Posso trocar de aparelho ortodôntico no meio do tratamento? Entenda!

Tempo de leitura 5 min

O tratamento ortodôntico é o melhor aliado de um sorriso bonito e harmônico. Além de corrigir a posição dos dentes, ele corrige problemas na mordida e melhora as funções mastigatórias. O tempo de tratamento depende da complexidade do caso e das condições de movimentação e, por isso, varia de acordo com o paciente.

Quando o tratamento é longo, pode acontecer de o paciente ter o desejo de trocar de aparelho ortodôntico. Esse fato é mais comum quando o tratamento começa com o aparelho fixo metálico, pois a pessoa fica incomodada com o “sorriso metálico” e quer uma opção mais discreta para corrigir seu sorriso.

Mas será que é possível trocar o aparelho dentário ao longo do tratamento? Se for feita a troca, os resultados serão prejudicados? São essas e outras perguntas que responderemos ao longo deste post.

Entenda quando é necessário mudar o tipo de aparelho ortodôntico

A troca de aparelho ortodôntico é indicada pelo dentista nos casos em que o tratamento é iniciado com o uso do aparelho móvel. Nesses casos, é necessário que o paciente faça uso de um modelo removível para, depois, terminar o tratamento com o aparelho fixo. Nas situações em que é necessário expandir a arcada dentária, o paciente precisa usar um expansor palatino e, depois, iniciar o tratamento com o aparelho fixo.

Também ocorre o contrário — depois do uso do aparelho fixo, o paciente deve usar a contenção, que é um tipo de aparelho móvel. A contenção serve para manter os dentes alinhados após o fim do tratamento.

Conheça as opções de troca do aparelho ortodôntico

Quando o paciente começa a fazer o tratamento com o aparelho metálico e deseja mudar para um modelo mais estético, a troca também é possível. Se o profissional for bem qualificado e utilizar a mesma técnica do modelo anterior para dar continuidade ao tratamento, não há prejuízos para o paciente.

No entanto, isso só é possível com a devida habilidade do ortodontista. Isso porque nem sempre o profissional consegue colar os bráquetes do novo aparelho na mesma posição do anterior. Além disso, a espessura dos fios dos aparelhos influenciam na hora da troca. Então, a remoção deve ser muito bem-feita para que seja possível colar um novo aparelho.

Veja os principais cuidados com a troca de aparelho ortodôntico

Quando o paciente decide que quer mesmo fazer a troca de aparelho ortodôntico, ele deve ter alguns cuidados para não prejudicar seu tratamento. A seguir, vamos dar algumas dicas a respeito do assunto.

Não faça pausas no tratamento

O ideal é que você já coloque o novo aparelho imediatamente à retirada do outro. Isso porque o tratamento ortodôntico deve ser contínuo e, quando ele é interrompido, o paciente corre o risco de perder os movimentos já atingidos. Isso significa ter que começar o tratamento todo novamente, o que implica prejuízos financeiros e de tempo.

Caso faça pausas no tratamento, tome cuidado com o tempo

Em datas importantes como formatura e casamento, nem sempre o paciente deseja usar o aparelho, pois quer ficar bem nas fotos. Nesse caso, se ele deseja realmente fazer uma pausa para uma ocasião especial, o ideal é que ela seja bem pequena.

Powered by Rock Convert

Por exemplo: se o paciente fica no máximo duas semanas sem o aparelho, não há tanto risco de os dentes voltarem para a posição anterior ao tratamento. Mas se o paciente ficar sem o acessório por muito tempo, as chances de perder os resultados alcançados são maiores.

Siga as recomendações de seu dentista

Antes de tomar a decisão de trocar de aparelho ortodôntico, o ideal é conversar com o dentista para saber sua opinião sobre o assunto. Lembre-se de que ele é a pessoa mais indicada para dizer se essa troca é viável ou não e qual o melhor modelo para fazer essa mudança.

Caso você queira fazer uma pausa entre as trocas, talvez o profissional indique o uso de uma contenção, para que os resultados já alcançados sejam mantidos. Mas o mais importante é nunca abandonar o tratamento por conta própria, pois as consequências para seu sorriso e sua saúde bucal serão ruins.

Conheça quais etapas fazem parte do tratamento ortodôntico

Um tratamento ortodôntico tem diversas etapas. A primeira delas é o diagnóstico e o planejamento do procedimento. Nessa etapa, são realizados exames radiográficos para verificar o nível de desalinhamento dos dentes e, logo em seguida, o profissional faz todo o plano de tratamento.

Depois é hora de fazer a colagem do aparelho nos dentes do paciente. Esse processo pode ser feito de uma vez ou por etapas, dependendo do caso a ser tratado. Em seguida, é feito o alinhamento dos dentes e, quando eles estão nivelados, é hora de fazer a correção.

Na etapa de correção, o dentista utiliza fios mais grossos combinados com elásticos. Nesse processo, são fechados espaços entre os dentes e corrigidos problemas na mordida do paciente. Realizadas essas mudanças, o dentista começa a finalizar o tratamento e, então, utiliza acessórios específicos para atingir os resultados desejados.

A última etapa do tratamento é o uso da contenção. Ela é usada para manter os dentes na nova posição e os resultados. A contenção pode ser fixa ou removível, e o tempo de uso varia de acordo com o paciente, mas o profissional deve fazer o acompanhamento de cada caso.

Entenda por que é importante respeitar todas as fases do tratamento

Cada etapa do tratamento visa atingir um objetivo rumo à correção do sorriso e da mordida do paciente. Somando-se todas as fases do processo, os resultados são alcançados. Os dentes não se movimentam de um dia para o outro e, por isso, é importante que o paciente siga todas as recomendações do dentista e compareça a todas as consultas.

Mesmo em casos de troca de aparelho ortodôntico, o paciente precisa ter paciência para cumprir todas as etapas, principalmente porque, nesse caso, talvez o processo seja mais longo.

Gostou do post e quer receber novidades sobre tratamento ortodôntico e outros procedimentos odontológicos? Então, assine nossa newsletter e receba notícias de nosso blog em primeira mão!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.