Agende sua avaliação

Aprenda a fazer a higiene completa da boca!

Tempo de leitura 3 min

Uma medida importante de saúde é realizar a higiene da boca de forma adequada. É que, quando os restos de alimentos não são removidos, formam a placa bacteriana e a cárie, danificando a estrutura dental.

Outro ponto é que as bactérias da boca, quando não é feito nenhum tratamento, além de acarretarem a perda dentária, podem atingir a circulação, causando problemas cardíacos.

Cuidar da saúde das gengivas também é necessário para evitar infecções nas estruturas de sustentação dos dentes.

O bom é que é muito fácil cuidar direitinho da saúde bucal no dia a dia. Quer saber como? Acompanhe as informações a seguir.

Como fazer a correta higiene da boca?

Em primeiro lugar, é essencial escovar os dentes após as refeições, antes de dormir e sempre depois que consumir alimentos doces.

Depois de passar o fio dental, utilize um creme dental com flúor e faça movimentos circulares em todas as faces dos dentes de forma suave. Isso porque, ao colocarmos muita força na escova, podemos danificar o esmalte dentário, gerando erosão na estrutura e sensibilidade, já que a dentina fica mais exposta.

É importante não ter pressa ao higienizar os dentes para conseguir fazer uma limpeza completa, evitando que restos de comida não sejam retirados.

Como escolher a melhor escova?

Tenha atenção na hora de comprar a escova dental: escolha um item com cerdas macias, para não danificar o esmalte ou causar machucados na gengiva. Outro cuidado importante é trocar a escova a cada 3 meses ou sempre que as cerdas estiverem gastas ou amassadas.

Guarde o objeto em um local fechado para evitar contaminações e sempre substitua a escova depois de ficar doente, como após uma gripe ou infecção de garganta.

Qual a importância de usar o fio dental?

Muitas pessoas, ao fazer a higiene da boca, não utilizam o fio dental, seja por preguiça, seja por achá-lo desnecessário. Mas saiba que é só com o uso desse item que você garante uma higiene bucal eficaz e evita a gengivite e o mau hálito.

É que o fio consegue retirar os restinhos de alimentos que ficam retidos entre os dentes e na linha da gengiva, deixando a boca totalmente limpa quando combinado com o uso da escova e do creme dental.

É necessário utilizar outros itens na higienização bucal?

O enxaguante bucal pode completar o ritual de limpeza. Ele vai trazer uma sensação refrescante e ajudar a prevenir a placa bacteriana e o tártaro. Porém, sozinho, não substitui a escova e o fio dental.

Você também pode finalizar a higienização com um limpador de língua, um item plástico que remove as sujeiras que ficam nessa região, evitando o mau hálito e outros problemas bucais.

Viu só como não dá trabalho algum fazer a higiene da boca de forma correta? Você vai ficar com o sorriso mais bonito e livre de doenças. Além desse cuidado, é imprescindível fazer o check-up no dentista regularmente para uma avaliação completa e realizar a profilaxia, que é aquela limpeza feita no consultório.

E aí? Gostou das nossas dicas? Compartilhe o post com mais gente em suas redes sociais!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

14 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.