Ortodontia

É possível diminuir o tamanho de dentes grandes? Nós te explicamos!

junho 27, 2019
Tempo de leitura 6 min

Existem algumas disfunções dentais que prejudicam tanto a estética quanto a saúde bucal do paciente. É o caso de pessoas que têm dentes grandes, o que deixa o sorriso bastante desproporcional e leva o indivíduo a se sentir desconfortável com sua própria aparência. Lembrando que, em uma sociedade na qual a imagem pessoal é muito importante, ter um sorriso bonito e harmônico é essencial para uma boa autoestima e qualidade de vida.

Mas a macrodontia — disfunção que causa o crescimento exagerado dos dentes — também pode causar inúmeros problemas, como a perda dentária. Neste post, explicaremos o que é a macrodontia, o que causa esse quadro, opções de tratamento e citaremos outras informações importantes sobre o problema.

O que é macrodontia?

A macrodontia é um distúrbio que causa um crescimento anormal em um ou mais dentes. O problema acontece por fatores genéticos e é mais comum na dentição permanente.

Esse não é um quadro muito comum e não há uma razão específica para que ele ocorra. Tudo que sabemos é que o problema existe por causa de fatores hereditários, mas é uma situação atípica.

Quais as variáveis desse problema?

A macrodontia pode causar o crescimento anormal de um ou mais dentes na boca. Pode ocorrer também de todos os dentes do paciente serem afetados com o problema. Mas, na maioria dos casos, a disfunção só atinge um ou dois dentes, sendo mais comum nos dentes laterais e centrais.

De que maneira a macrodontia é diagnosticada?

O diagnóstico do problema de dentes grandes é feito na infância, pois eles já nascem dessa forma. Em alguns casos, pode haver erro de diagnóstico, pois o profissional confunde a macrodontia com o dente fusionado. Nesse último caso, dois dentes nascem juntos e fica parecendo que o dente é maior do que o normal.

Quais prejuízos o quadro de dentes grandes traz para a saúde bucal?

O principal prejuízo causado pela macrodontia é a falta de harmonia do sorriso, mas esse não é o único problema. Como há dentes na boca em um tamanho desproporcional, não haverá espaço o suficiente na arcada para que todos se encaixem com perfeição. Então, o paciente vai sofrer com o problema de dentes encavalados.

Além disso, dentes grandes dificultam a higienização e, por isso, ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento de cáries. 

Como é possível identificar se há necessidade ou não de reduzir o tamanho dos dentes?

A macrodontia se desenvolve de formas diferentes, ou seja, apesar de o problema ocasionar o crescimento anormal dos dentes, esse crescimento é variável. Então, quando os dentes afetados são muito grandes ou quando a disfunção está presente em muitos deles, o tratamento para a redução é a melhor opção.

Isso porque, além de prejudicar a estética do sorriso, dependendo do tamanho dos dentes, o paciente terá problemas de oclusão, ou seja, os dentes não se encaixarão com perfeição na arcada. Esse fator atrapalha o processo de mastigação e, ainda, dificulta a higienização bucal.

Quais são os procedimentos para diminuir dentes grandes?

O método para resolver o problema dos dentes grandes dependerá da gravidade do problema. Como a macrodontia é um caso atípico, é comum que alguns profissionais não tenham certeza sobre as melhores formas de tratamento. Por isso, caso você tenha alguém na família com a disfunção, procure um profissional de confiança para que ele possa sugerir a melhor solução ao caso.

A seguir, vamos citar alguns procedimentos que ajudam a diminuir o tamanho dos dentes e a melhorar a estética do sorriso de quem sofre de macrodontia. 

Tratamento ortodôntico

O uso do aparelho dentário é muito comum para corrigir o problema de dentes grandes. Em alguns casos, é preciso que o dentista extraia alguns para que haja espaço na arcada, a fim de todos os dentes se encaixarem e ficarem alinhados.

A vantagem do aparelho é que há diversos modelos disponíveis no mercado. Além de serem indicados para diversos perfis, ainda apresentam valores que se encaixam no orçamento de cada paciente.

O período de tratamento depende do caso e das condições de movimentação dos dentes. Apenas o dentista pode dizer quanto será o tempo necessário para que ele seja finalizado, após uma avaliação criteriosa da boca do paciente e de exames radiográficos.

Restauração com resina composta

Dependendo do tamanho do dente, é feito um desgaste para que ele fique em tamanho proporcional aos outros e, depois, segue-se a uma restauração com resina composta. Mas essa opção só é viável quando o desgaste não é muito grande.

A desvantagem da resina composta é que ela sofre alteração de cor com o passar do tempo, principalmente quando o paciente consome alimentos muito pigmentados ou tem o hábito de fumar. Então, quando o tratamento é feito com resina, o paciente precisa ter cuidados redobrados com a alimentação e manter bons hábitos de higiene.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana também são uma boa opção para quem tem dentes grandes. Elas são indicadas para casos em que o desgaste é muito extenso e não é possível fazer a reconstrução do dente apenas com a resina. 

Em alguns casos, depois do desgaste, é necessário fazer um tratamento de canal para aquele dente receber a capinha de porcelana. As facetas devolvem tanto a estética quanto as funções mastigatórias dos dentes.

Elas são capinhas que revestem a parte externa do dente e são confeccionadas em laboratório, de acordo com a arcada dentária do paciente. As facetas de porcelana têm uma durabilidade muito grande e, ao contrário da resina, não sofrem desgaste nem alteram a cor ao longo dos anos.

A grande vantagem das facetas é que não há como distinguir uma prótese dos dentes naturais. Por isso, os resultados do tratamento são bastante satisfatórios. Além disso, o procedimento é indolor e feito em poucas sessões.

Essas são as opções de tratamento para quem tem dentes grandes e se sente incomodado com a aparência de seu sorriso. Vale ressaltar que apenas o dentista pode indicar a melhor opção de tratamento para cada caso. Por isso, é importante escolher um profissional capacitado e de confiança para fazer modificações no sorriso.

Gostou do post e está à procura de uma clínica séria para cuidar de seu sorriso? A Odonto Company tem profissionais altamente qualificados. Entre em contato conosco e conheça nossa equipe!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário