Agende sua avaliação
dor na boca

Quais são as causas da dor na boca? Entenda aqui!

Tempo de leitura 5 min

A dor é um dos sintomas que mais aflige o ser humano. Por exemplo, a dor de cabeça, nas costas ou mesmo a dor na boca costumam, dependendo da sua intensidade, prejudicar a rotina do trabalho e até a vida social. Mas antes de buscar medicamentos para solucionar esse problema, é importante investigar suas causas.

No caso da dor na boca, existem diversos fatores que podem ocasionar esse desconforto, como a inflamação na gengiva, cáries, aftas etc.

Pensando nisso, neste conteúdo você vai entender cada um deles.

Então, acompanhe e saiba mais sobre esse assunto!

Dor na boca relacionada aos dentes

Cárie

Trata-se de lesão ou cavidade na estrutura do dente, proveniente de ácidos liberados por bactérias que compõem a boca. A cárie é um sinal de deterioração dentária e pode ocorrer em qualquer dente, seja na infância ou na vida adulta.

Independentemente da idade, esse problema deve ser tratado o mais breve possível, pois além de causa dor e sensibilidade, pode evoluir, atingindo a polpa e causar até a perda do elemento dentário.

Pulpite

É uma inflamação na região da polpa do dente, que nada mais é que um tecido composto de nervos e vasos sanguíneos localizados na parte interna dos dentes. Uma vez inflamada, essa estrutura causa dor na boca intensa e pode piorar ainda mais na presença de estímulos, como mastigação ou ingestão de bebidas frias ou quentes.

A pulpite pode acontecer quando há presença de cárie dentária, pancadas na boca e, ainda, como consequências do bruxismo.

Quanto mais rápido o diagnóstico for feito pelo dentista, melhor será a possibilidade de iniciar o tratamento adequado.

Periocoronarite

Trata-se de uma outra causa da dor na boca. Ela consiste em uma inflamação ao redor da coroa do dente que não está totalmente erupcionado. Isso quer dizer que ele ainda está coberto pela gengiva e, possivelmente, preso dentro do osso, abaixo da linha gengival.

Os sintomas mais frequentes da periocoronarite são: inchaço, dor excessiva no local e mau hálito.

Quedas e fraturas

Se você tem o hábito de praticar atividades físicas de alto impacto, deve tomar mais cuidado, pois uma eventual dor na boca pode ser causada por quedas ou fraturas provenientes de práticas esportivas intensas.

Nesse sentido, esses traumas acontece quando o indivíduo recebe uma batida no dente e, devido a isso, acontece o processo de “morte” da polpa dentária, o que causa dor prolongada.

Por isso, é fundamental a utilização de protetores bucais e outras medidas para evitar quedas e, consequentemente, fraturas dentárias.

Dor na boca relacionada a gengiva

Gengivite

A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, proveniente do acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Ela causa dor, sangramento, inchaço e vermelhidão.

As causas da gengivite são, geralmente, a higiene feita de maneira inadequada, alterações hormonais, consumo exagerado de álcool, estresse e má alimentação.

Nascimento do siso

O nascimento do dente de siso que, geralmente, acontece entre 18 e 22 anos, pode causar dor na boca. Isso porque o dente acaba crescendo de maneira inadequada, o que faz com que ele acabe inflamando os dentes próximos e também a gengiva.

Como o nascimento do siso interfere na arcada dentária, é preciso buscar o dentista para realizar sua remoção.

Afta

As aftas são lesões que causam dor na boca e surgem, principalmente na região da língua e nos lábios. Elas afetam a gengivas e podem causar dor e desconforto no local.

As aftas podem ser causadas pela ingestão de alimentos muito ácidos ou picantes, e também pela deficiência de vitaminas.

Abcesso dentário

Os abscessos dentários são consequência de cáries que não foram tratadas adequadamente e provocaram infecção na região. O abcesso consiste em uma inflamação que atinge as estruturas mais profundas do dente, como a polpa dentária.

Esse problema causa muita dor na boca, além de outros sintomas, como gengiva avermelhada, dor ao morder e mastigar e até mesmo febre.

Dor na boca relacionada a raiz dentária

Exposição radicular

Conhecida também como “raiz do dente exposta”, a exposição radicular é uma das situações que mais comprometem a saúde bucal. Essa complicação é ocasionada pela retração gengival, que pode ser causada por uma escovação intensa e com força.

Sinusite

A inflamação do seio da face promove congestão nasal, secreção e pode ocasionar dor na boca. A sinusite causa esses sintomas porque os seios nasais inflamados podem fazer uma pressão súbita e gerar dor na mandíbula, que irradia para os dentes.

Restauração infiltrada

A infiltração na restauração do dente ocorre quando há uma separação entre o dente e o material restaurador. A restauração infiltrada permite a passagem de fluídos, pigmentos e bactérias na região interna do dente, o que provoca inflamação que causa dor na boca.

Quando procurar um dentista e como aliviar a dor na boca?

Como vimos, a dor na boca pode acontecer por várias razões. No entanto, não se pode diagnosticar a causa apenas analisando um sintoma.

É preciso realizar uma análise mais detalhada e, por isso, consultar um dentista é a melhor opção ao sentir qualquer sintoma que envolva a cavidade oral.

A busca por um profissional não deve ser apenas nos casos em que a dor intensa e prolongada. Até mesmo quando o desconforto é suportável, recomenda-se a consulta. Isso pode evitar que o problema evolua, fazendo com que o tratamento fique mais complicado e seja mais invasivo.

Até o momento de ir ao dentista, você pode realizar compressas quentes na região dolorida, pois ajudam aliviar temporariamente o sintoma.

É importante que, durante a consulta, conte para o dentista os seus hábitos e possíveis situações que geraram a dor na boca.

Por exemplo, comente se você acha que há alguma relação com que o você ingeriu ou se sofreu uma queda com impacto na boca.

E aí, gostou deste post? Outro fator que pode causar dor na boca é a utilização de aparelho ortodôntico, devido à força que ele faz sobre os dentes. Leia agora mesmo esse texto e saiba como aliviar a dor após as manutenções do aparelho!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

5 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.