Ortodontia

Como ter um sorriso perfeito? Veja 7 dicas para arrasar!

setembro 16, 2019
Tempo de leitura 5 min

Não há maquiagem, botox ou qualquer outro tratamento facial que chame tanta a atenção como dentes bonitos e bem cuidados. Aliás, esse é um fator muito importante para a autoestima de qualquer um, por isso as pessoas estão sempre em busca de respostas sobre como ter um sorriso perfeito.

Isso porque o sorriso é nosso cartão de visitas, e apenas alguns detalhes fazem toda a diferença na aparência dos dentes. Por exemplo: quando um paciente faz um procedimento para clarear os dentes, já muda bastante as características do sorriso, e todos percebem a diferença. Então, nem sempre são necessários tratamentos invasivos para manter os dentes bonitos e saudáveis. Neste post, vamos dar dicas de como ter um sorriso perfeito por toda a vida. Confira!

1. Hidrate os lábios

Quando falamos em um sorriso perfeito, não estamos nos referindo apenas aos dentes. Lábios também contribuem, pois não adianta ter dentes bonitos e lábios malcuidados. Uma boca bonita e hidratada faz toda a diferença na aparência de uma pessoa.

Então, para ter aquele sorriso digno de um artista de Hollywood, vale dar atenção aos lábios e deixá-los sempre bem hidratados. Usar manteiga de cacau diariamente ajuda a manter a boca longe daquela aparência ressecada. Em cidades frias e no período do inverno, a hidratação ainda é mais importante, pois impede que os lábios fiquem rachados e opacos.

2. Capriche na higienização bucal

Como ter um sorriso perfeito sem uma boa higiene bucal? Não tem como: mesmo com todos os procedimentos odontológicos e estéticos existentes atualmente, manter uma rotina eficiente de higiene com os dentes ainda é a melhor forma de ter um sorriso bonito e saudável.

Por isso, você deve escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia. No mais, não deve se esquecer de escovar os dentes antes de dormir, pois essa é a escovação mais importante do dia.

Durante o sono, a boca diminui drasticamente a produção de saliva, facilitando a proliferação de bactérias causadoras das cáries e doenças nas gengivas.

3. Invista no clareamento dental

O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios. Isso porque, além de proporcionar excelentes resultados, o tratamento ainda é rápido e indolor. O clareamento devolve a cor natural dos dentes, que foi perdida devido à má higiene e hábitos ruins, como fumar ou mastigar tabaco.

Os resultados duram, em média, dois anos dependendo dos hábitos e cuidados do paciente. Depois, é necessário repetir o procedimento.

4. Faça tratamento ortodôntico

Se você tem dentes desalinhados e está em busca de respostas sobre como ter um sorriso perfeito, o uso do aparelho dentário é a resposta. O tratamento corrige não só a posição dos dentes, mas também melhora a mastigação, respiração e fala. Então, além do ganho estético, a saúde bucal e geral do paciente também melhora. 

Para quem não gosta daquele visual chamativo do aparelho metálico, há diversos outros modelos de aparelho, que, além de serem discretos, proporcionam excelentes resultados. Hoje em dia, a ortodontia conta com aparelhos transparentes, linguais, autoligados e estéticos: de policarbonato, porcelana e safira.

O tratamento ortodôntico pode ser feito tanto em crianças quanto em adultos, e o tempo de uso do aparelho depende do caso e das condições de movimentação dos dentes.

5. Faça cirurgias corretivas

A cor e aparência das gengivas têm forte influência na beleza do sorriso. Por isso, em casos nos quais o paciente apresenta o sorriso gengival — quando as gengivas aparecem em excesso na hora que a pessoa sorri — uma cirurgia corretiva, chamada gengivoplastia é recomendada.

Para diminuir o tamanho do tecido, o dentista corta o excesso de gengiva e modela os tecidos em volta dos dentes. O tratamento proporciona resultados bastante naturais e deixa a aparência da pessoa renovada. Veja o exemplo da atriz Glória Pires.

Além disso, gengivas escuras ou retraídas — que deixam a raiz dentária exposta — atrapalham a harmonia do sorriso. Então, se você tem algum desses problemas, também deve recorrer a uma cirurgia corretiva de enxerto de tecido para melhorar a aparência da região afetada.

6. Aposte nos laminados de porcelana

As facetas de porcelana e lentes de contato são os procedimentos preferidos dos famosos, pois, além de transformarem o sorriso, são tratamentos minimamente invasivos. Ambas as técnicas consistem na colagem de laminados ultrafinos na parte externa dos dentes. 

As lentes de contato e as facetas de porcelana são indicadas para correção de:

  • diastemas, o espaçamento entre os dentes;
  • dentes fraturados, girados, trincados ou lascados;
  • dentes em tamanhos diferentes;
  • sorriso escurecido ou mudança sutil na cor dos dentes.

O tratamento com os laminados é simples e indolor e realizado em poucas sessões. O melhor de tudo é que você pode colocar as facetas ou lentes em apenas alguns dentes.

7. Conte sempre com um profissional competente

Quem está em busca de um sorriso lindo e perfeito deve ter cuidado na hora de escolher um dentista. Embora haja diversos profissionais formados, nem todos têm a qualificação e habilidade necessárias para deixar você feliz com seus dentes. Infelizmente, como em toda e qualquer profissão, na odontologia, existem dentistas que não levam a sério seu trabalho.

Por isso, antes de iniciar os tratamentos e cuidados com sua boca, busque informações sobre o profissional escolhido. Afinal, para executar qualquer um dos procedimentos citados ao longo deste artigo, é preciso ter conhecimentos técnicos específicos. Caso o dentista escolhido não seja qualificado, além de fazer um trabalho ruim, ele ainda pode trazer sérios prejuízos à sua saúde bucal.

Essas foram nossas dicas de como ter um sorriso perfeito por toda a vida. Mas lembre-se de que apenas o cirurgião-dentista pode indicar qual a melhor opção para seu caso, depois de uma avaliação criteriosa de sua boca e de exames de sua arcada dentária.

Gostou do post sobre como ter um sorriso perfeito e está em busca de bons profissionais para fazer procedimentos odontológicos estéticos e dar um up na aparência? A OdontoCompany tem uma equipe altamente especializada. Entre em contato conosco e conheça nossa equipe de profissionais.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário