Agende sua avaliação

Plástica gengival: o que é, como funciona e quais os benefícios

Tempo de leitura 6 min

Quando pensamos na estética do sorriso, logo vem à mente dentes mais claros e alinhados. Contudo, essa harmonia pode ficar completa com a correção de tamanho (excesso ou retração) ou contorno da gengiva. Isso mesmo! A plástica gengival pode transformar a aparência do indivíduo.

É uma cirurgia de pequeno porte, que vai promover a harmonia do rosto, além de trazer benefícios também para a autoestima. As imperfeições na gengiva podem ser de origem genética, decorrente do uso de medicamentos ou alterações hormonais ou ainda por conta de problemas bucais — como erosão dentária, má oclusão, periodontite e bruxismo.

Quer entender melhor o que é a plástica gengival, como funciona, indicações e cuidados no pré e pós-operatório? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O que é plástica gengival?

É um procedimento cirúrgico preciso e delicado — realizado no consultório do dentista — que tem como objetivo fazer correções no tecido gengival.

Com a técnica, o profissional consegue modificar o tamanho, desalinhamento, contorno e até mesmo a espessura da gengiva. A ideia é deixar a região com uma aparência mais natural, o que vai contribuir para a beleza do sorriso.

Muitas celebridades conseguiram transformar o visual com a realização da plástica gengival — é o caso da atriz Glória Pires e do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. A técnica é realizada pelo periodontista, ou seja, o dentista especializado em tratamentos da gengiva.

Em quais casos a técnica é indicada?

A plástica gengival é indicada para pessoas que se sentem incomodadas com a gengiva e, assim, ficam com vergonha de sorrir ou até conversar, o que pode atrapalhar o convívio social. São casos de:

  • gengiva em excesso (hipertrofia gengival) — o tecido chega a recobrir uma parte dos dentes e, assim, fica bastante visível quando o indivíduo sorri. Não é à toa que é conhecido como sorriso gengival;
  • retração gengival — a gengiva é muito pequena, deixando as raízes dos dentes expostas e os dentes mais alongados. É uma condição que pode contribuir, inclusive, para a sensibilidade dental;
  • contorno irregular da gengiva — o traçado da gengiva é irregular, o que dá a impressão de que alguns dentes são maiores que os outros;
  • gengiva escura ou acinzentada — por uso de próteses ou tratamento de canal, por exemplo;
  • gengivas com manchas que interferem na beleza do sorriso.

Etapa prévia de outros tratamentos estéticos

A técnica é também muito utilizada como uma etapa anterior a outros tratamentos odontológicos estéticos — como os de colocação de lentes de contato dental ou facetas de porcelana. Isso porque o sucesso desses procedimentos vai depender das correções de imperfeições na gengiva.

Para quem a cirurgia é contraindicada?

Se você pretende modificar o aspecto da gengiva deve, em primeiro lugar, procurar um profissional especializado, que fará uma avaliação clínica completa e saberá se a técnica é ou não indicada para o seu caso. Confira a seguir para quem a cirurgia é contraindicada:

  • grávidas;
  • fumantes;
  • pacientes com hipertensão ou diabetes descontrolada;
  • pacientes com problemas de coagulação.

Além disso, o paciente não deve ter nenhum problema de saúde bucal — como gengivite ou cárie — para fazer a plástica gengival. Nessas condições, o dentista precisa fazer os tratamentos antes da cirurgia.

Como funciona?

Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte — dura de 30 minutos a 2 horas — em que o paciente recebe anestesia local. Para realizar a plástica gengival, existem diferentes técnicas — que vão depender do problema a ser corrigido. De forma geral, o cirurgião-dentista realiza um deslocamento suave do tecido gengival com o uso de um bisturi, posicionando-o para baixo ou para cima. 

Veja abaixo as técnicas utilizadas:

  • gengivoplastia — é o procedimento mais simples, em que o profissional faz o recorte e reconstrução do contorno do tecido gengival, deixando-o mais estético;
  • gengivectomia — é uma cirurgia mais complexa, em que o excesso da gengiva é removido, mas é preciso também trabalhar nos ossos e ligamentos periodontais;
  • reposicionamento da margem gengival — para casos de retração gengival. O profissional faz uso de um enxerto (retirado do palato) para recobrir as raízes dos dentes, direcionando a margem da gengiva para uma posição mais harmônica.

Quais os cuidados necessários no pré e pós-operatório?

Para fazer a plástica gengival, são necessários alguns cuidados antes e depois da cirurgia para que a técnica seja realizada com segurança, a recuperação do paciente seja tranquila e a cicatrização ocorra de forma mais rápida. Acompanhe, a seguir, o que precisa ser feito em cada etapa.

Pré-operatório

  • anamnese, etapa em que o dentista conversa com o paciente para conhecer sua queixa, seus hábitos, saber o que espera do tratamento e para entender melhor sua condição de saúde, verificando, dessa forma, se há ou não indicação do procedimento;
  • exame clínico;
  • tratamentos para eliminar problemas de saúde bucal, como placa bacteriana e cárie;
  • utilização de medicamentos prescritos pelo dentista.

Pós-operatório

  • tomar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista;
  • realizar bochechos com a medicação indicada;
  • não consumir alimentos sólidos e quentes. Dar preferência para opções líquidas, cremosas ou pastosas mornas ou frias;
  • realizar compressas frias na região para prevenir inchaços;
  • não realizar atividades físicas;
  • não se expor ao sol;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • no momento da higienização bucal, não passar a escova na região operada;
  • evitar conversar demais, principalmente nas primeiras 48 horas após o procedimento.

Quais os benefícios do procedimento?

A plástica gengival vai promover uma pequena correção no tecido gengival, mas que fará uma enorme diferença na face e no sorriso. Assim, é uma cirurgia que vai trazer ganhos para a aparência do indivíduo, transmitindo mais confiança, o que vai elevar sua autoestima.

Dessa forma, a pessoa pode sorrir ou conversar sem ter vergonha de uma gengiva grande ou dentes alongados e essa segurança vai trazer benefícios para sua vida social e profissional.

Viu só como a plástica gengival pode transformar o sorriso ao corrigir imperfeições na gengiva? É uma técnica rápida, segura e que apresenta ótimos resultados desde que o paciente procure uma clínica especializada.

Gostou do nosso post? Quer transformar o visual, modificando o aspecto da sua gengiva? Entre em contato com a Odonto Company, conheça as técnicas indicadas para o seu caso e descubra como é fácil ter um sorriso mais bonito!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

  1. Preciso fazer um enxerto gengival com urgencia, mas sou fumante. Como devo proceder?

    1. Olá Flavia, como vai? Você já está realizando algum tipo de tratamento? Você deve realizar tratamento com um periodontista. O cigarro causa perda óssea e é preciso procurar um especialista em Periodontia para avaliar seu caso. E quem sabe também tentar parar de fumar. Sei que é difícil, mas você consegue. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.