Veja os 5 problemas na língua mais comuns e suas causas

Tempo de leitura 6 min

A língua é um músculo muito importante para o funcionamento correto do corpo humano. É por meio dela que podemos sentir o sabor de nossas comidas preferidas, conversar com os amigos e digerir os alimentos corretamente. Entretanto, essa parte do corpo também sofre com problemas e doenças e, para mantê-la saudável, é preciso ficar atento a alguns cuidados.

Além de doenças específicas no músculo, a língua também pode sinalizar outros problemas triviais como febre, anemias, gastrite e diabetes. Por isso, é necessário dar atenção à sua aparência e textura para identificar sinais estranhos e alterações.

Neste post, vamos apresentar a você os problemas na língua mais comuns, suas causas, como tratar e as melhores formas de prevenção. Quer entender melhor o assunto? Então confira na leitura!

1. Língua pilosa

A língua pilosa não é um problema grave. Ela acontece quando existe um acúmulo de ceratina, fungos ou bactérias nas papilas gustativas, que ficam mais alongadas, dando uma aparência de pelos na língua. Esse tipo de alteração pode estar associado ao escurecimento das papilas, também conhecido como língua pilosa negra.

O problema pode ser causado por má higiene, tabagismo, infecções e reação adversa a alguns medicamentos. Seu tratamento é simples, sendo necessário apenas focar na higiene bucal, suspender o uso de tabaco e consultar um médico para substituir medicamentos, caso essa seja a causa.

Melhorando a higiene da língua, os sintomas devem desaparecer após uma semana. No entanto, caso persistam, procure um estomatologista para verificar a necessidade de recorrer a medicamentos antifúngicos ou antibióticos.

2. Afta

A afta é outro problema bastante comum, que afeta tanto a língua, quanto a boca por completo. É caracterizada por pequenas lesões arredondadas que causam muita dor e, muitas vezes, dificultam a alimentação e a fala. Seu aparecimento pode estar relacionado a fatores como:

  • consumo de alimentos cítricos como abacaxi e limão;
  • alteração do pH da boca, causado pela má digestão;
  • carência de vitaminas;
  • mordida na língua;
  • alergias alimentares;
  • estresse;
  • doenças autoimunes;
  • uso de aparelho.

Normalmente, as aftas desaparecem de forma espontânea após 7 ou 10 dias, sem deixar cicatrizes.

Durante esses dias, algumas dicas podem ajudar a lidar com o desconforto. É útil, por exemplo, aplicar uma pedra de gelo diretamente sobre a lesão para anestesiar e utilizar um enxaguante bucal sem álcool com regularidade para eliminar os germes, melhorando a cicatrização.

3. Macroglossia

Pacientes com macroglossia apresentam aumento das dimensões da língua, podendo sofrer com dificuldades na respiração, fala, mastigação e lacerações devido ao constante trauma dos dentes com a borda do músculo.

A condição, mais frequente em crianças e adultos jovens, pode estar associada a vários fatores como:

  • tumores na língua;
  • más-formações congênitas;
  • síndrome de Down;
  • alergias;
  • diabetes neonatal;
  • disfunções da glândula tireoide.

O diagnóstico é feito por exame clínico e investigação de outras doenças associadas ao problema. Já o tratamento depende da gravidade do caso. Casos muito brandos não exigem nenhum tratamento, enquanto outros, mais graves, podem demandar aparelhos ortodônticos e até cirurgias.

Powered by Rock Convert

4. Sapinho

O sapinho ou candidíase oral é uma doença caracterizada pelo surgimento de placas esbranquiçadas na língua e interior da boca, vermelhidão, sensação de ardência e sabor desagradável. Ela ocorre devido a uma infecção causada por fungos e não é contagiosa.

Alguns fatores como falta de higiene, fumo e uso de medicamentos podem favorecer o desenvolvimento da doença.

No entanto, alguns grupos de pessoas são mais suscetíveis ao problema. É o caso de bebês recém-nascidos, usuários de drogas, pessoas em tratamento com antibióticos, com alimentação inadequada ou sistema imunológico debilitado (caso, por exemplo, de pacientes com HIV e transplantados).

O tratamento é feito com remédios antifúngicos em forma de gel ou creme aplicados de forma tópica. Após o início do tratamento, os sintomas devem desaparecer em duas semanas. No caso do sapinho causado por medicamentos, é preciso conversas com seu médico para verificar a possibilidade de mudar a dosagem ou substituir a medicação.

Apesar de ser uma doença que não causa grandes complicações, é preciso ficar atento quando a candidíase oral acontece em bebês. Isso porque a infecção pode gerar dificuldades na ingestão de alimentos, levando a perda de peso e prejudicando a saúde. Portanto, caso note os sintomas, é preciso procurar um médico para evitar outros danos.

>>Fique por dentro dos principais benefícios da ortodontia preventiva! Clieque aqui

5. Câncer bucal

Mais grave que os anteriores, o câncer bucal também é um problema que pode afetar essa parte da boca. É mais frequente em homens com mais de 40 anos e tem como principais fatores de risco o consumo excessivo de álcool e fumo, combinados.

Esse tipo de câncer pode ser fatal, caso não seja diagnosticado de maneira precoce, e nem sempre é possível identificar os primeiros sinais. Entre os sintomas, estão:

  • feridas e lesões em todo o interior da boca que não apresentam melhora;
  • dificuldade de mastigar e engolir;
  • caroços ou inchaços na bochecha;
  • falta de sensibilidade ou sensação de dormência;
  • manchas brancas ou vermelhas;
  • dor sem motivo aparente;
  • mudança na voz.

Apesar de, muitas vezes, os sinais passarem batidos, o dentista está apto a detectar os primeiros sintomas do câncer, por isso, caso note alguma alteração, é preciso que você relate ao profissional.

Após o diagnóstico da doença, uma equipe, incluindo o cirurgião dentista, desenvolverá um plano de tratamento que consiste em cirurgia, seguida de radioterapia ou quimioterapia. Durante o tratamento, é necessário manter a saúde bucal, evitar o fumo, o álcool e o consumo de alimentos ásperos e secos.

Nossa língua, assim como todo o corpo, também está passível de sofrer com doenças. No entanto, para prevenir a maioria delas, basta manter uma boa higiene bucal e evitar maus hábitos como o fumo. Não esqueça que a língua também deve ser escovada para complementar a limpeza dos dentes e faça isso de maneira suave, com movimentos para trás e para frente.

Visitar um dentista com regularidade também é fundamental para garantir a saúde da sua boca e, assim, evitar problemas que podem gerar transtornos. Ao notar qualquer alteração na aparência e textura da língua, não hesite em procurar um profissional qualificado.

Você já conhecia alguma dessas doenças? Como são os seus hábitos de higiene bucal? Fale um pouco a respeito nos comentários!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

42 Comentários

  1. Eu sinto dor na língua quando o alimento é apimentado antes eu comia bastante pimenta. Hoje não consigo pois a dor me faz choraer é muito forte ..eu gostaria de saber se isso é problema de saúde. .obrigado

    1. Olá, Belchiorina. Seu caso é bem específico. O mais indicado seria agendar uma avaliação para o profissional analisar a situação e te indicar o melhor tratamento.

      1. Oi Dr eu tô com umas bolhas bem atrás da lingua e dos lados eu acordo com a boca muito seca e um gosto ruim na boca às vezes fica branca a lingua Oq pode ser e oque tomar me ajuda por favor obg

    2. Eu sinto dor na língua eu tenho uns carocinhos na língua bem na caida da garganta inflamada aponta da língua ja está emflamada estou muito preocupado com este problema.

  2. Na minha lingua esta saindo vpm frequência uma feridinha que cresce e menos de 8 dias desaparece passa ma semana boa e depois volta sempre no mesmo lugar o que pose ser me ajuda

    1. Olá, Jacqueline! Tudo bem? Isso pode ter inúmeras causas. Eu sugiro que você procure uma clínica odontológica para realizar uma avaliação. Só então o profissional poderá te dizer o que é, o que está causando isso e qual o melhor tratamento. Em qual cidade você mora?

  3. Estou com a língua ferida e rachando no meio, o que pode ser?

    1. Olá, Laryssa! Tudo bem? Como eu disse para a Jacqueline, isso pode ter inúmeras causas. Procure uma clínica odontológica e faça uma avaliação para o profissional te indicar o melhor tratamento.

      1. Estou com a língua ardendo o que pode ser

  4. Minha língua está esverdeada e umas bolhas estou com medo que seja algo grave

    1. Olá, Carlos. Tudo bem? O ideal é fazer uma avaliação com um profissional. Não deixe para depois.

  5. Tenho balinhas na lingua..perto da garganta …isso me da muito mal alito…oq pode ser??
    Espero resposta
    Ps Aline
    Obrigada.

    1. Olá, Aline! Tudo bem? Isso pode ter várias causas. O mais indicado é você uma clínica odontológica e fazer uma avaliação. Em qual cidade você mora?

    2. Eu também, já tem uns 10 dias que estou com o mesmo problema! Fui no médico de cabeça e pescoço pediu para eu esperar mais caso não desapareça irá investigar!!! Pediu apenas uma ultrassonografia do pescoço!!!! Recém fiz da mandíbula que não deu em nada!!! O que deu no seu caso ?

  6. Estou com a ligua com lesões tipo enflamada nas laterais e em cima dificultando ao engolir alimentos o que pode ser ??

    1. Olá, Luciano! Tudo bem? Isso pode ter inúmeras causas. Procure uma clínica odontológica para realizar uma avaliação e saber de fato o que está causando esse problema. Em qual cidade você mora?

  7. Mordi alingua ai ficoi um pouco feridamas ai desd entao nao curou mas isso ja faz qase 10 dias oq faço

    1. Olá, Hosmann. Tudo bem? Você tem diabetes ou algo parecido? Você precisa procurar fazer uma avaliação em uma clínica odontológica o quanto antes.

  8. Eu sinto o nervo que fica entre a lingua e a garganta inchar , atrapalha mastigação e fala , não sei o que é…

    1. Olá, Tania. Tudo bem? Procure um profissional qualificado e faça uma avaliação. Em qual cidade você mora?

  9. Estou muito preocupada pq tô sentindo algo estranho q ninguém descobre. Durante o dia não sinto nada, qdo vai anoitecendo minha língua fica grossa e dolorida. Aparece algumas aftas, no dia seguinte, não sinto nada. Já fazem mais de um mês q estou sentindo esse incômodo. Me ajude por favor. Obrigada.

    1. Olá, Alenilza. Tudo bem? Você já procurou algum profissional? Já fez avaliação?

  10. minha lingua começou perto da garganta… parecia que tinha um espinho agora está mudando de lugar ora está em baixo ora em cima, não doi constantimente mas parece que esse espinho muda de lugar. Espero resposta Obrigada

    1. Olá, Marlene! Tudo bem? Isso ser causado por vários motivos. Eu sugiro que você procure uma clínica odontológica para realizar uma avaliação. Só então o profissional poderá te dizer o que é, o que está causando isso e qual o melhor tratamento.

  11. Sou Solange gostaria de saber minha lingua esta branquiçada e o ceu da boca escovo volta vermelha tenho mal halito posso sentir o cheiro tenho refluxo e gastrite moderada tive urease mas tratei. Abstou estou com a gastrite ainda moderada. É horrivel este mal halito. É normal

    1. Solange, tudo bem? O ideal é procurar um profissional para avaliar de perto o seu caso e propor o melhor tratamento! Pelo link (https://odontocompany.com/clinicas), você pode encontrar a OdontoCompany mais próxima de você.

  12. Minha língua está sempre com a sensação que está queimada. O que poderá ser?

    1. Isso pode estar sendo causado por vários motivos, Sonia. Só poderemos ter certeza após uma avaliação.

  13. Bom dia meu nome e Vanda estou com parte da.lingua inchada talvez seja ronco pois acordei com sensacso estranha

    1. Oi, vanda. Tudo bem? Pelo link (https://odontocompany.com/clinicas), você pode encontrar a OdontoCompany mais próxima de você e fazer uma avaliação. Assim poderemos propor a melhor solução para seu caso.

  14. Oi sinto minha boca áspera lingua dolorida e ardencia ao engolir…estou gestante o q ppde ser?

    1. Isso pode estar sendo causado por vários motivos, Sonia. Só poderemos ter certeza após uma avaliação. Pelo link (https://odontocompany.com/clinicas), você pode encontrar a OdontoCompany mais próxima de você.

  15. A minha língua apareceu na lateral umas lesão e também uma ardência o que pode ser

  16. Boa noite na minha língua apareceu umas bolhas e na ponta da língua as vezes sinto ardência eu fumo

  17. Oi estou com dor na lingua do lado direito parecer ter uma bolinha doi quando eu aperto

  18. Ola, a alguns dias eu fui bocejar e senti uma fisgada em baixo da linga ao lado do freio, e ficou doente. No outro dia percebi que tinha algo saliente e avermelhado, nao se parece com uma afta, é fino e comprido, e a dor é diferente de afta tambem, eu bati algumas fotos onde é bem visivel, esta me encomodando muito e como estamos em meio a pandemia, nao posso buscar um medico, sera que alguem pode me dar alguma ajuda? Se possível gostaria de mandar as fotos. Grato desde já.

  19. Meu neto tem 6 anos e esses dias eu mandei ele abri bem a boca e por a língua pra fora e eu vi no final da língua parece que tem uma outra linguinha no final da lingua o que pode ser e ele se engasga muito e da muita anciã de vomito o que pode ser

  20. Eu estou com minha lingua grossa, boscejo direto fico com ancia de vômitos,
    A noite é pior não consigo dormir, parece que está que estou sufocada, e está esbranquiçada por cima, estou ficando muito nervosa, o que será, por favor me fale, obrigado!

  21. Bom dia! Todos os dias acordo com a marca dos meus dentes na minha língua, o que pode ser isso?

  22. Marcas dos meus dentes na língua e meio grossa encosta nos dentes superiores
    Muita saliva mas não tem dor só incomoda

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.