Entenda aqui o que é o implante individual
Quando um dente é perdido, não é somente a estética do sorriso que fica prejudicada, as funções mastigatórias do paciente são comprometidas. Além do procedimento ser a melhor opção para quem precisa repor um ou mais dentes na boca, há diversas técnicas como o implante individual e o múltiplo.
Embora haja diversos tipos de implante, apenas o dentista pode indicar a opção mais adequada para cada caso, depois de avaliar a arcada dentária do paciente. Por isso, antes de fazer o tratamento é necessário fazer diversos exames, inclusive de raio-X.
Neste post, vou explicar o que é um implante individual, como funciona o tratamento e quais vantagens essa técnica oferece aos pacientes. Confira!
O que é um implante individual?
Chamo de implante individual ou unitário a técnica que consiste na reposição de um único dente ou vários dentes não sequenciais. Nesse caso, é feito um procedimento cirúrgico e inserido um pino de titânio para cada dente implantado na boca do paciente.
O tratamento com implante unitário é indicado para pacientes que atendem os seguintes requisitos:
- possuem uma grande quantidade de osso;
- quantidade de gengiva preservada para que o resultado seja natural;
- quando o paciente não mostra as gengivas em um sorriso aberto.
Quais as vantagens do implante individual?
Como todo e qualquer tratamento, o implante individual oferece diversas vantagens para o paciente. O principal benefício é a restauração das funções mastigatórias dos dentes e melhora na autoestima e qualidade de vida do indivíduo.
No entanto, estas não são as únicas vantagens dessa técnica de implante. A seguir, vou citar mais algumas. Veja só!
Preserva a integridade dos dentes vizinhos
A ponte fixa também é um procedimento muito bom para repor dentes na boca. Mas para que o tratamento seja realizado é necessário desgastar os dentes vizinhos para fixar a prótese.
A vantagem do implante individual é que isso não é necessário, pois será fixado um pino de titânio para servir de suporte para a prótese. Dessa forma, os dentes vizinhos ficam intactos.
Facilidade no tratamento
Se comparar o implante individual com outras técnicas, ele é bem mais simples e rápido. Caso o paciente necessite apenas de um implante a cirurgia é realizada em poucos minutos e a recuperação, bastante tranquila. Além disso, é possível colocar uma prótese provisória no mesmo dia da cirurgia.
Procedimento seguro
Quando um dente é desgastado para realizar uma ponte, ele fica mais suscetível à infiltrações e ao aparecimento de cáries, o que coloca em risco o sucesso do tratamento. Com o implante unitário isso não acontece, pois ele não precisa de apoio dos dentes adjacentes.
Excelente custo-benefício
Claro que um implante dentário tem um custo mais elevado do que um ponte fixa, por exemplo. Mas seu custo-benefício vale a pena, pois se bem cuidado, ele pode durar até 20 anos. Então, antes de falar que o tratamento é caro e buscar opções mais baratas, pense na longevidade de seu novo sorriso.
Como funciona a técnica de implante individual?
O primeiro passo para a realização do implante é uma consulta com o dentista. Nela, o profissional vai avaliar a saúde bucal do paciente e solicitar os exames necessários para enfim, analisar a viabilidade do tratamento.
São necessários exames de sangue e raio-x. O diagnóstico de imagem serve para o dentista verificar se há osso o suficiente para suportar o implante ou se haverá necessidade de enxertar tecido ósseo.
O implante é fixado por meio de cirurgia e para cada dente perdido, é fincado um pino de titânio para substituir a raiz dentária. Logo depois do procedimento, é colocada uma prótese provisória, que é conhecida como carga imediata.
A prótese de carga imediata é confeccionada em resina, pois é um material de custo mais acessível. Já o dente artificial definitivo é de porcelana, que é mais resistente e esteticamente mais agradável do que a resina.
O procedimento é rápido e feito no consultório, sob anestesia local. O tempo da cirurgia depende da complexidade do caso e da habilidade do dentista.
Qual a diferença entre o implante individual e outras técnicas?
A principal diferença entre o implante individual e outros métodos é a forma na qual os tratamentos são realizados. Para o implante unitário é necessário um pino de titânio para cada prótese utilizada. Em outras técnicas como a overdenture, protocolo e implantes múltiplos.
No caso da prótese protocolo e da overdenture, são utilizados entre 6 e 8 pinos de titânio para fixar uma prótese total. Essas técnicas são indicadas para pacientes que perderam todos os dentes na boca e precisam de uma reabilitação oral completa.
Já no caso do implante múltiplo, são fixados dois parafusos de titânio nos dentes laterais, enquanto a prótese do meio fica apoiada nas gengivas. O implante zigomático é um pouco mais complexo e é indicado para quem não possui estrutura óssea para fazer o procedimento tradicional.
É possível fazer todos os implantes de forma individualizada?
A resposta para esta pergunta é não. Quando um paciente não faz a reposição de um dente perdido imediatamente, há uma grande perda óssea, o que dificulta a realização do implante individual. Esse problema ainda é maior quando indivíduo já perdeu muito ou todos os dentes na boca.
Quanto mais tempo o paciente leva para buscar tratamento, mais o osso se desgasta, o que inviabiliza o uso da técnica. Nesses casos, uma prótese fixa é o procedimento mais indicado.
Claro que ter perdido muitos dentes na boca não é motivo para descartar o implante unitário. Mas isso depende do tempo em que o paciente perdeu os dentes. Quando ele procura tratamento imediato, há mais chances de esse método ser viável.
Como você viu, o implante individual oferece diversos benefícios para o paciente. No entanto, é necessário contar com profissionais qualificados para realizar o procedimento. Além disso, é preciso que o indivíduo faça sua parte para que o tratamento tenha sucesso.
Gostou do post e está interessado em fazer um tratamento de implante? Entre em contato conosco e fale com um de nossos atendentes! Temos uma equipe altamente qualificada, pronta para atender você e sua família!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
maio 23, 2021 às 11:22 pm
Gostei quero uma avaliação
maio 24, 2021 às 11:25 am
Olá Silvania, tudo bem? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/