Agende sua avaliação

Afinal, quanto tempo demora para fazer um implante dentário?

Tempo de leitura 5 min

O implante é um tratamento para dentes perdidos. Ele pode trazer de volta as funções mastigatórias, a fala e a estética. Mas muitas dúvidas surgem a respeito desse tratamento. Entre elas, por exemplo, está a inquietação de saber quanto tempo demora para fazer um implante dentário.

A resposta não é única. Isso porque são variados fatores a serem considerados, a começar pela técnica empregada.

Hoje em dia, é possível ir além daquele padrão de cortar a gengiva, aplicar o pino e esperar a recuperação, para então aplicar a prótese.

Quer mais detalhes sobre o assunto?

Acompanhe este texto e conheça qual a função do implante e o que pode fazer o tratamento demorar ou ser mais rápido. Confira!

Qual é o objetivo do implante dentário?

O implante dentário tem por objetivo a reabilitação oral do paciente que sofreu alguma perda dentária por doença periodontal, trauma, extração, entre outras questões.

O implante dentário é um aparelho altamente tecnológico formado por duas partes: A primeira delas é o pino de titânio. Ele tem a função de substituir a raiz do dente perdido e se fixa ao osso da mandíbula ou maxilar. A outra parte é a prótese ou coroa, que funciona como um dente artificial.

O implante possui inúmeras vantagens, como:

Durabilidade;

• Resistência;

• Aparência de um dente natural;

• Recupera a função de mastigação;

• Melhora da qualidade de vida;

• Sorriso renovado;

• Biocompatibilidade de material (é utilizado o titânio, metal de fácil associação com a estrutura óssea humana).

É importante destacar que, embora os implantes substituam os dentes, eles requerem os mesmos cuidados de um dente natural. É preciso caprichar na higienização bucal e visitar o dentista regularmente.

Quanto tempo demora o tratamento?

Para responder a essa pergunta, é preciso considerar alguns fatores. Afinal, isso varia de acordo com a quantidade de osso disponível na boca do paciente, a técnica adotada e o tipo de implante utilizado.

Também é necessário observar o período de cicatrização e os cuidados pós-operatórios. Mas, de modo geral, em casos mais simples, a duração do tratamento de implante pode durar cerca de 8 meses.

agendamento

Já para os casos com maior complexidade, que necessitam, por exemplo, de enxerto ósseo ou outras cirurgias complementares, o tratamento pode durar até dois anos.

Quais são as etapas para fazer o implante?

Todo tratamento começa pelo diagnóstico do paciente. Essa primeira etapa é fundamental para examinar o indivíduo, seu histórico de saúde e, principalmente, verificar a presença de estrutura óssea adequada para receber o implante.

Nessa fase, pode ser evidenciada a necessidade de fazer tratamentos complementares, por exemplo, o uso de aparelhos ortodônticos. Esses aparelhos têm a função de movimentar o espaço entre os dentes, abrindo lugar suficiente para receber a substituição do dente perdido.

Outra etapa complementar é a realização do enxerto ósseo. Essa cirurgia é realizada a fim de preparar o osso para receber o pino de titânio. O enxerto cria bases para a sustentação do implante.

Quais as principais técnicas para fazer um implante dentário?

Como vimos, a fim de entender quanto tempo demora para fazer um implante dentário, é preciso analisar também o tipo de técnica adotada. Isso porque algumas técnicas podem exigir menos etapas e, com isso, menor tempo.

A seguir, separamos as técnicas para fazer implante mais recomendadas.

Técnica convencional

Essa é a técnica mais usada pelas clínicas. Ela consiste em intervenção cirúrgica. Em seguida, é feita a cirurgia de implante. Essa cirurgia geralmente dura de 30 a 40 minutos.

Nesse processo, o paciente fica anestesiado, e todo o procedimento se torna algo confortável para ele. Já o dentista realiza incisões na gengiva para alcançar a região do osso que vai receber o pino de titânio.

Após receber o implante, são realizadas suturas na região para cicatrização. Após isso, é necessário aguardar de 3 a 6 meses até que ocorra o processo de osseointegração. Ou seja, a ligação firme entre o osso e o pino de titânio.

Em seguida, inicia-se a fase protética. Deve ser feita a escolha da cor da coroa, a parte que vai ficar visível no implante. Essa prótese é confeccionada em laboratório e tem que seguir as características da arcada do paciente.

Após concluído o processo de osseointegração, a prótese é finalmente colocada sobre o implante. Para isso, o dentista precisa fazer uma cirurgia de abertura da região implantada.

Técnica de implante sem cortes

A técnica com implante sem cortes tem ganhado grande espaço hoje em dia. Trata-se de um procedimento em que os implantes são previamente planejados em programas virtuais que utilizam tecnologia 3D.

Isso quer dizer que, antes da cirurgia, na prática, o dentista consegue prever quantos implantes serão necessários e como eles serão instalados nas áreas da mandíbula e/ou maxilar.

Nessa fase, também é possível prever a necessidade de enxerto ósseo e onde estão localizados os nervos e estruturas que não podem ser danificados durante a cirurgia. Em outras palavras, a técnica de implante sem cortes traz maior previsibilidade e segurança para o procedimento.

Técnica de carga imediata

É possível também colocar a prótese no mesmo dia do implante. Trata-se da técnica de implante de carga imediata. Esse tratamento consiste na utilização de coroas ou próteses provisórias que se fixam no pino de titânio, logo após a sua inserção no osso.

Dessa maneira, o paciente já consegue sair do consultório com o sorriso praticamente renovado. Depois de um tempo, as próteses temporárias são substituídas. A grande vantagem dessa técnica é proporcionar uma solução mais rápida para o paciente.

Essas foram algumas informações sobre quanto tempo demora para fazer um implante dentário. Independentemente da duração, é importante buscar sempre um profissional qualificado e que faça parte de uma clínica conceituada, com vasta experiência no mercado, para realizar o procedimento. Assim, as chances de erros são reduzidas e é possível ter maior sucesso em todo o tratamento.

Quer conhecer uma clínica que apresenta essas características? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

  1. preciso de 3 implantes 2 na lateral direita e 1 na lateral esquerda e gostaria de saber quanto fica estes 3 implantes….obgd

    1. Olá Oswaldo, como vai? Os valores podem variar de acordo com a necessidade dos procedimentos para o tratamento, a localização da unidade e do profissional. Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/ e vamos ver o que podemos fazer por você!

  2. Sei que não responderá, ou melhor, vai responder por educação mas não a pergunta em si.
    Retirei todos os dentes com a intenção de fazer implantes, mas desisti. Uso dentaduras e minha gengiva inferior é muito fina e baixa, o que dificulta fixar a dentadura.
    Na pior das hipóteses, quanto eu gastaria para fazer implantes e próteses superiores e inferiores?
    Responda em meu email, por favor.

    1. Olá Renato, como vai? Isso pode variar de acordo com cada caso. Agende já seu horário com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/
      Será um prazo lhe atender!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.