Agende sua avaliação
dentista para crianças

Como escolher o melhor dentista para crianças?

Tempo de leitura 6 min

Engana-se quem pensa que não é necessário cuidar da saúde bucal na infância. O motivo é que, nesse período, os pacientes têm dificuldade para realizar uma boa higiene da boca, o que contribui para a ocorrência de cárie e doença gengival, por exemplo. Pensando nisso, este conteúdo mostrará como encontrar o melhor dentista para crianças.

Além disso, vamos te explicar por que é importante contar com um profissional especializado no atendimento ao público infantil, o que é a odontopediatria e quais são as melhores dicas para encontrar um dentista capacitado em doenças bucais de crianças.

Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que buscar dentista especializado na saúde bucal da criança?

A família, sem dúvidas, tem o dever de ajudar as crianças a cuidar da saúde bucal. Uma vez que, na infância, muitos não sabem como realizar uma boa higiene da boca, o que favorece o acúmulo de restos de alimentos na dentição, levando à proliferação de bactérias na cavidade.

Da mesma forma, o consumo de doces e a falta de uma dieta balanceada na infância pode implicar na necessidade de uma reabilitação oral, ainda que o paciente não tenha desenvolvido a dentição permanente.

Nesse sentido, é essencial buscar ajuda especializada, agendando uma consulta para a criança ser avaliada por um odontopediatra, profissional que cuida da saúde bucal dos pequenos.

No consultório, o dentista avalia se a dentição está se desenvolvendo plenamente ou se existe algum mal-estar que comprometa funções (mastigação, comunicação, respiração etc) e estética bucais.

Portanto, pais devem investir nos cuidados preventivos de saúde oral, pois quanto antes o profissional conseguir diagnosticar um problema na infância, mais fácil será tratar uma possível doença oral nas crianças.

O que é a área de Odontopediatria?

A ciência odontológica se divide em várias áreas de atuação e pesquisa, a exemplo da ortodontia (dedicada ao desenvolvimento e ao crescimento dental), da cirurgia (com procedimentos de reparo e intervenção cirúrgica orofacial), da implantodontia (realizando tratamento com implante dentário) e da endodontia (cuidando da estrutura interna da dentição).

Entre as áreas de especialização na odontologia, está a odontopediatria, a qual tem como principal objetivo prevenir, diagnosticar e tratar problemas na cavidade oral de recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Igualmente, profissionais capacitados para atender o público infanto-juvenil devem fazer o possível para deixar os pacientes confortáveis com o momento da consulta odontológica, aprendendo a se comunicar com pessoas dessa faixa etária para melhor estabelecer um contrato de confiança com crianças e adolescentes no consultório.

Que dicas ajudam a escolher dentista para crianças?

Até aqui, você entendeu por que é importante cuidar da saúde bucal infantil e o que define a área de odontopediatria. Mas fica uma dúvida: como escolher um bom dentista para crianças?

Para responder a questão, listamos as principais dicas para encontrar um profissional capacitado para cuidar do desenvolvimento oral dos jovens. Confira!

1. Informe-se sobre a formação profissional

A lista não poderia começar de outra maneira, já que se informar sobre a experiência do profissional é o primeiro passo para chegar a odontopediatras competentes na sua região.

Assim, vale a pena analisar o currículo do profissional, verificando a formação do especialista, com graduação em odontologia e, se possível, com pelo menos um curso de especialização em odontopediatria.

2.Observe a experiência com o público infantil

Além de buscar informações sobre a formação técnica e científica do profissional, vale observar o foco de atendimento do cirurgião-dentista nas clínicas às quais está associado ou nas quais integrou a equipe odontológica.

Você pode analisar, por exemplo, se o especialista atende apenas o público infanto-juvenil, aprofundando o conhecimento na saúde bucal dessas pessoas, ou se tem experiência com pacientes de várias idades, sem uma dedicação específica à consulta de crianças e adolescentes.

3.Busque indicações de pacientes

A propaganda boca a boca continua sendo um dos principais motivadores para contratar um serviço, em meio à concorrência acirrada. E não seria diferente com a odontopediatria, que requer uma pesquisa da família para chegar a consultórios com uma equipe especializada no atendimento de crianças e adolescentes.

Dessa forma, vale a pena perguntar a familiares e amigos se eles têm alguma indicação de odontopediatras na sua cidade. Ou, ainda pode pesquisar na internet quais são os consultórios mais indicados pelos pacientes para o cuidado com a saúde bucal infantil.

4.Avalie o serviço de agendamento de consulta

Após buscar indicações sobre clínicas com odontopediatras, o próximo passo é observar o serviço de agendamento de avaliação odontológica.

Nesse momento, é importante avaliar se a equipe de recepção está comprometida em tirar todas as dúvidas dos responsáveis sobre a consulta e se, de maneira geral, tem um bom desempenho ao acolher os pacientes e seus familiares.

5.Observe a infraestrutura da clínica

Chegando à clínica, por fim, você deve observar a infraestrutura do lugar, desde a conservação do espaço, que deve ter um clima agradável e confortável para os pequenos pacientes.

Deve-se observar a disposição dos móveis, atentando-se, para a presença de equipamentos específicos, que ajudam a fazer um diagnóstico adequado das doenças bucais comuns na infância.

Você entendeu neste artigo quais são as dicas que ajudam a encontrar um bom dentista para crianças, avaliando se o profissional tem especialização na área de odontopediatria, o que facilita o atendimento ao público infantil, tranquilizando o paciente e diagnosticando as doenças que acometem os dentes de leite, por exemplo.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a OdontoCompany tem uma rede que conta com os melhores odontopediatras e uma equipe multidisciplinar para avaliar e cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. E o melhor, tudo com ótimo custo-benefício, para garantir a qualidade de vida da família.

Não espere mais para contar com a maior rede de clínicas odontológicas do mundo!

Entre em contato com a OdontoCompany e agende uma avaliação com os melhores odontopediatras da sua região!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.