Agende sua avaliação

Facetas de resina: o que são, para que servem, vantagens e mais!

Tempo de leitura 5 min

Ter um sorriso bonito é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? Afinal, dentes bem cuidados, saudáveis e belos são o abre-alas para quem deseja ter aparência muito boa e autoestima elevada. Nessa perspectiva, as facetas de resina podem ser uma opção de tratamento para pessoas que têm algum problema odontológico e querem melhorar sua imagem.

Você sabe o que são facetas de resina e para que são utilizadas? Preparamos um material completo para você compreender tudo sobre esse tipo de tratamento e conferir suas vantagens. Então, continue a leitura para ficar por dentro desse assunto!

O que são facetas de resina?

Inicialmente, é fundamental que exista uma clareza muito bem definida sobre o que realmente são as facetas de resina: um procedimento odontológico em que há a aplicação de próteses finas para cobrir as faces dos dentes e dar uma aparência mais harmônica ao sorriso.

Elas funcionam como capas protetoras para uniformizar o tamanho dos dentes e reparar eventuais desgastes ou quebras anatômicas. Os materiais que compõem as facetas podem ser tanto de porcelana ou resina. É preciso entender que a aplicação das facetas vai muito além do efeito estético.

Muitas pessoas possuem vergonha em sorrir por ter dentes degradados ou imperfeitos. Isso é um problema muito grave, pois gera impactos diretos na saúde emocional e psicológica. Um sorriso belo pode trazer melhorias muito grandes na vida de quem adota um procedimento restaurador.

Por isso, as facetas ganharam mercado nos últimos anos, já que possibilitam uma recuperação quase perfeita dos dentes. Essas finas placas recriam a aparência natural dos dentes e possibilitam o fechamento de pequenos espaços ou correções de desalinhamentos muito comuns.

Por que as facetas são utilizadas na odontologia?

Essa pergunta é muito importante e revela o quanto esse procedimento tem ganhado adesão nos últimos anos. As facetas se tornaram uma opção de tratamento rápido, com custo mais reduzido e resultados satisfatórios. Todos esses pontos são só algumas das características que demonstram o quanto elas são amplamente utilizadas nos consultórios dos mais diversos estados do País.

Esse tratamento é adotado por possibilitar corrigir problemas de amarelamento, desgastes, fraturas ou lascas. A aplicação é relativamente rápida e oferece um custo-benefício incrível para os pacientes.

Quais as diferenças entre facetas de resina e lentes de contato?

Muitas pessoas têm o hábito de confundir esses dois procedimentos, achando que eles representam o mesmo processo. Entretanto, existem algumas diferenças significativas entre o uso de facetas de resina e de lentes de contato. Veja logo abaixo!

Em primeiro lugar, as facetas de resina são restaurações de cerâmica aplicadas (“cimentadas”) na superfície dos dentes. Elas são mais densas que as lentes de contato, com espessuras na faixa de 7 mm, e são amplamente usadas para corrigir efeitos de coloração e formato dentário.

Powered by Rock Convert

Já as lentes de contato são facetas de cerâmica bem mais finas. Sua espessura geralmente é inferior a 1 mm e demandam um método de aplicação um pouco diferente. Isso consiste no fato de que elas são aplicadas mais superficialmente, sem necessidade de gerar raspagens ou preparação sobre a matriz dentária.

Com isso, produzem um impacto menor sobre os dentes e não geram muitos desgastes. Entretanto, são utilizadas apenas em situações mais sutis e que não necessitam de grande intervenção odontológica. É fundamental compreender que a escolha por cada uma das técnicas envolve diferentes análises e deve ser feita por um profissional capacitado.

Quais as indicações para facetas de resina?

Agora que você já conheceu um pouco sobre esse procedimento, é normal que esteja pensando: será se as facetas poderiam me ajudar? Então, a resposta a essa pergunta pode ser obtida por meio de diferentes análises profissionais. Entretanto, se você conhecer as indicações do procedimento, pode saber se atendem ao que você deseja ou não. Veja!

Transformações estéticas de impacto são a primeira recomendação desse procedimento. Afinal, casos mais graves de desgastes ou alinhamento sofrem grandes melhorias com as facetas. Além desse caso, dentes tortos e girados também podem ser amplamente beneficiados com essa técnica odontológica.

Casos de recuperação de dentes e manchas, por exemplo de antibióticos, são outros fatores que podem ser solucionados a partir desse procedimento. É preciso analisar cada caso com seu profissional dentista para verificar a melhor solução para sua saúde bucal.

Quais as vantagens em se investir em facetas de resina?

Ao longo do texto, você pôde conhecer algumas das mais diversas aplicações das facetas de resina em tratamentos odontológicos. É provável que você fique na dúvida se esse procedimento pode ser interessante para suas necessidades.

Pois bem, por ser um procedimento menos invasivo e doloroso, como é o caso de canal dentário, esse processo tem uma grande vantagem competitiva. Ou seja, você pode realizar um tratamento que gere menos efeitos colaterais e o deixe apto a voltar às suas atividade rotineiras o mais rápido possível.

A adaptação para cada padrão dentário também é um outro ponto-chave para quem deseja realizar uma aplicação de facetas de resina. Isso decorre da possibilidade de desenvolver uma faceta exatamente do tamanho dos seus dentes e aplicar de forma sutil e muito discreta.

Recuperar um sorriso bonito ou trazer maior conforto à saúde bucal do paciente vai muito além da parte estética desse procedimento. As facetas de resina são uma opção de tratamento muito interessante para quem procura alcançar todos esses objetivos listados acima e se tornar ainda mais satisfeito com sua saúde.

Contar com uma clínica de confiança e um profissional de respaldo são os dois fatores mais importantes na hora de definir o tratamento. É preciso ouvir relatos de outros pacientes e conhecer os propósitos da clínica onde você deseja realizar o procedimento. A OdontoCompany é líder nacional em clínicas odontológicas, atendendo às mais diversas especialidades.

Com princípios de profissionalismo, bom atendimento, qualidade e estrutura, você pode sentir-se seguro em realizar a aplicação das suas facetas de resina ou tratamento de qualquer outra natureza. Entre em contato e converse agora mesmo com um de nossos atendentes para traçarmos a melhor conduta para seu caso!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. É o meu sonho fazer esse procedimento (faceta de resina), mas infelizmente não é um tratamento tão acessível. Na adolescência perdi alguns dentes devido às condições financeiras. Gostaria muito desse tratamento para elevar a minha auto estima.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.