Agende sua avaliação
dente com raiz exposta

O que causa dente com raiz exposta? Veja como tratar

Tempo de leitura 3 min

A gengiva é responsável por proteger a raiz dos elementos dentários. Desse modo, um dente com raiz exposta indica que houve retração gengivalperda ou diminuição da gengiva.

Esse problema pode acontecer em qualquer idade e provoca sintomas como sensibilidade e dor. Dependendo da gravidade, também aumenta as chances de perda dentária. Então, trata-se de uma condição que precisa de muita atenção.

Neste post, você saberá o que deixa um dente com raiz exposta e quais as possibilidades de tratamento.

Continue a leitura!

Quais as causas da raiz exposta?

A exposição da raiz pode ocorrer devido a diversos aspectos. A seguir, conheça os principais!

Excesso de força na escovação

A escovação com muita força agride a gengiva e gera um processo denominado abrasão, que provoca o desgaste da estrutura dentária, na região próxima à gengiva. Isso ocorre, principalmente, se a escova usada tiver cerdas duras.

Posicionamento dos dentes

A má oclusão gera uma força excessiva nos dentes, devido ao contato errado entre eles. Assim, a gengiva começa a retrair, o que resulta na exposição da gengiva.

Fatores genéticos

Pessoas com familiares que têm ou tiveram retração gengival estão mais propensas a desenvolverem esse problema dentário. Por esse motivo, devem dar uma atenção diferenciada à sua saúde bucal.

Que fatores contribuem com o problema?

Alguns pontos aumentam consideravelmente o risco de um dente ter a sua raiz exposta. Saiba quais são eles!

Falta de higiene adequada

Uma escovação deficiente e a falta do hábito de usar o fio dental favorecem o acúmulo da placa bacteriana — uma película incolor, branca ou amarelada, que se forma sobre os dentes, como resultado da ação de bactérias sobre os restos de alimentos.

Esse biofilme causa a gengivite, que afeta a saúde da gengiva e pode fazer com que ela retraia.

Tártaro

O cálculo dentário, chamado popularmente de tártaro, é uma massa endurecida que surge na superfície dos dentes, resultante da placa bacteriana que não foi removida corretamente.

Nesses casos, além da gengivite, pode ocorrer também a periodontite, que pode desencadear tanto um ou vários dentes com raiz exposta quanto a perda óssea.

Como tratar um dente com raiz exposta?

O tratamento da retração gengival, primeiramente, requer uma consulta com um dentista, para que ele avalie o grau de exposição da raiz e investigue a causa do problema. Entre as opções para tratar estão:

  • cirurgia plástica da gengiva: repõe o tecido gengival perdido;
  • restauração direta em resina: recobre a parte exposta do dente;
  • faceta ou lente de contato: devolve estética aos dentes com exposição da raiz;
  • tratamento periodontal: remove o tártaro e a placa bacteriana.

Como é possível perceber, um dente com raiz exposta não retorna às suas condições normais sem a ajuda de um bom profissional. Por isso, procure atendimento odontológico quanto antes para resolver esse problema e evitar suas consequências.

Gostou do post? Então, curta a nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo sobre Odontologia e saúde bucal!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.