tipos de dentistas

Tipos de dentistas: conheça as principais especialidades

Tempo de leitura 5 min

Conhecer os tipos de dentistas é importante para saber qual profissional procurar em casos de problemas emergenciais ou até para uma avaliação pontual da situação apresentada pelo indivíduo.

Isso porque, assim como nas distintas especialidades médicas, existem diversas especialidades odontológicas, para tratar problemas específicos, em determinadas populações e, consequentemente, com custos diferenciados.

Além de conhecer o tipo de dentista que tratará o seu problema é aconselhável buscar informações sobre a clínica odontológica e a infraestrutura usada para atender o paciente.

Então, se ficou curioso para conhecer os tipos de dentista, continue a leitura deste artigo para conhecer as principais especialidades!

Ortodontista

Se você tem indicação para colocar aparelho, o ortodontista é o profissional que deve procurar para resolver esse problema. Ele irá analisar a situação e esclarecerá todas as dúvidas sobre a instalação do aparelho ortodôntico.

Existem dois tipos de aparelhos, os fixos e os móveis. Então o primeiro passo começa por essa análise. Logo após, ele explicará como será o tratamento, o tempo que você ficará com o aparelho e quais são as expectativas para o resultado.

E ainda, o ortodontista também recomendará medidas higiênicas importantes para evitar acúmulo de restos de alimentos no aparelho, bem como orientará sobre quais sintomas devem ser comunicados a ele.

O ortodontista tem como responsabilidade realinhar os dentes a partir do diagnóstico feito na boca do paciente, ajustando o aparelho periodicamente ou conforme a necessidade do tratamento.

Odontopediatra

Trata-se de uma especialidade relativamente nova, pois hoje já se sabe que cuidar dos dentes é uma preocupação que deve acontecer antes mesmo do aparecimento da primeira dentição dos bebês e crianças pequenas.

Sendo assim, o odontopediatra atua na prevenção e controle de problemas que afetam a dentição, orienta sobre comportamentos que são prejudiciais, como o uso de chupetas e o ato de roer unhas, dentre outras.

Sendo assim, o odontopediatra atende bebês, crianças e pré-adolescentes, logo, deve estar preparado para os comportamentos de cada faixa etária que influenciam significativamente na adesão a um tratamento.

Clínico geral

Assim como na medicina, existe um profissional que realiza os procedimentos mais usuais específicos para depois encaminhar a outros colegas de profissão com mais expertise no assunto.

Nesse contexto, os procedimentos realizados pelo clínico são tratamento de cárie, remoção de tártaro, colocação de resinas, restaurações, entre outros serviços prestados.

Normalmente, é o primeiro profissional a ser procurado pelos pacientes para que ele descubra a origem do problema. Por exemplo, com uma dor de dente ou mau hálito constante, que pode ser devido a uma má higienização ou algo mais profundo que precisa ser pesquisado.

Implantodentista

Outro profissional bastante requisitado na odontologia, principalmente com as novas ferramentas existentes é o implantodentista, que é especializado em fazer cirurgias de implante.

Sendo assim, esse profissional tem como função implantar as próteses fixas ou móveis, parciais ou completas, adequando a estrutura da boca do paciente e o acompanha ao longo do tempo, detectando e prevenindo problemas nesse processo.

Além disso, o implantodentista participa de todo o processo de escolha da prótese para o paciente, orientando sobre o andamento, desde a fixação até a possibilidade de retirada do material, caso o organismo não se acostume.

Estomatologista

Talvez pouca gente conheça esse profissional, porém sua importância na manutenção do equilíbrio dos dentes é notável. Isso porque, para manter um sorriso bonito e saudável, outros fatores devem ser controlados.

Nesse sentido, o estomatologista é responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar as doenças que acometem a cavidade bucal e diminuir os impactos negativos que comprometem a saúde dos dentes e do organismo em geral.

Por isso, esse profissional é um dos tipos de dentistas mais importantes, inclusive para evitar a disseminação de doenças que podem chegar à circulação sistêmica e causar danos em outras estruturas do organismo.

Periodontista

O periodontista é o profissional responsável por monitorar os fatores que ajudam na fixação dos dentes, ou seja, sua atuação é nas armações que os envolvem, tais como as gengivas, ossos e ligamentos próximos.

Para tanto, é importante que ele faça uma análise para tratar doenças, como gengivite e periodontite, além de evitar a perda óssea que enfraquece significativamente e facilita a perda do dente.

Um dos procedimentos realizados pelos periodontistas é a raspagem, que é uma higienização profunda que necessita, inclusive, de anestesia local para que o processo seja realizado sem intercorrências.

Odontologia estética

O dentista que se especializar em estética terá muitos atendimentos, já que a demanda aumentou significativamente, devido as melhorias dos materiais das lentes de contato e outros acessórios utilizados no embelezamento dos dentes.

Por isso, quem quiser melhorar o sorriso, fazer harmonização facial ou aplicar toxina botulínica no rosto, deve procurar um dentista que tenha conhecimento e experiência nesses procedimentos.

Por fim, ressalta-se que o odontólogo estético deve ser procurado após resolução de todos os problemas dentários, para evitar perda ou complicações nos procedimentos realizados posteriormente.

A importância de ir ao dentista regularmente

Independente da situação, sempre é recomendado ir regularmente o dentista. Já que o profissional aconselhará sobre as melhores técnicas para higienização, uso do fio dental e troca de restaurações, entre outras.

Lembrando que o sorriso é a primeira impressão, em todos os relacionamentos, por isso deve estar alinhado e harmônico com o rosto para refletir internamente as boas condições da boca.

Conhecer as especialidades e suas principais atuações é importante para saber qual profissional procurar e tirar dúvidas em relação a um problema apresentado.

Neste conteúdo, foi possível ver que há os profissionais que focam na estrutura dentária, outros se destinam ao estudo e acompanhamento do uso de aparelhos ou se especializam na odontologia estética.

No entanto, certamente, todos os tipos de dentista recomendam uma escovação eficiente sempre garante uma boa higiene e um sorriso lindo.

E você, ainda tem dúvidas em relação à especialidade que precisa procurar? Então, entre em contato com a OdontoCompany para mais detalhes!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Por favor, gostaria de saber o preço do implante. Obrigada

    1. Olá Kátia, tudo bem? Os valores podem variar de acordo com a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.