Agende sua avaliação

É possível diminuir o tamanho de dentes grandes? Nós te explicamos!

Tempo de leitura 6 min

Existem algumas disfunções dentais que prejudicam tanto a estética quanto a saúde bucal do paciente. É o caso de pessoas que têm dentes grandes, o que deixa o sorriso bastante desproporcional e leva o indivíduo a se sentir desconfortável com sua própria aparência. Lembrando que, em uma sociedade na qual a imagem pessoal é muito importante, ter um sorriso bonito e harmônico é essencial para uma boa autoestima e qualidade de vida.

Mas a macrodontia — disfunção que causa o crescimento exagerado dos dentes — também pode causar inúmeros problemas, como a perda dentária. Neste post, explicaremos o que é a macrodontia, o que causa esse quadro, opções de tratamento e citaremos outras informações importantes sobre o problema.

O que é macrodontia?

A macrodontia é um distúrbio que causa um crescimento anormal em um ou mais dentes. O problema acontece por fatores genéticos e é mais comum na dentição permanente.

Esse não é um quadro muito comum e não há uma razão específica para que ele ocorra. Tudo que sabemos é que o problema existe por causa de fatores hereditários, mas é uma situação atípica.

Quais as variáveis desse problema?

A macrodontia pode causar o crescimento anormal de um ou mais dentes na boca. Pode ocorrer também de todos os dentes do paciente serem afetados com o problema. Mas, na maioria dos casos, a disfunção só atinge um ou dois dentes, sendo mais comum nos dentes laterais e centrais.

De que maneira a macrodontia é diagnosticada?

O diagnóstico do problema de dentes grandes é feito na infância, pois eles já nascem dessa forma. Em alguns casos, pode haver erro de diagnóstico, pois o profissional confunde a macrodontia com o dente fusionado. Nesse último caso, dois dentes nascem juntos e fica parecendo que o dente é maior do que o normal.

Quais prejuízos o quadro de dentes grandes traz para a saúde bucal?

O principal prejuízo causado pela macrodontia é a falta de harmonia do sorriso, mas esse não é o único problema. Como há dentes na boca em um tamanho desproporcional, não haverá espaço o suficiente na arcada para que todos se encaixem com perfeição. Então, o paciente vai sofrer com o problema de dentes encavalados.

Além disso, dentes grandes dificultam a higienização e, por isso, ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento de cáries.

Como é possível identificar se há necessidade ou não de reduzir o tamanho dos dentes?

A macrodontia se desenvolve de formas diferentes, ou seja, apesar de o problema ocasionar o crescimento anormal dos dentes, esse crescimento é variável. Então, quando os dentes afetados são muito grandes ou quando a disfunção está presente em muitos deles, o tratamento para a redução é a melhor opção.

Isso porque, além de prejudicar a estética do sorriso, dependendo do tamanho dos dentes, o paciente terá problemas de oclusão, ou seja, os dentes não se encaixarão com perfeição na arcada. Esse fator atrapalha o processo de mastigação e, ainda, dificulta a higienização bucal.

Quais são os procedimentos para diminuir dentes grandes?

O método para resolver o problema dos dentes grandes dependerá da gravidade do problema. Como a macrodontia é um caso atípico, é comum que alguns profissionais não tenham certeza sobre as melhores formas de tratamento. Por isso, caso você tenha alguém na família com a disfunção, procure um profissional de confiança para que ele possa sugerir a melhor solução ao caso.

A seguir, vamos citar alguns procedimentos que ajudam a diminuir o tamanho dos dentes e a melhorar a estética do sorriso de quem sofre de macrodontia.

Tratamento ortodôntico

O uso do aparelho dentário é muito comum para corrigir o problema de dentes grandes. Em alguns casos, é preciso que o dentista extraia alguns para que haja espaço na arcada, a fim de todos os dentes se encaixarem e ficarem alinhados.

A vantagem do aparelho é que há diversos modelos disponíveis no mercado. Além de serem indicados para diversos perfis, ainda apresentam valores que se encaixam no orçamento de cada paciente.

O período de tratamento depende do caso e das condições de movimentação dos dentes. Apenas o dentista pode dizer quanto será o tempo necessário para que ele seja finalizado, após uma avaliação criteriosa da boca do paciente e de exames radiográficos.

Restauração com resina composta

Dependendo do tamanho do dente, é feito um desgaste para que ele fique em tamanho proporcional aos outros e, depois, segue-se a uma restauração com resina composta. Mas essa opção só é viável quando o desgaste não é muito grande.

A desvantagem da resina composta é que ela sofre alteração de cor com o passar do tempo, principalmente quando o paciente consome alimentos muito pigmentados ou tem o hábito de fumar. Então, quando o tratamento é feito com resina, o paciente precisa ter cuidados redobrados com a alimentação e manter bons hábitos de higiene.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana também são uma boa opção para quem tem dentes grandes. Elas são indicadas para casos em que o desgaste é muito extenso e não é possível fazer a reconstrução do dente apenas com a resina.

Em alguns casos, depois do desgaste, é necessário fazer um tratamento de canal para aquele dente receber a capinha de porcelana. As facetas devolvem tanto a estética quanto as funções mastigatórias dos dentes.

Elas são capinhas que revestem a parte externa do dente e são confeccionadas em laboratório, de acordo com a arcada dentária do paciente. As facetas de porcelana têm uma durabilidade muito grande e, ao contrário da resina, não sofrem desgaste nem alteram a cor ao longo dos anos.

>>Facetas de resina ou porcelana? Saiba qual utilizar

A grande vantagem das facetas é que não há como distinguir uma prótese dos dentes naturais. Por isso, os resultados do tratamento são bastante satisfatórios. Além disso, o procedimento é indolor e feito em poucas sessões.

Essas são as opções de tratamento para quem tem dentes grandes e se sente incomodado com a aparência de seu sorriso. Vale ressaltar que apenas o dentista pode indicar a melhor opção de tratamento para cada caso. Por isso, é importante escolher um profissional capacitado e de confiança para fazer modificações no sorriso.

Gostou do post e está à procura de uma clínica séria para cuidar de seu sorriso? A Odonto Company tem profissionais altamente qualificados. Entre em contato conosco e conheça nossa equipe!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

27 Comentários

  1. Meus dentes são sumamente largos e gigantescos. Uso aparelho odontológico há quase quatro anos, e ainda não estou completamente satisfeito com o resultado. Não são nivelados ( cada um maior do que o outro ) e isso me causa desconforto total. Gostaria muito de alinhá-los e reduzir o tamanho dos mesmos para um sorriso perfeito!

    1. Olá, Breno. Tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo comentário. O primeiro passo, você já deu: utilizar a aparelho para alinhar os dentes. O que acha de fazer uma avaliação na OdontoCompany?

  2. Tenho um dente da frente que foi feito canal e com tempo ficou escuro.fiz vários clareamentos internos mais logo escurecida novamente.entao decidir fazer algo pra mudar.queria as facetas de porcelana.mais meu dentista recomendou fazer coroa e aceitei.só que agora quero diminuir meus 2 dentes da frente que sao desproporcional ao tamanhos dos outros,que inclui essa coroa que fiz.que procedimento será melhor para diminuir e não perder o valor da coroa que fiz e do outro dente? Gostaria de mais informações?obg

    1. Olá, Jessica. Tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo comentário. O ideal seria você procurar por um profissional para avaliar o seu caso de perto e te indicar a melhor maneira de ter o resultado que você espera.

  3. Bom dia. No meu caso tenho os dentes inferiores maiores e arqueados ao centro, isso faz com q ao falar eles aparecem mais do q os superiores. O q pode ser feito para harmonizar? Pensei em lixar . Obrigada

    1. Olá, Milene. Como vai? Podemos tentar vários métodos. O ideal é que você realize uma avaliação, primeiramente, para analisarmos o seu caso antes de propor uma solução.

  4. parabéns pelo conteúdo do seu site, sou Ana Aparecida gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

    1. Obrigado pelo ótimo feedback! É muito bom saber que os conteúdos do Blog OdontoCompany fazem a diferença! 😀

  5. Olá, tenho um dente que está ficando muito parecido com a de um vampiro, e isso me causa desconforto, pois fico com vergonha de abrir a boca ou sorrir; Tenho mesmo uma solução ?

  6. Ola tenho dentes muito grandes e largos não uso aparelho e qria saber se existe algum procedimento que diminua e faça eles parecem no mínimo normal? Obg.

  7. Ola,tenho dois dentes grandes na frente nunca gostei deles,eles atrapalha eu cvs ,alem de ser grandes São largos oq posso fazer pra fica satisfeita com meu sorriso

  8. Fiz restaurações em resina nos incisivos centrais e eles ficaram muito altos , feio de se ver .Posso fazer um desgaste para diminuir o tamanho .Falei para o profissional na época mas não deu bola . o que o sr. acha ?

  9. Meus dentes diminuíram estão muito pequenininhos meus dentes diminuíram ficaram pequenos tá quase encostando na gengiva eu não tenho bruxismo porque eu durmo com a boca aberta como é que eu vou rangir dente então eu descarto isso tem jeito porque vai terminar ficando com a boca feia

    1. Olá Cleide, como vai? Já procurou um dentista para saber o que ocorre?

  10. Bom dia! Gostaria de saber se há um especialista e queria agendar com ele. É possível?

    1. Olá Felipe, como vai? De qual cidade você é? Entre no link e agende sua avaliação na OdontoCompany mais próxima de você: https://odontocompany.com/

  11. Boa noite,gostaria de saber como fasso para diminuir 2 dentes da frente grande Queria que ele ficasse proporcional ao outros

    1. Olá Ana, como vai? É preciso realizar uma restauração com resina composta. Dependendo do tamanho do dente, é feito um desgaste para que ele fique em tamanho proporcional aos outros e, depois, segue-se a uma restauração com resina composta. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação e agende sua avaliação pelo link https://odontocompany.com/

  12. Olá,Os meus dentes da parte de baixo são tortos,e por esse motivo ocorreu um desgaste nos dois dentes de cima,infelizmente ou felizmente eles foram restaurados,mas é muito desconfortável,e queria saber se existe uma forma de não usar resina,Ou se no meu caso é a unica opção?

    1. Olá Jack, como vai? Nesse caso, você pretende usar nos de baixo ou de cima?

  13. Eu tenho dentes grandes no meio ou que eu faço
    Pra diminuir

    1. Olá Cleyton, como vai? Como citamos no texto, o método para resolver o problema dos dentes grandes dependerá da gravidade do problema. É possível tratar com o uso do aparelho dentário ou dependendo do caso, pode ser feito um desgaste para que os dentes fiquem em tamanho proporcional aos outros e, depois, segue-se a uma restauração com resina composta ou com porcelana. Procure o dentista especializado para cuidar do seu sorriso. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  14. Eu queria saber quantos custa uma serragem nos dentes, pq meu filho tem os dentes grandes e um deles estão quebrados

    1. Olá Jhonatan, como vai? Nesse caso, é feito um desgaste para que os dentes fiquem em tamanho proporcional aos outros e, depois, segue-se a uma restauração com resina composta ou com porcelana. Os valores podem variar de acordo com o tratamento necessário para chegar ao resultado esperado, a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

  15. Tenho dente grande quer ficar passando a lingua toda hora nao aquento mais vou lixar com um esmerim posso?

    1. Olá Laercio, como vai? Não pode. A nossa dentição é única! Diferente das unhas e cabelos, os dentes não crescem constantemente, por isso não podemos lixá-los. Esses desgastes podem fazer com que os dentes percam a proteção externa: o esmalte dentário, que realiza a função de escudo do nosso sorriso. Com isso, os dentes se tornam extremamente sensíveis, perdendo as características ópticas naturais nas bordas e o mais grave: podem gerar trincas e fraturas internas irreversíveis, a ponto de ser necessário a extração e perda do dente. Procure um dentista ou uma clínica e realize o tratamento indicado para o seu caso. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.