Agende sua avaliação

Afinal, quanto tempo demora para fazer um implante dentário?

Tempo de leitura 5 min

O implante é um tratamento para dentes perdidos. Ele pode trazer de volta as funções mastigatórias, a fala e a estética. Mas muitas dúvidas surgem a respeito desse tratamento. Entre elas, por exemplo, está a inquietação de saber quanto tempo demora para fazer um implante dentário.

A resposta não é única. Isso porque são variados fatores a serem considerados, a começar pela técnica empregada.

Hoje em dia, é possível ir além daquele padrão de cortar a gengiva, aplicar o pino e esperar a recuperação, para então aplicar a prótese.

Quer mais detalhes sobre o assunto?

Acompanhe este texto e conheça qual a função do implante e o que pode fazer o tratamento demorar ou ser mais rápido. Confira!

Qual é o objetivo do implante dentário?

O implante dentário tem por objetivo a reabilitação oral do paciente que sofreu alguma perda dentária por doença periodontal, trauma, extração, entre outras questões.

O implante dentário é um aparelho altamente tecnológico formado por duas partes: A primeira delas é o pino de titânio. Ele tem a função de substituir a raiz do dente perdido e se fixa ao osso da mandíbula ou maxilar. A outra parte é a prótese ou coroa, que funciona como um dente artificial.

O implante possui inúmeras vantagens, como:

Durabilidade;

• Resistência;

• Aparência de um dente natural;

• Recupera a função de mastigação;

• Melhora da qualidade de vida;

• Sorriso renovado;

• Biocompatibilidade de material (é utilizado o titânio, metal de fácil associação com a estrutura óssea humana).

É importante destacar que, embora os implantes substituam os dentes, eles requerem os mesmos cuidados de um dente natural. É preciso caprichar na higienização bucal e visitar o dentista regularmente.

Quanto tempo demora o tratamento?

Para responder a essa pergunta, é preciso considerar alguns fatores. Afinal, isso varia de acordo com a quantidade de osso disponível na boca do paciente, a técnica adotada e o tipo de implante utilizado.

Também é necessário observar o período de cicatrização e os cuidados pós-operatórios. Mas, de modo geral, em casos mais simples, a duração do tratamento de implante pode durar cerca de 8 meses.

Já para os casos com maior complexidade, que necessitam, por exemplo, de enxerto ósseo ou outras cirurgias complementares, o tratamento pode durar até dois anos.

Quais são as etapas para fazer o implante?

Todo tratamento começa pelo diagnóstico do paciente. Essa primeira etapa é fundamental para examinar o indivíduo, seu histórico de saúde e, principalmente, verificar a presença de estrutura óssea adequada para receber o implante.

Nessa fase, pode ser evidenciada a necessidade de fazer tratamentos complementares, por exemplo, o uso de aparelhos ortodônticos. Esses aparelhos têm a função de movimentar o espaço entre os dentes, abrindo lugar suficiente para receber a substituição do dente perdido.

Outra etapa complementar é a realização do enxerto ósseo. Essa cirurgia é realizada a fim de preparar o osso para receber o pino de titânio. O enxerto cria bases para a sustentação do implante.

Quais as principais técnicas para fazer um implante dentário?

Como vimos, a fim de entender quanto tempo demora para fazer um implante dentário, é preciso analisar também o tipo de técnica adotada. Isso porque algumas técnicas podem exigir menos etapas e, com isso, menor tempo.

A seguir, separamos as técnicas para fazer implante mais recomendadas.

Técnica convencional

Essa é a técnica mais usada pelas clínicas. Ela consiste em intervenção cirúrgica. Em seguida, é feita a cirurgia de implante. Essa cirurgia geralmente dura de 30 a 40 minutos.

Nesse processo, o paciente fica anestesiado, e todo o procedimento se torna algo confortável para ele. Já o dentista realiza incisões na gengiva para alcançar a região do osso que vai receber o pino de titânio.

Após receber o implante, são realizadas suturas na região para cicatrização. Após isso, é necessário aguardar de 3 a 6 meses até que ocorra o processo de osseointegração. Ou seja, a ligação firme entre o osso e o pino de titânio.

Em seguida, inicia-se a fase protética. Deve ser feita a escolha da cor da coroa, a parte que vai ficar visível no implante. Essa prótese é confeccionada em laboratório e tem que seguir as características da arcada do paciente.

Após concluído o processo de osseointegração, a prótese é finalmente colocada sobre o implante. Para isso, o dentista precisa fazer uma cirurgia de abertura da região implantada.

Técnica de implante sem cortes

A técnica com implante sem cortes tem ganhado grande espaço hoje em dia. Trata-se de um procedimento em que os implantes são previamente planejados em programas virtuais que utilizam tecnologia 3D.

Isso quer dizer que, antes da cirurgia, na prática, o dentista consegue prever quantos implantes serão necessários e como eles serão instalados nas áreas da mandíbula e/ou maxilar.

Nessa fase, também é possível prever a necessidade de enxerto ósseo e onde estão localizados os nervos e estruturas que não podem ser danificados durante a cirurgia. Em outras palavras, a técnica de implante sem cortes traz maior previsibilidade e segurança para o procedimento.

Técnica de carga imediata

É possível também colocar a prótese no mesmo dia do implante. Trata-se da técnica de implante de carga imediata. Esse tratamento consiste na utilização de coroas ou próteses provisórias que se fixam no pino de titânio, logo após a sua inserção no osso.

Dessa maneira, o paciente já consegue sair do consultório com o sorriso praticamente renovado. Depois de um tempo, as próteses temporárias são substituídas. A grande vantagem dessa técnica é proporcionar uma solução mais rápida para o paciente.

Essas foram algumas informações sobre quanto tempo demora para fazer um implante dentário. Independentemente da duração, é importante buscar sempre um profissional qualificado e que faça parte de uma clínica conceituada, com vasta experiência no mercado, para realizar o procedimento. Assim, as chances de erros são reduzidas e é possível ter maior sucesso em todo o tratamento.

Quer conhecer uma clínica que apresenta essas características? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

15 Comentários

    preciso de 3 implantes 2 na lateral direita e 1 na lateral esquerda e gostaria de saber quanto fica estes 3 implantes….obgd

      Olá Oswaldo, como vai? Os valores podem variar de acordo com a necessidade dos procedimentos para o tratamento, a localização da unidade e do profissional. Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/ e vamos ver o que podemos fazer por você!

    Sei que não responderá, ou melhor, vai responder por educação mas não a pergunta em si.
    Retirei todos os dentes com a intenção de fazer implantes, mas desisti. Uso dentaduras e minha gengiva inferior é muito fina e baixa, o que dificulta fixar a dentadura.
    Na pior das hipóteses, quanto eu gastaria para fazer implantes e próteses superiores e inferiores?
    Responda em meu email, por favor.

      Olá Renato, como vai? Isso pode variar de acordo com cada caso. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/
      Será um prazo lhe atender!

    Olá! Pra fazer emplantes o médico colocar dente provisório até terminar o emplante?

      Olá Adriana, como vai? Sim, é colocado um dente provisório. Passo um prazo que varia de um paciente para o outro, e após a cicatrização, será colocado o dente definitivo. Espero ter ajudado.

    Uso prótese
    Tenho uma pergunta
    Fazendo o tratamento pro implante eu posso continuar usando a prótese até o termina o tratamento pro implante?

      Olá, Bruna, como vai? Não é possível respondê-la de uma maneira resumida.
      Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso. Recomendamos que procure um profissional para fazer uma avaliação.
      Agende já com um de nossos especialistas na
      OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/clinicas

    Olá! Sou paciente da odontocompany, faço o procedimento do implante dentário do material de zircônia! Tá um absurdo, estou à 7 meses esperando as coroas e nada, pois eu já tinha os pinos então faltava só a coroa não uso provisório e é os dentes da frente! Tô no maior constrangimento, não consigo emprego por conta desses dentes. Tô muito decepcionada! Muito arrependida. Pois vou processar por danos morais pequenas causas

      Olá Yasmim, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
      Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac,relatando o que ocorreu e em qual unidade você
      realiza o seu tratamento para analisar o que podemos fazer por você. Mais uma vez, sentimos muito.

    Minha irmã tem 10 meses que começou o tratamento pra implantar e até agora não colocaram o dente definitivo nela, já cicatrizou há 4 meses, toda vez que ela vai lá eles inventam alguma coisa e remarcam. Provavelmente ela irá entrar com um processo.

      Olá, Lorrane, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
      Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac, relatando o que ocorreu e em qual unidade você
      realiza o seu tratamento para ser analizado o que pode ser feito por você. Mais uma vez, sentimos muito.

    Boa tarde.
    Por favor, qual o tempo médio entre a colocação do cicatrizador e a fixação da coroa (implante)?
    Obrigada

      Olá, Cristiane, como vai? O tempo médio entre a colocação do cicatrizador e a fixação da coroa em um implante dentário pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a saúde óssea do paciente, a qualidade do osso, a localização do implante e o protocolo de tratamento recomendado pelo seu dentista. No entanto, em geral, esse período de cicatrização pode variar de cerca de 2 a 6 meses.

      Durante esse período, o osso ao redor do implante se integra ao implante em um processo chamado osseointegração, o que é essencial para a estabilidade e sucesso a longo prazo do implante. Após a osseointegração ser confirmada pelo seu dentista, a coroa pode ser fixada sobre o implante.

      É importante seguir as recomendações do seu dentista e realizar os acompanhamentos regulares durante o processo de cicatrização para garantir que tudo esteja progredindo conforme o esperado e para determinar o momento ideal para a colocação da coroa.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.