Agende sua avaliação

Implante com prótese de zircônia: veja as principais vantagens

Tempo de leitura 9 min

implante de zircônia é um procedimento dentário considerado uma excelente escolha, devido aos diversos benefícios que proporciona aos pacientes. Além de ser um material esteticamente bonito, a zircônia ainda dura muito tempo na boca, dependendo dos hábitos e dos cuidados do paciente com a peça, é claro!

Apesar de não ser muito conhecida pela maioria dos pacientes, a zircônia já é utilizada na odontologia há muitos anos, inclusive para restaurações dentárias. Pensando nisso, este texto apresenta quais são as características do material, para quem é indicado, por que deve ser utilizado em tratamentos odontológicos e como p8é aproveitado na área da implantodontia.

Além disso, o post explica quais são as diferenças entre o implante com prótese de zircônia e os outros tipos, a exemplo do custo-benefício, da integração do implante ao corpo, da estética facial e da durabilidade do produto na cavidade.

Ficou curioso e quer saber mais sobre as vantagens de fazer um implante com prótese de zircônia? Então, acompanhe o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Powered by Rock Convert

O que é zircônia?

A zircônia, ou óxido de zircônio, é um material que substitui o metal em tratamentos odontológicos, pois este oferece um aspecto mais acinzentado e menos estético. Ela é um tipo de porcelana, que serve para ser aplicada na infraestrutura das próteses.

A zircônia proporciona um resultado mais natural, pois o material é translúcido e, por isso, assemelha-se à cor dos dentes. Assim, não há a presença de sombras, como acontece em próteses que utilizam o metal, o que deixa o sorriso do paciente mais harmônico e esteticamente bonito.

Quando é indicado fazer um implante de zircônia?

O implante dentário com zircônia é indicado para vários casos clínicos, sendo combinado, também, com outras técnicas, a exemplo das facetas de porcelana e das lentes de contato dental. De forma geral, essa técnica é recomendada para estes tratamentos odontológicos:

  • bruxismo (o hábito de ranger involuntariamente os dentes);
  • gengivite (infecção na gengiva);
  • acidentes na dentição;
  • maus cuidados com a estrutura dentária.

O material, hoje em dia, é uma estrela nos consultórios, devido à versatilidade e à possibilidade de trazer uma aparência melhor para a boca, principalmente após o escurecimento do dente com tratamentos de canal ou traumas dentários, com grande perda da função e da estética dental.

Quais são os principais benefícios da zircônia?

Fazer um implante com prótese de zircônia oferece diversos benefícios ao paciente, visto que o material é bastante seguro e confortável na boca. A seguir, vamos citar as principais vantagens do uso desse material na implantodontia.

  • material biocompatível: a zircônia é biocompatível com o organismo humano e, portanto, o paciente não corre o risco de sofrer com alergias ou rejeição;
  • alta durabilidade: é um material muito resistente, por isso, pode durar muitos anos;
  • esteticamente bonito: tem o objetivo de substituir o metal, o que proporciona um resultado mais agradável;
  • confortável: o metal costuma deixar gosto na boca, o que não acontece com a zircônia. Além disso, o material não conduz calor, o que reduz a hipersensibilidade nos dentes;
  • hipoalergênica: não provoca alergias, que são problemas comuns em próteses de metal;
  • melhora a saúde bucal: as próteses de zircônia não permitem que haja infiltrações por causa de cáries dentárias;
  • alternativa eficiente em casos específicos: quando o paciente não tem osso suficiente para fazer um implante dentário, a zircônia se torna a melhor opção;
  • estabilidade de cor: não mancha e não altera o tom com o passar dos anos, como acontece com materiais como a resina.

Dessa forma, converse com o seu cirurgião-dentista de confiança e veja se é viável fazer um implante com prótese de zircônia, sabendo, desde já, das qualidades do produto para esse tipo de técnica odontológica.

Existem contraindicações para o implante de zircônia?

O implante de zircônia quase não tem contraindicações, sendo indicado, inclusive, para casos de alergia a metal, já que a peça é confeccionada com material branco, que tem a mesma função da parte metálica na prótese. No entanto, a técnica não é recomendada para pacientes com estas características:

  • pessoas com doenças crônicas;
  • pacientes com quadro diagnosticado de diabetes;
  • crianças ou pessoas que não têm a arcada dentária completamente desenvolvida;
  • pacientes que fazem uso de medicamentos bifosfonatos, que evitam a diminuição da densidade mineral dos ossos do corpo, para tratamento de osteoporose, por exemplo.

Por outro lado, algumas características devem ser avaliadas pelo dentista antes da recomendação para uso da prótese dentária com zircônia. É o caso da excessiva exposição da gengiva ao abrir a boca, da força dos músculos mastigatórios, da quantidade de osso disponível para o implante e da habilidade do paciente com a higienização bucal.

Como a zircônia é utilizada na implantodontia?

A zircônia é utilizada tanto para a confecção de próteses quanto como implante, ou seja, ela pode substituir o pino de titânio. No primeiro caso, o dentista faz a cirurgia, fixa o pino de titânio na mandíbula do paciente e finaliza com a prótese de zircônia.

Já no segundo caso, em vez de usar o implante de titânio, é utilizado o material feito de zircônia. Ele tem o mesmo formato e proporções do parafuso de titânio, apenas a matéria-prima é diferente.

Powered by Rock Convert

Contudo, diferentemente dos implantes de titânio, nos quais o tratamento usa duas peças diferentes, em procedimentos em que todo o implante é feito com zircônia, é confeccionada uma única peça, ou seja, o pino e o dente artificial são o mesmo componente.

A vantagem desse material é o ganho estético, pois quando o paciente sofre com retração de gengiva e as raízes dos dentes ficam expostas, a beleza do sorriso não é tão prejudicada. Isso porque o implante de zircônia é semelhante à cor dos dentes, então, as pessoas não percebem que se trata de um implante.

Já no caso de retração gengival, quando o paciente tem um implante de titânio, os pinos ficarão expostos, o que deixa a estética do sorriso bastante comprometida.

Quais são as principais diferenças entre o implante com prótese de zircônia e outros tipos?

Como todo tipo de tratamento dentário, um implante com prótese de zircônia oferece vantagens e desvantagens. A recomendação do material a ser utilizado depende do caso específico do paciente, e apenas o dentista pode dizer qual é a melhor opção, depois de fazer uma análise completa do quadro clínico do indivíduo.

Isso porque há diferenças entre a zircônia e outros materiais, que serão citadas a seguir. Confira!

Preço

Como o implante de titânio é bem mais utilizado do que o de zircônia, seu custo de produção tende a ser menor no consultório. Esse fator influencia diretamente no preço do tratamento, que é mais acessível, em comparação com o implante de zircônia, realizado, geralmente, com tecnologia de ponta e profissionais especializados.

Integração do implante no corpo

Tanto o titânio quanto a zircônia são biocompatíveis e, por isso, integram-se facilmente ao osso no qual foram implantados. A diferença é que há muitas pesquisas sobre o uso do titânio, ao passo que os estudos sobre os implantes com esse novo material ainda são limitados. A experiência clínica já mostra, porém, a segurança e o conforto associados à técnica com zircônia.

Estética

Embora os implantes de titânio proporcionem um resultado bastante estético, há pacientes que ficam preocupados com a aparência das linhas cinzas da gengiva. Nesse caso, a substituição do titânio por zircônia melhora significantemente essa situação, deixando o paciente mais seguro em relação à estética do tratamento.

Menor risco de inflamação nas gengivas

Os implantes dentários aumentam o risco de acúmulo de placa bacteriana e tártaro, o que causa infecção nas gengivas. Por isso, a higiene bucal de quem tem implantes deve ser mais cuidadosa.

No entanto, alguns especialistas dizem que, pelo fato de os implantes de zircônia serem feitos com uma única peça que contempla a raiz e os dentes artificiais, o risco de acúmulo de placa é menor, facilitando a escovação e o uso de fio dental após as refeições.

Durabilidade

No quesito durabilidade, tanto o titânio (metal de transição leve, elemento forte e resistente à corrosão) quanto a zircônia (gema que se assemelha ao diamante, devido à sua resistência e aparência reluzente) são bastante resistentes. No entanto, muitos especialistas destacam que a zircônia tem uma elasticidade menor, quando comparada à liga de titânio.

Técnica para fixação dos implantes

Como o implante de zircônia é feito com uma única peça, é preciso que o dentista tenha mais cuidado na hora de realizar a cirurgia para a fixação do dente artificial. Diferentemente dos pinos de titânio, os implantes de zircônia não podem ser totalmente enterrados nas gengivas.

Essas são as vantagens do implante com prótese de zircônia. Para que o tratamento proporcione resultados satisfatórios, no entanto, é preciso contar com um bom profissional e, além de tudo, seguir todas as recomendações do dentista durante o período pós-operatório.

Neste post, você aprendeu o que é, para que casos é indicado e por que usar o implante de zircônia, o qual trata problemas como o bruxismo e os traumas dentários com um componente resistente, geralmente produzido em laboratório com tecnologia computadorizada. Por isso, converse com o dentista e veja se é possível recorrer à técnica, que promete mais estética facial e resultados excepcionais para o seu sorriso.

Gostou do post e ficou curioso para saber mais sobre esse procedimento? Entre em contato conosco e fale com um especialista!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

12 Comentários

  1. Gostaria de saber msis sobre implantes
    Já tenho ,mas faz dez anos e agora preciso trocar
    Vcs cobram para fazer orçamento?

    1. Olá, Norma! Primeiramente, de qual cidade você fala?

      1. Olá, ja tenho implantes a 12 anos , gostaria de trocar, isso é possivel, pois fica uma sombra escura

  2. Preciso de tratamento vcs tem alguma franquia em recife?

    1. Olá, Edimario! A OdontoCompany está presente, sim, em Recife! No link a seguir você poderá encontrar a mais próxima de você: https://odontocompany.com/clinicas/pe/recife.

  3. Boa tarde preciso de implante ou prótese fixa ajustável sou de amparo interior de São Paulo

    1. Olá, Marivaldo! Tudo bem? Agende uma avaliação pelo link (https://odontocompany.com/clinicas) para analisarmos e vermos o que podemos fazer por você.

  4. Gostaria de saber onde encontro dentista q realiza implante de zirconia no Nordeste.

    1. Oi, Flávio. Tudo bem? Você pode encontrar um profissional na sua região acessando o link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas

  5. Uso proteses ha 40 anos. Tenho grande desgaste osseo, ja agravando os nervos quando mastigo. Quero fazer implante, mas nao sei qual procedimento tomar.

    1. Provavelmente será necessário um enxerto, Sônia. Mas não posso afirmar sem antes avaliá-la de perto para analisar a situação.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.