Agende sua avaliação

Manchas na gengiva: conheça as principais causas

Tempo de leitura 3 min

Manchas na gengiva podem ter diversas causas e por isso devem ser conhecidas e acompanhadas, para ter o tratamento curativo e preventivo mais adequado.

Enquanto algumas manchas estão associadas à exposição de substâncias, outras se relacionam a doenças periodontais, falta de cuidados na higienização dos dentes ou uma combinação desses fatores.

Então, se você tiver interessado em saber sobre manchas na gengiva, não deixe de ler nosso post sobre o assunto!

Tártaro

O tártaro é o acúmulo da placa bacteriana que surge devido a má higienização dos dentes. Esse problema é mais visível próximo da gengiva e pode ocasionar manchas nesse local, piorando o aspecto dentário.

É essencial fazer a escovação adequada, utilizar o fio dental e visitar periodicamente o especialista, para identificar e remover possíveis focos de tártaro que comprometem a saúde dental e o sorriso.

Estomatite

Trata-se de uma inflamação superficial na gengiva, que ocorre devido a uma proliferação de microrganismos, causando manchas na gengiva e sensação dolorosa na região acometida pelo problema.

A estomatite pode acontecer após uma ferida, ruptura de vasos sanguíneos ou mesmo em decorrência de doenças neoplásicas que afetam a mucosa gengival, causando escurecimento dessa região.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos, como a minociclina, podem provocar manchas na gengiva. Por isso, ao menor sinal desse problema, é importante comunicar ao profissional e tomar as devidas providências.

Como existem diversas alternativas para tratar infecções causadas pelo microrganismo Clamídia, é possível fazer uma análise sobre os benefícios e o risco de aparecimento das reações adversas.

Melanoma

O câncer de pele do tipo melanoma é causado pela proliferação de melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina. A melanina, quando ocorre em excesso patológico, pode provocar manchas na gengiva.

Porém, pessoas negras possuem naturalmente mais melanina no corpo. Por isso, podem aparecer manchas na gengiva. Porém, essas não causam nenhum problema patológico, apenas podem incomodar no ponto de vista estético.

Gengivite

A inflamação na gengiva é causada por diversos fatores, dentre eles, a presença de cárie, tártaro e uso inadequado de aparelhos ortodônticos, o que pode causar dor, inchaço e incômodo nas pessoas.

O tratamento da gengivite deve ser direcionado ao foco causador, evitando complicações como a periodontite e recorrências além de adotar medidas preventivas costumeiras, como a limpeza com escova adequada e uso de fio dental.

Falta de ajuda especializada

Manchas na gengiva podem se inofensivas, passageiras e pouco perceptíveis na maioria das situações. Mas também, podem ser indicativo de doenças ou complicarem os problemas dentais já existentes.

Sendo assim, a visita periódica ao dentista é crucial para identificar manchas no estágio inicial, diferenciá-las de outros problema e instituir medidas preventivas a fim de evitar danos a saúde dental e ao sorriso do paciente.

São muitas as causas e os tratamentos para manchas na gengiva. Dessa forma, a avaliação desse problema deve ser feito por um especialista ou encaminhado para outros profissionais quando necessário.

É sempre é bom reforçar que as boas práticas dentárias são muito importantes para evitar o desenvolvimento dessas manchas na gengiva.

Agora que você está por dentro desse assunto, não deixe de curtir nossa página no Facebook para ler mais sobre os cuidados com sua saúde dental!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.