Agende sua avaliação
ir ao dentista

Afinal, quantas vezes devemos ir ao dentista durante o ano?

Tempo de leitura 3 min

Muitas pessoas só vão ao dentista quando aparece um sinal de que algo não está indo bem na saúde bucal. Por exemplo, quando o dente está fraturado ou a gengiva está sangrando. Certamente, nessas situações é preciso imediatamente ir ao especialista.

Contudo, há outras situações que devem ser consideradas para determinar quantas vezes devemos ir ao dentista. 

Isso porque, geralmente, quando os sinais já estão bastante evidentes, é porque a doença ou inflamação já evoluiu e o tratamento fica mais complicado. Durante as visitas ao dentista é possível se prevenir e realizar exames para garantir o sorriso bonito no longo prazo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto descubra o que pode ser feito durante as visitas ao dentista e quantas vezes é necessário procurar esse profissional!

O que ocorre durante a visita ao dentista?

Uma consulta ao dentista não deve ser exclusivamente para solucionar algum problema já evidente. Isso porque outros procedimentos podem ser realizados a fim de garantir uma boa saúde bucal. Alguns desses procedimentos são:

  • limpeza profunda nos dentes: por meio de ferramentas específicas, o dentista remove a placa bacteriana que não pode ser retirada com a higiene bucal;
  • exame completo: o dentista realiza uma análise geral dos dentes, da língua e da gengiva, procurando sinais que podem causar doenças;
  • radiografias: durante a consulta, o dentista pode examinar radiografias que identificam problemas que não podem ser detectados a olho nu.

Afinal, quantas vezes devemos ir ao dentista?

De modo geral, a visita ao dentista deve ser realizada uma vez ao ano, no mínimo. Mas há situações específicas que demandam maior regularidade.

A seguir, veja as principais condições que demandam esse nível de precaução:

• Doenças periodontais

As pessoas portadoras de doenças periodontais precisam ir ao dentista de 4 em 4 meses ou prazos mais curtos, dependendo da recomendação do dentista.

Esses pacientes precisam realizar a remoção do biofilme bacteriano regularmente e acompanhar a situação da doença.

• Consumo de bebidas alcoólicas e fumantes

As pessoas que fazem uso do cigarro e consomem bebidas alcoólicas com alta frequência necessitam ir mais vezes ao dentista do que uma pessoa que não possui esses hábitos. Isso porque, fumar e beber pode ocasionar doenças como câncer bucal e perdas dentárias precoces.

• Crianças

Embora não gostem muito de ir ao dentista, as crianças estão entre os grupos de visita regular. Isso porque elas comem mais doces e não sabem escovar perfeitamente os dentes.

Esse comportamento favorece o desenvolvimento da cárie, a principal doença bucal infantil.

• Aparelho dental

Quem utiliza aparelho precisa regularmente buscar o dentista não apenas para realizar as manutenções do tamanho e posição do item. É preciso realizar a limpeza da boca e do aparelho, além de outros procedimentos, o que pode demandar mais de uma visita por semestre. 

Essas foram as informações sobre quantas vezes devemos ir ao dentista. É importante destacar que deixar de ir ao dentista com frequência pode fazer com que doenças se desenvolvam de maneira rápida na boca do paciente.

Por isso, o acompanhamento de um dentista de maneira regular é essencial e ajuda a evitar problemas futuros.

Quer ficar por dentro de informações importantes para sua saúde bucal? Curta a página da OdontoCompany no Facebook.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.