Implantes

Veja 4 cuidados com a prótese removível que você precisa ter!

novembro 7, 2019
Tempo de leitura 3 min

A prótese removível total, conhecida popularmente como dentadura, ainda é muito utilizada, principalmente por idosos, e pode trazer mais autoestima e confiança para quem sofreu com a perda dentária. Ela substitui os dentes ausentes e possibilita que o paciente possa falar, mastigar e sorrir com tranquilidade e sem constrangimentos.

No entanto, para garantir uma boa saúde bucal e possibilitar que a prótese mantenha sua funcionalidade e estética e dure o tempo total de sua vida útil, é preciso realizar uma manutenção correta. Quer saber quais são os cuidados com a dentadura que você deve ter? Então, continue lendo este post e confira.

1. Realize uma boa higienização da prótese

As próteses removíveis totais, assim como os dentes naturais, sofrem com o acumulo de bactérias, tártaro, placas e manchas, por isso, é extremamente importante realizar sua higienização para não correr riscos de infecções e gengivites. A limpeza também evita que a prótese adquira manchas permanentes.

Antes de fazer a escovação, enxágue-a com água abundante para remover qualquer resto de alimento. Em seguida, escove todas as superfícies da prótese de forma delicada com uma escova própria para essa finalidade.

Evite utilizar cremes dentais muito abrasivos, pois eles podem danificar o material, prefira um detergente ou sabão neutro ou compre pastas feitas especialmente para as próteses. A escovação deve ser realizada, pelo menos, duas vezes ao dia.

Além da higienização da dentadura, é preciso manter uma boa higiene bucal, escovando a língua, gengivas e céu da boca, assim, você fica livre de bactérias e mantém seu hálito mais agradável.

2. Não deixe sua prótese secar

Tirar a prótese para dormir é importante para que suas gengivas possam se recuperar durante a noite e não sofram com tensão desnecessária. No entanto, é preciso que você mantenha a prótese em uma solução de imersão ou em um copo com água limpa quando não estiver usando.

Isso porque ela pode perder seu formato caso não esteja sempre úmida. Mas lembre-se, nunca utilize água quente para que o material não sofra com deformações.

3. Tenha cuidado ao manusear a prótese

As próteses removíveis totais são peças frágeis e podem quebrar e se deformar facilmente, por isso, todo cuidado é pouco. Ao manuseá-las, tome cuidado para não derrubar e nunca dobre ou aperte o material.

Uma boa dica é realizar a limpeza sobre uma toalha dobrada ou uma pia com água, assim, você evita danos caso ela caia acidentalmente.

4. Nunca tente realizar ajustes por conta própria

Tentar ajustar ou reparar a prótese em casa pode causar danos irreversíveis na peça e ainda trazer riscos ao paciente, como irritações e úlceras.

Caso note que a prótese não está encaixando bem ou em casos de quebras e lascas, consulte imediatamente o cirurgião dentista para fazer os reparos necessários. Na maioria dos casos, o profissional poderá fazer os reparos no consultório, no entanto, situações mais complicadas podem requerer o envio da prótese para um laboratório.

Com o passar do tempo, é natural que sua boca mude e a prótese fique mais solta, dificultando a mastigação e causando irritações na gengiva. Por isso, é importante consultar um odontologista regularmente para verificar a funcionalidade do aparelho e garantir que sua saúde bucal está em dia.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados com a dentadura, descubra também alguns truques para vencer o medo do dentista.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário