Ortodontia

Lentes de contato nos dentes: saiba como elas podem transformar o seu sorriso!

agosto 20, 2019
Tempo de leitura 6 min

Colocar lente de contato nos dentes virou “febre” entre as celebridades, pois o tratamento transforma o sorriso de qualquer pessoa, além de dar aquele up na aparência. O procedimento é um dos mais procurados pelos pacientes nos consultórios, talvez pela influência de pessoas famosas, que aparecem na mídia com dentes brancos e com um formato perfeito.

Lembrando que ter dentes bonitos é essencial para a autoestima do ser humano. Pessoas que estão satisfeitas com sua aparência têm melhores relacionamentos e são mais seguras para se candidatar a vagas de emprego disputadas por muitas pessoas. Ficou curioso e quer saber mais sobre como colocar lentes de contato nos dentes? Então, confira o post que criamos especialmente sobre o assunto!

O que são lentes de contato?

Lentes de contato dentais são capinhas ultrafinas, confeccionadas em porcelana, que são aderidas à parte externa dos dentes, que chamamos de parte vestibular. Pelo fato de ser muito fina, ela se assemelha bastante à lente de contato ocular, por isso recebeu esse nome.

Quando uma lente é cimentada no dente, não há como distinguir a prótese de um dente natural. Por esse e outros motivos, o tratamento é bastante procurado nos consultórios, já que, em diversos casos, o paciente só deseja colocar a lente em um ou alguns dentes para corrigir pequenos defeitos.

Como funcionam as lentes de contato nos dentes?

Para saber se você está apto a colocar lentes de contato nos dentes, o primeiro passo é marcar uma consulta com um dentista especializado em estética. Depois de avaliar seu sorriso e pedir algumas radiografias, o profissional vai verificar a viabilidade do tratamento. 

Além disso, o dentista conversa com o paciente para saber suas expectativas em relação ao procedimento. Dependendo do caso, uma intervenção maior é necessária. Por exemplo, caso seja preciso mudar aspectos drásticos no sorriso, as lentes não são a melhor opção. Então, indicamos outro procedimento, como as facetas de porcelana.

Em alguns casos, o tratamento é combinado com outros procedimentos, como o clareamento dental e profilaxia. Para que o paciente possa se submeter ao tratamento, sua saúde bucal deve estar em dia.

Quem pode fazer esse tipo de tratamento?

O procedimento é indicado para pacientes de todas as idades, e praticamente não há contraindicações. A única exigência é que a pessoa esteja com a saúde bucal em dia, caso contrário, deve realizar os devidos procedimentos antes de colocar as lentes de contato.

As lentes de contato são indicadas para casos mais simples, em que o paciente deseja fazer pequenas alterações na cor e no formato dos dentes. Para quem tem restaurações antigas ou dentes muito amarelados, que não respondem ao clareamento, o tratamento não é indicado, pois os resultados não serão satisfatórios.

Pessoas que sofrem com bruxismo também não são candidatas a colocar lentes de contato, pois o hábito de apertar e ranger os dentes danifica as próteses muito rápido.

As lentes de contato são indicadas para os seguintes casos:

  • fechamento de espaço entre os dentes (diastemas);
  • alongamento dos dentes;
  • aumento da largura dos dentes;
  • dentes desgastados, lascados e fraturados;
  • alterações e correções suaves na coloração dos dentes;
  • pequenas alterações no formato dos dentes.

Apesar de as lentes serem indicadas para correções mais sutis no sorriso, o resultado é extremamente satisfatório.

Quais as vantagens das lentes de contato?

Como todo e qualquer procedimento, colocar lentes de contato nos dentes tem vantagens e desvantagens. Talvez um dos maiores infortúnios do tratamento seja o custo, que é relativamente alto se comparado a outros procedimentos. Mas as vantagens compensam o valor investido.

Veja alguns benefícios do tratamento:

  • as lentes não sofrem alteração de cor com o passar dos anos;
  • se bem cuidadas, podem durar muitos anos, até mais de uma década;
  • é um tratamento minimamente invasivo e indolor;
  • para ter um novo sorriso, são necessárias poucas visitas ao consultório do dentista;
  • os resultados são bastante naturais e não há como distinguir as próteses de um dente natural;
  • as lentes cumprem muito bem tanto as funções estéticas quanto funcionais dos dentes.

Como é feito o procedimento?

Embora, para o paciente, colocar lente de contato nos dentes seja bastante simples, o tratamento requer muito planejamento por parte do cirurgião-dentista. Para dar início ao procedimento, o profissional faz um raio X da boca do paciente e um molde de sua arcada dentária. Dessa forma, ele consegue analisar com mais precisão o que é necessário mudar no sorriso da pessoa.

Com as novas tecnologias, como a odontologia digital, o profissional consegue fazer a simulação do resultado do tratamento no computador, por meio de softwares específicos. Então, o paciente já pode ter uma ideia de como vai ficar seu sorriso antes mesmo da confecção das lentes de contato.

Além disso, um dentista que aplica seu conhecimento sobre visagismo consegue fazer um trabalho excepcional, alinhando a aparência do sorriso do paciente com suas características faciais.

Quanto à parte técnica, antes de serem colocadas as próteses definitivas, o paciente usa um mock-up, que é um modelo provisório. Então, caso ele não fique satisfeito, é feita outra lâmina até que ele goste do resultado.

Para colocar as lentes de contato nos dentes é preciso fazer um pequeno desgaste no esmalte dentário. Dessa forma, as próteses podem ser encaixadas com perfeição. Para que elas sejam fixadas, o dentista usa um material específico, chamado cimento odontológico.

Quais os cuidados necessários após esse tratamento?

Apesar de as lentes de contato serem resistentes, é preciso que o paciente tome os devidos cuidados depois do procedimento. Isso porque elas são próteses e, caso quebrem, não há como reparar, sendo necessário a confecção de uma nova lâmina.

Para que as lentes durem, o paciente deve evitar morder tampas de caneta e abrir embalagens com a boca, pois isso danifica as lentes de contato. No mais, manter a higiene bucal em dia é essencial, pois, apesar de não ter incidência de cáries nas próteses, elas não protegem os dentes naturais de possíveis doenças. Além disso, doenças nas gengivas vão prejudicar a saúde e a beleza de seu sorriso. Portanto, mantenha uma rotina de escovação eficiente.

Vale lembrar que não adianta investir no tratamento esquecer-se de cuidar da saúde deles, pois a falta de zelo vai resultar em prejuízos estéticos e funcionais.

Como você viu, colocar lente de contato nos dentes vai deixar você com um sorriso tão bonito quanto das celebridades nacionais e internacionais. Além da aparência renovada, sua autoestima será outra, pois não há nada melhor do que se olhar no espelho e gostar do que vê. Isso realmente não tem preço!

Gostou do post e quer saber como dar um upgrade em sua aparência? Entre em contato conosco e conheça nossa equipe de profissionais.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário