Agende sua avaliação

Afinal, quando devo ir ao dentista? Saiba aqui!

Tempo de leitura 3 min

Manter um sorriso bonito e livre de doenças, não é um segredo guardado a sete chaves. A solução é simples! Basta evitar erros de higiene bucal, garantir a escovação, o uso do fio dental e, principalmente, não deixar de visitar o dentista. Mas eis a questão: quando devo ir ao dentista?

Essa é uma pergunta bastante recorrente, especialmente entre pessoas que não se queixam de algum sinal de problema bucal. Mas é importante destacar que mesmo nessas situações é fundamental agendar uma visita ao consultório. 

Acompanhe este post e entenda o que é feito durante as consultas. Ainda, saiba qual é a periodicidade que você deve buscar por esse profissional. Boa leitura!

O que acontece durante a visita ao dentista?

Uma consulta dentária envolve diversos procedimentos técnicos e também uma conversa para levantar o histórico da saúde bucal do paciente. Veja, a seguir, os principais procedimentos feitos durante a visita ao dentista.

Limpeza dos dentes

Mesmo que uma pessoa realize de maneira correta a limpeza por meio da escovação e o uso do fio dental, ainda é possível a formação de placa bacteriana não removível por esses instrumentos.

Powered by Rock Convert

Nesse caso, para realizar uma limpeza profunda, é necessário ir ao dentista, pois, esse profissional tem ferramentas especiais, capazes de raspar região do dente localizada abaixo da linha da gengiva. Assim, é possível remover placa bacteriana e tártaro, evitando o surgimento de doenças, como a gengivite cárie e mau hálito. 

Exame completo

Por mais que você ache que seus dentes estão extremamente saudáveis, é preciso ter uma avaliação profissional feita pelo dentista. Na consulta, ele fará um exame cuidadoso dos seus dentes verificando como está a saúde da gengiva e da mucosa da boca e procurando sinais que podem ocasionar doenças bucais. O objetivo é identificar se há problemas e trata-los o mais rápido possível. 

Radiografias

Durante uma consulta ao dentista, o paciente tem oportunidade de fazer exames radiográficos, que ajudam a diagnosticar problemas que não poderiam ser detectados a olho nu. Assim, é possível verificar como está a saúde dos ossos do maxilar, da mandíbula e também observar se os dentes sofreram algum trauma ou estão com alguma cárie oculta

Afinal, quando devo ir ao dentista?

De forma geral, a visita ao dentista deve ser feita uma vez ao ano. Mas há casos específicos que precisam de maior regularidade. Nesse sentido, há pessoas que têm doenças periodontais ou crianças com facilidade para ter em cárie. Então, elas devem ir ao dentista, no mínimo, três vezes ao ano. 

Essas foram algumas informações que respondem o questionamento sobre quando devo ir ao dentista. Ainda nesse assunto, é importante destacar que os pacientes que usam aparelhos ortodônticos não devem deixar de visitar o dentista nas sessões de manutenção, que são fundamentais para garantir a eficácia do tratamento e evitar problemas bucais. 

Quer agendar uma visita ao dentista agora mesmo? Entre em contato com a Odonto Company! A clínica conta com profissionais das mais diversas especialidades para fazer um diagnóstico e tratamento ideal para você!

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.