!

Este artigo foi suficiente para esclarecer suas dúvidas? Compartilhe a sua experiência com próteses conosco, basta deixar sua opinião nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

32 Comentários

  1. Eu uso pretese e gostaria muito de usar uma fixa
    Quanto custa mais o menos????

    1. Oi, Francisco. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Por isso, é importante passar por uma avaliação para ver de fato qual a melhor opção para você.

      1. Dr Paulo quanto custa cada pino para carga imediata, essa resposta ñ precisa de consulta, me responde por favor

        1. Olá Maria Aparecida, como vai? Os valores podem variar de uma unidade OdontoCompany para outra, por isso não temos como te dizer qual é esse valor. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para tirar a dúvida pelo link https://odontocompany.com/

  2. Quanto custa uma prótese fixa

    1. Oi, Ana. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Por isso, é importante passar por uma avaliação para ver de fato qual a melhor opção para você.

      1. Gostaria de saber a média de valores da prótese fixa por favor pra saber se é muito caro ou não, se não vai me interessar de fazer uma avaliação

        1. Oi Andreia, como vai? Procure a OdontoCompany mais perto de você para avaliarmos sua situação, pelo link https://odontocompany.com/

  3. Gostaria de saber quanto custa uma prótese fixa e como posso está pagando

    1. Olá, Maria. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Se quiser, pode estar procurando a unidade da OdontoCompany mais proxima de você e agendando uma avaliação: https://odontocompany.com/clinicas.

  4. A reportagem é bem explicativa. Eu perdi quase todos os dentes superiores para a gengivite hoje tenho apenas dois dentes que já estão bem bambos atualmente e essa reportagem me deu muita coragem de aderir a prótese fixa. Qual o valor. Obrigada

    1. Rosangela, tudo certo com você? Primeiramente, obrigada pelo feedback. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. A prótese fixa pode variar de pessoa para pessoa. Daí, a importância de passar por uma avaliação inicial.

  5. Quero marcar uma avaliação pra colocar prótese fixa

    1. Oi, Ana! Tudo bem? Você pode agendar sua avaliação no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  6. Bom dia
    Qual um número pra contato ?
    Vcs são de qual cidade ?

    1. Oi, Valdeir. Tudo bem? A OdontoCompany está presente em todo o Brasil. Você pode encontrar a mais próxima no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

  7. Gostaria de saber o valor da prótese fixa.

    1. Oi, Edna. Tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Por isso, é importante passar por uma avaliação para ver de fato qual a melhor opção para você.

  8. Estou precisando muito de uma protese fixa,pois gostaria de saber se é muito cara.pois gostaria de colocar.Mas preciso saber quais sao as formas de pagamento. Pois tenho pouca condições financeiras.

    1. Entendo, Maria José! Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos de perto a situação: https://odontocompany.com/

  9. Bom dia! Eu gostaria de saber se vcs atendem algum convênio, e se sim, qual?

    1. Oi, Maria Elena. Tudo bem? Acesse o link a seguir para saber mais informações: https://odontocompany.com/

  10. Gostaria de saber se colocar uma prótese fixa posso tocar instrumento de sopro (trompete)?

  11. Boa tarde! Eu perdi 9 dentes e uso prótese removível, me animei bastante com as explicações acima, agora a pergunta que não quer calar. Quanto vai me custar fazer a prótese fixa?

  12. Boa tarde, dr. Paulo Y. zahr.
    Meu nome é Maria do Carmo de Castro, paciente da unidade Copacabana.

  13. Dr Paulo quanto custa cada pino para carga imediata, essa resposta ñ precisa de consulta, me responde por favor

    1. Oi Maria Aparecida, como vai? Os valores podem variar de acordo com o profissional, a cidade e os procedimentos necessários. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

      1. Bom dia
        Meu nome é karina e tenhobmuitabfakta dentaria entt ate hoje nn ligava mas perdi dois dentes na frente e to com vergonha de sorrir como faço pra fazer uma avaliação da boca toda ?

        1. Olá Karina, tudo bem? Pode procurar a OdontoCompany mais próxima de você para realizarmos a sua avaliação pelo link https://odontocompany.com/

  14. Boa noite ! Mim chamo Alcione, dr Paulo Y. zaher perdi os dente superiores e estou perdendo os inferior sofro com a periodontite. Gostaria saber do Dr. se tem algum problema de usar implante ?

    1. Oi Alcione, tudo bem? Nesse caso, é preciso uma análise de perto, para verificar a situação de como está e o que é recomendável fazer. Procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link a seguir, para avaliarmos sua situação: https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.