Afinal, o que causa o tártaro? Veja aqui!
Você sabe o que causa o tártaro? Bom, essa é uma dúvida de diversos pacientes e as razões para o surgimento do problema são diversas.
O tártaro não é necessariamente uma doença bucal, mas contribui para algumas patologias graves, como a periodontite.
Além disso, ele pode ainda pode prejudicar a estética de seu sorriso e, ao contrário da placa bacteriana, não é removido com uma boa escovação e uso do fio dental.
Neste post, você vai entender o que é o tártaro, suas causas e como prevenir e tratar o problema. Acompanhe!
O que é tártaro?
Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é uma massa endurecida de cor amarelada que se forma na superfície dos dentes. O problema pode surgir na parte visível dos dentes ou na parte abaixo da gengiva. No último caso, o paciente não consegue identificar se tem tártaro ou não.
O que causa o tártaro?
A má higiene bucal é uma das principais causas do acúmulo do tártaro. Quando o paciente escova os dentes de forma errada, a boca fica cheia de resíduos alimentares, que formam a placa bacteriana.
Se ela não for devidamente removida, endurece, dando origem ao tártaro, que uma consequência da calcificação da placa bacteriana.
No entanto, problemas como a boca seca também contribuem para o surgimento do tártaro, porque a saliva é responsável por manter a boca livre de bactérias, responsáveis pelo cálculo dental. Então, quando a produção diminui, o “terreno fica fértil” para o aparecimento da disfunção.
Quais são as consequências do tártaro?
Quando o tártaro não é removido, as bactérias continuam se multiplicando, o que aumenta a produção de substâncias ácidas e tóxicas. Então, os problemas começam a aparecer. O mais comum é o sangramento nas gengivas, que é consequência da inflamação nos tecidos.
A dor de dente e o mau hálito ocorrem muitas vezes por causa do acúmulo de cálculo dental. Caso o tártaro não seja removido, ele ainda pode ocasionar a periodontite, doença grave que pode ocasionar a destruição dos ossos alveolares que sustentam os dentes.
Como tratar o problema?
Somente o dentista pode remover o cálculo dental. Para realizar essa tarefa, o profissional faz uma raspagem ou limpeza profunda, removendo a placa bacteriana e evitando o acúmulo de tártaro. O procedimento depende da quantidade de tártaro e do local onde está acumulado.
O tártaro supragengival, que fica na superfície dentária, é mais fácil de ser removido. Para isso, são utilizados instrumentos manuais como extratores de tártaro e ultrassom.
Para o tártaro que fica abaixo da gengiva, a remoção é mais delicada e exige raspagem. Nesse caso, o profissional faz uso de curetas.
Como evitar o aparecimento do tártaro nos dentes?
Agora que você já sabe o que causa o tártaro, está na hora de descobrir como evitar o surgimento desse incômodo. Para manter seu sorriso longe desse problema, basta caprichar na higiene bucal. Então, escove os dentes pelo menos três vezes por dia e utilize o fio dental diariamente.
Além disso, a limpeza deve ser complementada com um enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista, pois o produto ajuda a eliminar as bactérias existentes na boca.
Ter uma alimentação rica em açúcar também contribui para o aparecimento do tártaro. Então, aposte em alimentos naturais e saudáveis.
Por fim, visitar o dentista pelo menos uma vez ao ano é essencial para manter uma boa saúde bucal. Já que, o profissional realiza uma limpeza profunda, removendo a placa bacteriana e evitando o acúmulo de tártaro.
Como você viu, o que causa o tártaro são maus hábitos que podem ser facilmente mudados. Atitudes simples e básicas, como cuidar da alimentação e ficar atento à higiene bucal, já são suficientes para evitar o problema.
Então, cuide de seu sorriso, pois ele é um de seus bens mais preciosos e ter dentes bonitos é essencial para sua autoestima e qualidade de vida.
As informações deste post foram interessantes para você? Então, que tal agora descobrir como evitar tártaro na contenção ortodôntica?
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
15 Comentários