Agende sua avaliação
coroa de porcelana

Quais os tipos de coroas dentárias? Conheça as 6 principais

Tempo de leitura 8 min

A coroa dentária é a parte superior dos dentes, que dá o formato de acordo com a função que deve exercer ― os da frente, mais afiados para cortar; os de trás, retos para triturar. Mas, por conta de cáries, traumas ou outros problemas, ela pode ser comprometida e, com isso, muito da estética e função dental também. Para resolver o problema e reabilitar o sorriso, é utilizada a coroa de porcelana ou de outros materiais.

A prótese de coroa dentária funciona como uma espécie de capa, que reveste o dente natural para recuperar suas funções. Elas não são novidades nos consultórios odontológicos, uma vez que já são utilizadas desde o fim do século XX, mas isso não quer dizer que a tecnologia não as tenha mudado.

Hoje, são mais resistentes e, principalmente, mais estéticas, possibilitando um visual bem natural.

E é isso que você verá agora! Descubra quais os tipos de coroas dentárias disponíveis, as diferenças entre elas e, claro, saiba escolher a melhor opção entre as 6 principais. Acompanhe!

Quais os tipos mais comuns de coroa dentária?

Como a coroa precisa revestir o dente, é necessário algo que a “cimente” nele. Uma série de materiais podem ser utilizados para essa finalidade, lembrando que eles podem interferir no resultado estético, o que é muito importante para quem busca reabilitar o sorriso.

Conheça os principais tipos de coroa dentária:

1. Provisória

A provisória, como o próprio nome diz, não ficará para sempre no dente. Ela é uma espécie de saída de emergência para pacientes que tiveram algum tipo de trauma ou outro problema em dentes anteriores — os dentes que ficam na frente — e precisam sair do consultório odontológico reabilitados, mesmo que provisoriamente.

A coroa dentária provisória é confeccionada em resina acrílica, que é bastante natural e pode ser feita no próprio consultório.

2. Resina

Trata-se de uma das opções mais comuns, por conta do seu preço, que é bastante acessível. Mas ela apresenta algumas desvantagens: a resina é um material muito poroso, que absorve substâncias com facilidade, e isso pode fazer com que a coroa seja fonte de mau hálito.

Outra consideração a respeito da coroa dentária de resina é em relação à sua durabilidade, que é bem menor, uma vez que o material desgasta e pode quebrar com facilidade. Não à toa, ele é utilizado nas coroas provisórias!

3. Totalmente em metal

O mais antigo tipo de prótese de coroa dentária ainda utilizado, embora cada vez menos escolhido pelos pacientes. A principal razão está no fator estético, já que a cor do metal contrasta bastante com a natural dos dentes, então, a prótese será quase sempre visível.

Mas existem alguns casos em que seu uso é aconselhado, como quando o espaço entre os dentes é muito pequeno.

4. Metalocerâmica

Lembra que foi mencionado que a prótese é “cimentada” no dente? No caso das coroas dentárias metalocerâmicas, essa liga é feita em uma infraestrutura de metal, que é coberta por cerâmica. É o tipo mais utilizado por ser resistente e proporcionar uma boa estética, além de bastante recomendada para pacientes com bruxismo.

5. Zircônia

Esse material foi considerado uma grande revolução! As coroas de zircônia são resistentes e altamente estéticas. Nesse modelo, não há a presença de metal na estrutura interna, o que possibilita a passagem da luz pela prótese, deixando-a da mesma cor do dente natural.

Além disso, o material não causa surgimento de manchas acinzentadas próximas à gengiva e, ainda, por não levar metal na fabricação, não dá alergia.

6. Cerâmica

Feitas de porcelana, essas coroas são inteiramente confeccionadas com o mesmo material, não contendo metal na infraestrutura, o que as torna ainda mais parecidas com os dentes naturais.

Por esse motivo, são bastante indicadas no tratamento dos dentes anteriores, mas, caso o paciente tenha problemas com mordida muito forte ou ranger de dentes, é aconselhado um outro tipo, mais resistente.

Em quais casos a coroa de porcelana é utilizada?

A coroa de porcelana é indicada quando é necessário que a estética seja restaurada perfeitamente. Então, se é feita uma restauração em um dente que aparece muito no sorriso, a coroa de porcelana é a melhor opção.

Isso porque é um material muito semelhante ao dente natural. Logo, pacientes exigentes ficam muito felizes com o resultado de restaurações feitas com coroas dentárias em porcelana.

Em dentes muito escurecidos ou com pinos de metal, ela não cai muito bem. Isso porque o material é transparente e a parte escura dos dentes e o metal ficarão em evidência, o que atrapalha o resultado estético do tratamento.

Esse tipo de prótese é indicado para casos de fraturas nos dentes, restauração por tratamento de canal, quando é necessária uma peça para cobrir parte do dente, e em reconstruções por danos causados pela cárie.

Como funciona o tratamento com a coroa de porcelana?

Como todo e qualquer procedimento odontológico, antes de colocar uma coroa de porcelana, o paciente passa por uma avaliação completa. O dentista avaliará a viabilidade do tratamento e qual será o tamanho da coroa a ser confeccionado.

Vale ressaltar que, para realizar o tratamento é preciso procurar um profissional especializado e que já tenha experiência no uso da técnica com esse tipo de material. Além disso, o dentista solicitará exames de raio-x para avaliar a situação óssea do paciente e determinar com mais precisão como a coroa deve ser cimentada.

Caso o paciente esteja com outros problemas, como presença de tártaro e cáries, ele deve passar por um tratamento antes de colocar a coroa. Depois de todas essas etapas, o dentista faz um molde do dente e envia para o laboratório de prótese.

Após alguns dias, a peça chega ao consultório e o paciente faz provas para ver se encaixará com perfeição. Caso não, ela é enviada novamente para o laboratório para os devidos ajustes. Quando a prótese fica perfeita no dente, ela é cimentada e o tratamento, finalizado.

Qual a importância das consultas de acompanhamento com o dentista?

O fato de cimentar a coroa no dente não significa que você não deve mais voltar ao consultório. O dentista precisa acompanhar a evolução de seu tratamento. Logo, é necessário que o paciente vá a algumas consultas para que o profissional analise a adaptação com a prótese.

O intervalo de tempo entre os retornos e o número de consultas necessárias depende da complexidade do caso. Apenas o dentista que fez o tratamento pode passar essa informação com exatidão.

O acompanhamento é essencial para garantir uma maior durabilidade da prótese, pois o profissional realizará as manutenções necessárias na peça.

Afinal, qual a melhor opção entre as coroas dentárias?

A melhor opção para você é aquela que resolve o seu problema. De nada adianta optar por coroas de cerâmica, caso tenha sido afetado pelo bruxismo, por exemplo. Ainda, embora mais estéticas, elas se desgastam com mais facilidade e você precisará trocá-las mais rápido para recuperar as funções do dente.

Um outro exemplo são pessoas que têm dentes acinzentados: nesses casos, uma base de metal pode até trazer benefício estético, uma vez que a cor fica mais próxima do natural. Mas verdade seja dita: se a escolha for uma opção, dê preferência às que não utilizam metal.

Hoje, já existe bastante tecnologia para proporcionar uma estética natural com próteses resistentes e antialérgicas. Um fato curioso, mas ainda não totalmente esclarecido, diz respeito às alergias provocadas por próteses que contém metal: cerca de 17% das mulheres que utilizaram algum tipo de metal em próteses dentárias tiveram algum tipo de reação alérgica.

Inflamação, gengiva inchada, retração gengival e, em alguns casos, até perda dos dentes estão entre os problemas acarretados pelo aparecimento da reação alérgica provocada pelo metal.

Se os seus dentes têm alguma irregularidade no formato, desgaste do esmalte ou fratura, é interessante perguntar ao seu dentista a necessidade de usar uma coroa dentária e discutir com ele o material mais indicado para o seu caso.

A prótese também ajuda a estabilizar a mordida e corrigir dentes com cor ou formatos anômalos, sendo um dos procedimentos realizados em pacientes que se submetem à reabilitação oral.

>> Quando fazer implante dentário? Entenda aqui!

Após a coroa dentária, é preciso cuidado especial com os dentes?

A coroa dentária faz parte de um tratamento que visa recuperar o sorriso e as funções. Além disso, é um procedimento super confortável, mas os cuidados devem ser rigorosos: escovação ao menos 3x ao dia e fio dental uma vez, bochechos com antibactericidas e, claro, visitar o dentista regularmente para ver se tudo continua certo!

No caso de coroas de porcelana e de resina, é imprescindível garantir uma higiene bucal impecável, já que esses materiais podem se desgastar e apresentar fissuras, ocasionando o aparecimento de cáries. A resina ainda tem a desvantagem de adquirir manchas com o passar dos anos, o que pede mais cuidados com a alimentação e higiene bucal.

O post foi suficiente para tirar todas as suas dúvidas sobre as coroas dentárias? Está precisando de tratamento ou buscando bons profissionais? Entre em contato com a OdontoCompany agora mesmo e resolva seus problemas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

60 Comentários

  1. Achei bem completo o texto, mas as coroas de metal ninguém quer mais…

    1. Olá! Muito obrigado pelo feedback!

    2. Parabéns pelo conteúdo e seu belo trabalho. Infelizmente os tratamentos odontológicos ainda são para uma pequena parcela da população.

    3. Bom dia
      Ja passo no odonto company mas a dentista disse que preciso de um pino no demte e na parte da frente preciso colocar uma extemsao nao tenho dinheiro pra tudo isso achei que com o aparelho ia corrigir as falhas 😥😞

    4. Tive a infelicidade de quebra meu dente da frente ,esse dente foi feito um canal e quebrou por inteiro qual seria minha melhor opção estou totalmente desnorteada

      1. Olá Cléo, tudo bem? A melhor opção para você é aquela que resolve o seu problema. Como todo procedimento odontológico, antes de passar pelo tratamento, o paciente deve passar por uma avaliação completa. O dentista avaliará a viabilidade do tratamento. A coroa de porcelana é indicada quando é necessário que a estética seja restaurada perfeitamente. Isso porque é um material muito semelhante ao dente natural. Você também pode optar por um implante, saiba mais sobre neste artigo: https://blog.odontocompany.com/tipos-de-implante-dentario/. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  2. Qual valor preciso fazer um emplante

    1. Boa tarde eu coloquei uma coroa provisória já tem alguns meses mais de vez enquanto aparece uma bolha de pus no cantinho da gengiva onde eu coloquei o dente.
      nesse caso o que devo fazer?

      1. Olá! O mais prudente a se fazer é agendar uma avaliação para que o profissional possa avaliar o seu caso e te direcionar ao melhor tratamento.

    2. Olá, Roselaine! De qual cidade você fala?

    3. Preciso coloca duas coras de cerâmica e faz uma restauração e uma Lipeza é um Clareamento e retirar um Aparelho

  3. Muito esclarecedor,mas poderia tirar uma duvida? tenho uma coroa , ela só vive caindo( dura em media de seis meses), é normal? queria algo definitivo , o que fazer ? att: tenho bruxismo.

    1. Oi, Débora. Tudo bem com você? Que bom saber que você gostou do conteúdo! É muito gratificante. Eu sempre digo que odontologia evoluiu muito e hoje é possível, sim, ter algo definitivo e que devolva as funções de mastigação e fala perfeitamente. De qualquer maneira, antes de te indicar qualquer solução é preciso avaliar o seu caso direitinho. Você já se consultou em alguma unidade OdontoCompany?

  4. Boa tarde. Já fiz implante a 11 anos , está tudo bem preciso ,trocar a prótese . Qual material o senhor me aconselha ? Pois uso capa na parte inferior de porcelana, mas não tenho possibilidades de fazer em cima a prótese nova de porcelana, estou meio em dúvidas . Obrigada.

    1. Olá, Dione! Como vai? Procure uma de nossas unidades OdontoCompany (https://odontocompany.com/clinicas) e faça uma avaliação. Assim analisaremos detalhadamente o seu caso e então poderemos indicar o melhor material para você!

  5. Tenho retração de gengiva gostaria de saber porque não resolvo o problema com incherto de algum material?

    1. Oi Vera, tudo bem? Procure uma de nossas unidades OdontoCompany (https://odontocompany.com/clinicas) e faça uma avaliação. Assim analisaremos o seu caso para então propor uma solução definitiva!

  6. Fiz quatro implantes para prótese fixa inferior fãs 1 ano teve que tirar um implante e foi feito após três meses reimplante e tem um mês e está doendo e normal

    1. Olá, Francisco. Tudo bem? Essa dor pode ser proveniente por vários motivos. O mais indicado é você procurar o seu implantodontista para verificar o que pode estar acontecendo.

  7. Doutor, usei um peça metalica por 2 anos e ela n quer mais parar colada. O meu dente esta so metade a peça pega metade do dente certinho. Que peça seria melhor para o meu caso

    1. Oi, Joice! Hoje já temos materiais mais discretos para solucionar o seu problema. Mas de qualquer maneira, é importante verificar o seu caso numa avaliação, inicialmente.

  8. Olá. Gostei das explicações. Gostaria que me informassem o prečo das coroas de cerâmica ou metaloceramica e a de zircônia, já que parecem ser as mais indicadas.

    1. Oi, Sandra. Tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do conteúdo! Para saber de fato qual seria o melhor modelo para você, o ideal seria fazer uma avaliação. Você pode encontrar uma OdontoCompany mais próxima pelo link: https://odontocompany.com/clinicas.

  9. Boa noite! Gostaria de saber quanto tempo demorar pra fica pronta uma prótese ponte móvel?

    1. Amanda, tudo bem? O tempo de produção pode variar de acordo com o local onde é produzida a prótese.

  10. Olá boa tarde tenho um falha, resolvi colocar um dente de porcelana a 6 meses atrás é normal realmente cai com facilidade?

    1. Nesse caso, é importante procurar o seu dentista novamente para saber qual o problema pode estar causando isso, Carla.

  11. Boa tarde como faço para fazer uma avaliação com vcs sou da zona sul em São Paulo

  12. Dr, fiz o canal em um dente e já tinha tbm feito no dente ao lado há uns anos. Na continuação do tratamento estão me encaminhando para fazer a coroa. Ele é realmente necessária, se não a fizer, terei problema no futuro? Deixar o dente só com a restauração é tranquilo ou não é uma boa escolha? Valeu!!

  13. E possível implante fixo cair ou ele não cair

  14. Na operação do implante e possível senti algum tipo de dor ?

  15. No tratamento de canal, o valor da coroa deve ser cobrado à parte?
    Existe algum regulamento/código de ética que deve ser obedecido na cobrança para tal procedimento/prótese?

  16. Fiz um procedimento com coroa de porcelana no meu dente da frente ,só que desde que coloquei o dente fica com uma cor meio que azul bem clarinho minha dentista disse que e normal,mas não acho,o que devo fazer nesse caso????

  17. Tem algum centro odontológico na cidade de Cruzeiro-SP

  18. Boa Noite!Fiz uma ponte fixa e esta caindo daí gostaria de saber o motivo
    pela qual a prótese ponte fixa esta caindo..O que fazer para resolver neste tipo de caso.

  19. Quando a gente chega em casa e não gosta do resultado.As coroas ficaram grandes, é possível voltar ao dentista e pedir para diminuir ?

  20. Então o dentista me disse que preciso colocar uma coroa mais depois lendo sobre os tipos de coroa ñ sei qual a melhor pois travo meus dentes principalmente o que vai precisar da coroa e quero uma definitiva .

  21. Fui no dentista e vou ter que arrancar o que Posso fazer pois é um dente da lateral e não gostaria de ficar sem dente

  22. Parabéns odontocompany ,exelente esclarescimento,muito sucesso!

  23. boa tarde, preciso saber se vcs. fazer um bloco de metal ou resina, e qual preco?

  24. Fiz um procedimento com coroa de porcelana num dente da frente e ficou com uma sombra azulada,me falaram que isso é normal porque a porcelana e transparente,achei muito feio e não sei o que fazer já que pra refazerem o serviço querem que eu assuma a responsabilidade se houver algum tipo de fratura ou não der certo,não concordo com isso,pois já tinha os dentes escuros e vou continuar,o que devo fazer?

    1. Oi Sônia! Procure a OdontoCompany mais perto de você para avaliarmos sua situação, pelo link https://odontocompany.com/

  25. Ola doutor.tenho um pedido.sou de salvador bahia. To precisando de uma ajuda.meu dente da frrnte caiu.eu fiz hoje um canal mas to sem condicao dr colocar. A coroa agora. Sinto vergonha ao rir .me ajuda a terminar meu tratamento.

  26. Procurei uma odonto company na minha cidade fiz a avaliação e vou ter que fazer canal mas estou com medo pois nunca realizei este procedimento e não sei como funciona é no dente 11 me falaram que vai colocar um pino e gastaria de saber como isso é feito

    1. Oi Samara! Como vai? O tratamento de canal é direcionado para a parte interna do dente, seja a polpa, seja o nervo. O método remove esse tecido interno do dente e, depois, veda o canal para restabelecer a saúde bucal. O tratamento de canal não dói na hora, mas pode causar algum desconforto à pessoa depois da intervenção, porque se trata de uma pequena cirurgia para recompor a parte interna do dente. A intensidade do incômodo depende da recuperação dos tecidos dentais, que podem inflamar em caso de negligência do paciente no pós-operatório. Porém, se você não está convencido da necessidade dessa técnica, saiba que não fazê-la quando necessário piora a saúde, uma vez que as causas que comprometem a dentição são aliviadas com medicação em estágio inicial.
      Confira o nosso artigo sobre canal: https://blog.odontocompany.com/o-que-e-e-quando-o-tratamento-de-canal-e-indicado-entenda-agora/
      Se tiver mais dúvidas, pode procurar a OdontoCompany novamente, e tirar todas as dúvidas com o dentista antes de realizar o procedimento.

  27. Boa noite Dr. Fiz o procedimento de implante em 2 dentes a mais de 10 anos e um deles quebrou a coroa porém foram colocados juntos e com isso tenho de fazer a troca das 2 coroas. A dúvida é, para fazer essa troca eu tenho de saber qual a marca que foi utilizada a 10 anos atrás ou isso não influência na troca das mesma.

    1. Olá Letícia, tudo bem? É bom que saiba para que o dentista tenha noção de como foi colocado e como foi realizado seu tratamento, para realizar a extração. Mas com certeza, o dentista deve avaliar clinicamente antes de realizar o procedimento. Antes de realizar o implante, é preciso fazer uma avaliação na região da sua mandíbula e maxila para analisar qual é o aspecto geral de sua saúde bucal. Esse estudo é importante, pois, caso o dentista perceba algum fator de risco, deve propor tratamentos para viabilizar o implante. Procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  28. Dentista odonto campany perto do rio pequeno

    1. Olá Luiz Carlos, como vai? É em qual estado? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  29. Doutor qual coroa e indicada para quem tem pino de metal,meu dente eo da frente,botei uma coroa de porcelana mais ta horrível esta acizentada,e não quero meu dente dessa cor

    1. Olá Gionety, como vai? Realmente, em dentes com pinos de metal, a coroa de porcelana não cai muito bem. Isso acontece porque a porcelana é transparente e a parte escura dos dentes e o metal ficarão em evidência, o que atrapalha o resultado estético do tratamento. Talvez você devesse estudar um pouco mais sobre a coroa de metalocerâmica, nesse caso a liga é feita em uma infraestrutura de metal, e coberta por cerâmica. É o tipo mais utilizado por ser resistente e proporcionar uma boa estética. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  30. Olá, fiz a colocação de coroa em porcelana do dente 15 16 17, comecei pelo 16 e percebi que o matérial era liso, ao finalizar o 15 e o 17 percebi que o matérial era mais poroso. Questionei a dentista e ela falou que por conta de ter feito o desgaste no dente para fazer a oclusão tirou o polimento tornando poroso sendo que o 16 foi feito o ajuste e não ficou poroso, isso procede?

  31. Olá já coloquei os pinos e estou com os provisório é necessário usar eles por aproximadamente dois meses pra depois colocar os dentes no pino.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.